3 dicas para produzir mais em Home office

Sabemos que é cada vez mais comum e intenso o número de pessoas trabalhando em home office. Muitas empresas têm optado por manter seus funcionários em casa (às vezes em esquema de revezamento), e também cresce o número de trabalhadores freelances, empreendedores digitais, prestadores de serviço cujo o principal instrumento de trabalho é um computador com uma boa conexão na internet.

Já falamos sobre as vantagens de trabalhar em home office, neste artigo aqui.

Trabalhar em casa parece um sonho, quem não gostaria de poder flexibilizar os horários de trabalho, ficar com roupas confortáveis, comer a comidinha de casa e ainda não enfrentar o estresse do trânsito?

É fato que o trabalho em home office tem muitos atrativos, mas quem já trabalha há um tempo nesse esquema sabe que nem tudo são flores. Às vezes por não organizar bem os horários de trabalho, as pessoas acabam tendo que trabalhar até altas horas da noite e nos fins de semana, a procrastinação também é um mal que ronda o tempo todo o pessoal que trabalha em casa, além é claro, da grande mistura que vira a vida pessoal com a profissional, qualquer hora é hora de parar o trabalho e colocar uma roupa na máquina, conversar no WhatsApp ou assistir um vídeo no Youtube.

Pensando nesses probleminhas, hoje resolvemos deixar aqui 3 dicas que vão ajudar o trabalhador remoto a alavancar a produtividade. Se liga nelas:

  1. Crie um espaço

Se você mora com outras pessoas é essencial que você tenha um espaço afastado de tudo para ser seu ambiente de trabalho. Por mais que sua concentração seja boa, trabalhar enquanto as outras pessoas estão fazendo qualquer outro tipo de atividade com certeza vai fazer você se distrair algumas vezes. As pessoas tendem a achar que ficar em casa significa que você não está trabalhando e começam a interagir com você. Converse abertamente, explique a importância de se isolar e não ser interrompido a todo momento. Também é importante ter um cantinho com cara de local de trabalho, uma mesa onde você pode deixar seu material de trabalho, uma boa cadeira, uma boa iluminação.

  1. Organize-se

Pode parecer besteira, mas é muito importante estabelecer um horário de trabalho, claro que pode ser flexível, aliás esta é uma das grandes vantagens de trabalhar em casa, mas tente ter uma rotina, focar no trabalho, afinal você está trabalhando e não se divertindo. Além disso, organização de tempo é bom para que você também tenha o tempo de folga e use o resto do dia para fazer outras atividades.

  1. Tempo para lazer e tempo para trabalho

No seu horário de trabalho, trabalhe. No seu horário de folga, folgue. Quem trabalha em home office tende a misturar tudo, vai trabalhando e abrindo espaço para conversas, intervalos, distrações, e enquanto está de folga acaba fazendo um trabalhinho extra, terminando algo que não deu tempo antes… Essa mistura pode ser muito ruim, despois de um tempo você sente que nunca tem descanso de verdade e que não faz mais nada além de trabalhar. Tão importante quanto terminar os trabalhos e ter concentração, é desligar de tudo no momento de folga. Por isso, enquanto estiver trabalhando desligue a TV, evite fazer lanches e almoçar na frente do computador, mantenha-se ligado. E quando terminar o trabalho entre no seu universo particular e desligue-se do trabalho.

Se você pensa em trabalhar em casa, talvez ser seu próprio ‘patrão’, ou prestar serviços como freelancer, existem tantas opções hoje, as áreas de marketing digital e e-commerce por exemplo só crescem e buscam mão de obra especializada. Você pode conhecer alguns cursos nessas áreas que a ComSchool oferece clicando aqui.

Bom trabalho e bons negócios!