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5 dicas para aprimorar a logística de seu e-commerce

Atualizado: 27 de out. de 2023

Um dos fatores importantíssimos para garantir o sucesso de seu e-commerce é a logística. Sabemos que, em qualquer negócio, não apenas conquistar clientes, mas também fidelizar clientes é essencial para prosperar. Para fidelizar clientes é importante que eles tenham uma experiência positiva no ato de compra. Um ecommerce com uma boa logística cria essa experiência positiva, entrega o produto eficientemente, proporciona créditos ao cliente, fornece o atendimento necessário, faz as trocas devidas, quando necessário.

Alguns erros de gerenciamento de e-commerce, pensando em compra, entrega e relacionamento, podem causar não só a perda de um cliente, mas criar uma bola de neve que pode ferir a imagem da empresa. Deixar de entregar um pedido, enviar o produto errado, demorar muito para fazer a entrega, não aceitar trocas são exemplos de uma logística mal estruturada.

Em uma loja virtual de pequeno porte é mais fácil desenvolver atividades logísticas bem organizadas. Numa loja maior, é preciso um cuidado redobrado. Porém em todos os casos, uma boa logística é essencial para que as atividades internas aconteçam sem grandes sustos e para contribuir para o crescimentos da empresa.

Vamos apontar aqui algumas dicas de como realizar boa logística em sua loja virtual:

  1. Escolha os meios de entrega

Hoje existem várias empresas de logística que oferecem serviço de transporte e entrega dos produtos. Pesquise, faça contatos e escolha a que melhor oferece custo benefício à sua empresa. Os Correios ainda tomam conta do mercado e oferece algumas vantagens, como a possibilidade do consumidor rastrear todo o processo do envio do pedido, o preço também é acessível e você pode oferecer mais de uma opção de entrega, Sedex, PAC…

  1. Programa de controle de estoque

É essencial sua loja ter planilhas de controle de estoque. Existem algumas ferramentas ótimas para organizar seu estoque, seus produtos terão identificação, você poderá controlar o fluxo de entrada e saída dos produtos e gerar relatórios. Você pode utilizar um software pago, mas também pode criar uma planilha manual no Excel. Para ecommerces de grande porte é mais aconselhável usar um software pago.

  1. Organização física

Tenha um estoque organizado, fazendo uso inteligente e adequado do seu espaço físico. Conheça quais são os produtos campeões de venda e os estoque em um lugar de fácil acesso para otimizar e agilizar o trabalho. Quanto mais produtos você vender, mais organizado e detalhado deve ser o seu estoque físico. A fácil localização de um produto é essencial para agilizar a entrega e garantir a satisfação do cliente.

  1. Rotinas

O controle de estoque precisa fazer parte da rotina diária de sua loja. É bom ter um funcionário para acompanhar constantemente as entradas e saídas, a reposição de produtos, o contato com fornecedores e criar um histórico para análise dos processos que permitirá otimizar as atividades com o tempo.

  1. Atenção para a logística reversa

Sua loja deve estar preparada para insatisfações e devoluções de produtos. Isso é a chamada logística reversa, ou seja, a volta de produtos ao estoque. Devolver um produto é um direito do cliente, por isso sua loja deve estar preparada para receber o produto de volta, contabilizar isso no estoque e ressarcir o valor pago ao cliente imediatamente.

Essas foram algumas dicas de como uma boa logística funciona no ecommerce.

A ComSchool oferece o curso Logística e Engenharia de Vendas no E-commerce que ensina os bastidores de uma operação de e-commerce. O aluno compreende toda a parte operacional de uma loja virtual, desde a chegada do pedido, aprovação do pagamento, embalagens, expedição e atendimento ao cliente. Processos muito importantes para garantir o sucesso da loja virtual.

Bons negócios!

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