top of page

3 Dicas Para Usuários do Gmail

Atualizado: 27 de out. de 2023

Em 2014, o Gmail completou 10 anos de existência e hoje é o serviço de e-mail preferido pela maioria dos internautas. O que colabora para tamanha aceitação são as qualidades inegáveis do webmail do Google. Podem ser destacados itens como a estabilidade do serviço, o amplo espaço de armazenamento, a proteção contra vírus e spams, dentre outras funcionalidades particulares ao Gmail que facilitam muito o dia a dia do usuário.

Se você também é adepto deste provedor, conheça agora algumas dicas sobre o Gmail que podem ser muito úteis no gerenciamento dos seus e-mails:

É possível apagar um e-mail enviado

Alguma vez você já clicou em “Enviar” sem querer e acabou mandando um e-mail que não devia? Essa situação é mais do que comum. Por isso, o Google desenvolveu um plugin que é capaz de apagar aquele e-mail que você enviou sem querer. Esse recurso só funcionará por alguns segundos depois do envio.

Para instalar, basta clicar na engrenagem que fica no canto superior direito > Configurações > Labs e ativar a opção Cancelar envio. Feito isso, toda vez que você enviar um e-mail, aparecerá o botão Desfazer na parte superior da tela, ao lado da indicação de que o e-mail foi enviado com sucesso.

O carregamento pode ser ainda mais rápido

Tem vezes que você só quer dar uma olhadinha rápida no seu e-mail para consultar o horário da reunião ou um endereço importante. Se a internet for lenta, sabemos o sufoco que é para carregar a página. Para essas ocasiões, o Google disponibiliza a opção de “Carregar HTML básico”. É uma versão mais simples do Gmail, que exclui todas as interações de JavaScript a fim de carregar apenas aquilo que realmente importa. No modo básico, muitas das funcionalidades estarão indisponíveis, mas todas as mensagens estarão ali para consultas e respostas rápidas.

Organize seus e-mails

Com a numerosa quantidade de e-mails que recebemos diariamente, fica difícil de se localizar em meio a tanta informação. Para manter suas mensagens sempre organizadas, o Gmail possui alguns recursos. A divisão da caixa de entrada é um deles. Nas divisões, os e-mails são filtrados de acordo com suas finalidades – pessoal, social, promoções, atualizações e fóruns. Você pode alterar as categorias clicando na engrenagem > Configurar caixa de entrada. Outro recurso interessante são os marcadores coloridos. Com eles é possível criar grupos de e-mails e diferenciá-los por cores para facilitar a visualização rápida. Passe o mouse por cima do menu que está ao lado esquerdo, clique em Criar novo marcador, escolha o nome da categoria e se deseja agrupá-la sob outras já existentes. Você também pode escolher cores personalizadas para cada mensagem.

 

Conheça os cursos de marketing digital e Ecommerce da Comschool!

bottom of page