top of page

4 passos importantes para você ter um blog de sucesso!

Atualizado: 27 de out. de 2023

Um ambiente virtual que todos nós muito provavelmente acessamos todos os dias é o blog. Entramos num blog para ler artigos sobre os mais variados assuntos, para ver vídeos, fotos, para darmos nossa opinião. Criamos o hábito de seguir blogs de nosso interesse para ler assuntos relacionados à nossa profissão ou para ter algum momento de entretenimento. Também um novo tipo de ‘celebridade’ faz parte de nossos dias, são os blogueiros, e não é por acaso que essa é uma profissão que cresce muito no Brasil e no mundo.

O fato é que, hoje em dia, não são só os blogueiros que precisam investir e trabalhar em um blog diariamente. O blog se tornou uma ferramenta essencial e muito poderosa para as empresas conquistarem bons posicionamentos, confiança, credibilidade e criar um vínculo próximo das pessoas. Estamos na era do blog!

Pensando nisso, resolvemos compartilhar com você aqui quatro passos importantes que você deve saber para criar e gerenciar um blog pessoal ou empresarial de sucesso.

  1. Escolha uma plataforma e monte seu blog

Hoje em dia existem muitas plataformas para você montar o seu blog, as mais populares são a WodPress.com e a Blogger. As plataformas se desenvolveram muito nos últimos anos ficando modernas, inteligentes e fácies de usar. Por isso qualquer pessoa que tiver boa vontade pode criar seu próprio blog. Claro que é interessante ter um bom conhecimento da plataforma escolhida, para que seu blog já nasça com um layout bem profissional, com as funções e as barras de navegação adequadas ao se negócio. Por isso, antes de colocar a mão na massa, leia bastante ou busque ajuda profissional.

  1. Escreva, escreva, escreva

Você vai precisar alimentar o seu blog com frequência, no mínimo 2 ou 3 vezes por semana. Publicar textos interessantes e originais é bem importante. Escreva sobre assuntos atuais, que estão em destaque na mídia, que se relacionam com o seu nicho de atuação. Dê um enfoque diferente do que o que você tem lido nos outros blogs e sites, use uma linguagem fácil de ser entendida e um português limpo. Use os seus conhecimentos e coloque dados, estatísticas e bastante informações nos seus artigos, porém prefira ser objetivo do que complexo. A ideia é fazer o leitor querer compartilhar o seu texto. Então escreva sempre pensando no público!

  1. Pesquise, leia, se informe

Para escrever artigos de qualidade, com propriedade no assunto, e que chamam atenção, você tem que estar antenado, observando como os outros blogueiros estão agindo, tendo um radar para captar que notícia seria interessante para o seu blog. Muitas vezes você não precisa escrever sobre um assunto diretamente relacionado com o tema do seu blog, mas assuntos correlacionados podem ser bem interessantes e efetivos. Siga outros blogs, siga os grandes, leia bastante, amplie o seu espectro de atuação.

  1. Interaja e apareça

Estar perto de seus leitores/seguidores é um super plus, tanto para você, quanto para eles! Os leitores vão ficar felizes ou pelo menos satisfeitos de perceber que rola uma proximidade e que as perguntas são respondidas, as sugestões utilizadas e as críticas respeitadas. E você vai saber o que andam pensando sobre o seu blog, vai conseguir tirar novas ideias para artigos e vai conhecer pessoas legais que se interessam pela mesma área que você. Faça seu leitor fazer parte do blog, crie enquetes, votações, peça sugestões e opiniões. Responda sempre aos comentários! Peça que colaborem. Muita gente fica feliz de colaborar enviando textos, fotos, vídeos. E Isso também pode te ajudar muito! Você recebe conteúdo de graça para alimentar o seu blog!

O universo do blog é enorme e cheio de possibilidades! Apresentei aqui quatro passos importantes para você construir um blog de sucesso, mas continue lendo e aprimorando seus conhecimentos! E não se esqueça: um blog de sucesso é como um filho, quanto mais dedicação, melhor!

Bom trabalho! 😉

bottom of page