top of page

3 dicas valiosas de ações de vídeo marketing

Já não é novidade que os vídeos online são grandes aliados nas estratégias de marketing digital de uma marca. As grandes empresas usam e abusam dos vídeos pois sabem que são um investimento valioso e que trazem um retorno certo, atraindo muita gente e criando engajamento.

Estamos no ano do vídeo, e quem não investe nessa ferramenta está ficando para trás. Isso sabemos, porém não basta apenas criar um vídeo bonito para que o sucesso das ações de marketing esteja garantido. É preciso criar ações bem estruturadas, com objetivos definidos, ordenados às necessidades da empresa, conhecer o público-alvo, criar conteúdo adequado. E ainda, escolher métricas e indicadores de performance para avaliar resultados e auxiliar nos futuros planejamentos.

As ações de vídeo podem ser um grande trunfo para o marketing, mas também podem não repercutir e apenas gerar gastos e desperdício de tempo. Por isso, de início, pode ser interessante contar com o auxilio de um profissional ou uma empresa especialista em vídeo marketing.

Mas você mesmo pode aprender a desenvolver os próprios vídeos, adquirir o conhecimento necessários de marketing em vídeos e elaborar ações de sucesso.

Neste artigo vamos elucidar 3 dicas que te colocarão na direção certa para elaborar ações de vídeo marketing bem sucedidas.

(Este artigo também pode te interessar: 5 maneiras inteligentes de utilizar vídeos nas redes sociais)

  1. Crie vídeos interessantes para o seu público

A primeira dica pode parecer óbvia, mas não é tão simples de ser executada: crie vídeos interessantes. Muito mais do que bem feito e bonito, um vídeo interessante precisa ter sido planejado e pensado. Primeiro, você vai precisar conhecer bem seu público-alvo, os gostos dos seus clientes, saber o tipo de linguagem que irá utilizar, saber quais são os assuntos de interesse das pessoas que seguem sua marca. Daí então, traçar o estilo de seus vídeos, pensar no design, na música, na sensação que pretende causar. E finalmente, reunir um conteúdo de qualidade, com informações úteis ou que emocionem, que despertem a atenção, interessantes…

Parece muita coisa, mas você não precisa querer abraçar o mundo de cara, comece devagar, às vezes um vídeo simples mas com a mensagem certa traz resultados muito positivos. Mais importante do que uma super produção, é encontrar o caminho certo, a linguagem que atinge, o conteúdo que prende a atenção. Vídeos que encontram a linguagem certa tendem a criar relacionamento e isso é importantíssimo para os negócios.

  1. Marketing de conteúdo em vídeo

Ao pensar em vídeo, pense de forma ampla. É sim muito interessante ter um canal no Youtube, criar uma regularidade de vídeos que seguem um padrão, que dão dicas, que falam sobre assuntos interessantes, etc. Mas além dessa ideia, é interessante pensar em utilizar vídeo de muitas outras formas em seu negócio. Basicamente, em qualquer lugar que cabe texto no seu site ou nas redes sociais, você pode colocar um vídeo, ou ir mesclado vídeo + texto. Assim, você pode expandir sua comunicação em vídeo. O vídeo pode ser um tutorial de um produto, pode ser a apresentação de um serviço, o anuncio de uma novidade da empresa. O vídeo pode estar na página inicial do seu site, pode vir para ilustrar a página de produtos do seu e-commerce, pode seguir como conteúdo em seu e-mail marketing, etc etc.

  1. Defina objetivos e mensure resultados

Nossa última dica é mensure! Dê especial atenção aos resultados, saiba aonde quer chegar e analise se está conseguindo atingir seus objetivos. Acompanhar as métricas realmente faz a diferença na elaboração e nos ajustes das estratégias em qualquer atividade de marketing, nos vídeos não é diferente!

Estas foram 3 dicas muito valiosas para você começar a pensar e a estruturar suas ações de vídeo marketing de forma profissional e com foco em resultados.

Se este assunto te interessa e você quer saber muito mais sobres vídeo marketing, a ComSchool oferece o curso Estratégia com Vídeos Online que vai te dar todo o conhecimento necessário!

Confira aqui a próxima turma!

Até a próxima! 😉

bottom of page