5 características do empreendedor de sucesso

O que significa ter espírito empreendedor? Geralmente pensamos que uma pessoa com espírito empreendedor é aquela pessoa ativa, enérgica, dinâmica, cheia de iniciativa e vontade de iniciar novos projetos, corajosa, líder, que arrisca, trabalha duro, persiste em um objetivo. Algumas pessoas parecem ter essas qualidades afloradas desde criança, geralmente são líderes de grupos, são comunicativas e extrovertidas. Porém, a verdade é que muitos empreendedores de sucesso não apresentam essas características explicitamente, mas aprendem a desenvolvê-las. Ser um empreendedor de sucesso tem mais a ver com atitudes e direcionamento de energia. Qualquer pessoa pode desenvolver o espírito empreendedor e se tornar uma pessoa cheia de iniciativas tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Pensando nisso, listamos aqui 5 dicas que vão te ajudar a desenvolver o seu lado empreendedor!

  1. Conheça a si mesmo

Todos nós temos sonhos, paixões e boas ideias. Mas muitas vezes, na correria do dia a dia, acabamos vivendo de uma forma mais automática, seguindo tendências e ideias de outras pessoas. O empreendedor é aquela pessoa que consegue fazer uma autoanalise, conversar consigo mesmo, tentando se conhecer melhor, escutando mais as suas próprias aspirações do que às dos outros e tem atitude e coragem de realizar seus sonhos. Por isso, uma dica para desenvolver seu espirito empreendedor é compreenda a si mesmo.

  1. Pés no chão e pensamento nas nuvens

O bom empreendedor tem sonhos, às vezes até bem altos, mas também tem visão, sabe que há um caminho a ser percorrido e que alcançar sonhos demanda conhecimento de todo o percurso, pés no chão e sensatez para planejar e executar cada etapa do processo, conhecendo as dificuldades e os riscos. Então, essa é outra dica, amplie sua visão do processo como um todo, sonhe mas paute-se na realidade, conheça todo o caminho antes de começar a andar.

(Leia também: Escolheu a profissão errada? Ainda dá tempo de mudar!)

  1. Seja líder

Um verdadeiro líder é aquela pessoa que inspira, que valoriza as outras pessoas, que sabe aproveitar as boas qualidades de cada pessoa do grupo. Ter espirito empreendedor é possuir liderança, é se tornar exemplo e qualquer pessoa pode ser um líder se seguir as próprias ideias, com convicção, dedicação e trabalho.

  1. Desenvolva o senso crítico

Um bom empreendedor não compra uma ideia ou um projeto sem antes analisar os prós os cons e fazer um balanço. Algumas ideias podem ser lindas e empolgantes e nos fazer querer mergulhar de cabeça rapidamente, seguindo o primeiro impulso. Mas ser empreendedor é saber avaliar, por isso é importante desenvolver o senso crítico, a capacidade de refletir, de não tomar decisões rapidamente e aprender a pesquisar, estudar e analisar ideias ou propostas.

  1. Pró-atividade

O empreendedor de sucesso é inquieto, não simplesmente se pauta na teoria, não segue apenas um planejamento teórico e executa os processos de seu trabalho passa a passo sem questionar e sem ter visão além. O bom empreendedor é criativo, tem boas ideias em todo o processo, percebe maneira de aproveitar ao máximo o potencial das situações e das pessoas. Mais do que ter um corpo ativo, tem uma mente ativa. Para desenvolver a mente ativa é interessante ler, se inspirar em outras pessoas com essas qualidade e tentar desenvolver uma visão mais ampla de mundo.

Dessa forma, percebemos que qualquer pessoa que esteja aberta para se desenvolver e seja capaz de produzir o que idealizou, inspirar e transmitir credibilidade pode ser um empreendedor de sucesso.

Os cursos da ComSchool formam verdadeiros empreendedores, os nosso professores são pessoas influentes no mercado de ecommerce e marketing digital e são exemplos de empreendedores de sucesso. Os nossos cursos dão toda a estrutura para que grandes empreendedores digitais nasçam e se desenvolvam. O Curso de Gerente de Ecommerce e Marketing Digital é um dos mais completos. Se quiser saber mais confira aqui!