4 dicas para atrair novos clientes para sua empresa

Uma das grandes dificuldades que as pequenas empresas que estão entrando no mercado têm é fazer-se notar em meio a um mercado super competitivo e conquistar os primeiros clientes.

Hoje com a ajuda de redes sociais e técnicas de marketing digital, parece mais fácil começar a mostrar sua marca para o mundo. É verdade, mas o fato é que o universo online já está bastante competitivo e todos tentam de diferentes formas conseguir não apenas fazer sua marca aparecer sempre, mas também converter estratégias em vendas e fidelizar clientes. Os clientes têm várias opções de escolha e estão mais exigentes, por isso nem sempre é tão fácil conquista-los. E empresas novas acabam encontrando mais dificuldade no início, pois ainda não conquistaram credibilidade, não possuem um marketing orgânico tão forte.

Muitos pequenos empresários se deparam com essa dificuldade no início. A empresa está de pé, tudo organizado e funcionando, mas cadê os clientes? O que você está fazendo para conseguir esses novos clientes? Onde pode encontra-los? Como romper essa barreira inicial e começar realmente a existir no mercado dos negócios online?

Neste artigo organizamos algumas dicas  que irão responder essas questões. Confira!

  1. Conheça bem a sua empresa

Antes de formular qualquer estratégia de marketing digital, o empresário deve saber responder algumas perguntas sobre seu negócio. Como por exemplo:

Eu conheço bem a minha empresa?

Quais são meu competidores?

O que torna minha empresa especial?

Qual é o meu diferencial?

Por que meu cliente deve escolher o meu produto ou serviço e não o do concorrente?

Tente ser realista ao responder essas questões. Faça uma lista dos seus diferenciais e comece a explora-los para atrair mais clientes!

  1. Conheça seu público e a linguagem de sua marca

Para montar estratégias de marketing, você antes deve saber quem é o seu público alvo e começar a desenvolver uma linguagem coerente com esse publico em suas estratégias de comunicação. Pergunte-se:

Que tipo de público é o meu? (qual é faixa etária, a localização geográfica, a classe social, casado/solteiro, quais os interesses…)

Crie um perfil de cliente para o seu negócio, tente traçar uma imagem do cliente ideal. Para isso, pense no seu principais clientes e analise-os. E também analise os clientes do concorrente.

É muito importante saber o perfil de seu cliente pois assim será possível dirigir seus esforços de marketing para as pessoas com mais potencial de compra, ao invés de ficar atirando peças de marketing para todos os tipos de pessoa. Mais assertivo é nichar!

  1. Mantenha um contato agradável e fidelize

Para conseguir que seu negócio caia nas graças da propaganda boca a boca, você tem que agradar os clientes já conquistados.

Quando um cliente fica satisfeito com a empresa, ele se torna um grande defensor e um agente de marketing. E fazem isso com prazer.

E esse tipo de marketing é uma das grandes estratégias de disseminação viral de uma marca.

Por isso, além de manter uma ótima comunicação com seus clientes, tentando ajudar e se mostrando próximo e acessível, é interessante também agrada-los de vez enquanto. Uma recompensa, um brinde, uma postagem com marcação, um carinho, sempre ajudam!

  1. Invista em conteúdo de qualidade

Ninguém gosta de receber um bombardeio de propaganda o tempo todo, ou frases no imperativo pedindo para comprar, cadastrar, entrar…

Para atrair clientes e preserva-los é importante oferecer conteúdo de qualidade, oferecer informação sem custo, mostrar que você está por dentro da área que trabalha, que sua marca é engajada, que existe conhecimento.

Alimente suas redes sociais e blog com conteúdos relevantes, se sua página virar catálogo de venda você irá perder fãs e consequentemente clientes. Fechar negócios não se baseia apenas em clicar no botão de venda. Tem toda uma dança da conquista, e depois da fidelização.

Use suas redes para postar coisas interessantes e relevantes que vão prender a atenção de seus seguidores por outros ângulos.

Por isso, trabalhe e invista em conteúdo de qualidade!

(Já falamos sobre isso nesse artigo aqui: Por que criar um blog para sua empresa como estratégia de Marketing de Conteúdo?)

Para conhecer mais a fundo estratégias de marketing digital que realmente fazem a diferença para seus negócios, você pode se especializar com o curso de Marketing Digital de Alta Performance da ComSchool. O único curso com foco em resultados.

Confira aqui a próxima turma!

Bons negócios e até a próxima! 😉