top of page

5 erros que o empreendedor online não pode cometer

Atualizado: 27 de out. de 2023

O empreendedorismo online tem muitas semelhanças com o empreendedorismo que já conhecemos. Veja a seguir os erros mais comuns nos empreendimentos virtuais para não repetir no seu negócio.

1 – Escolher um mercado pequeno

É muito comum vermos empreendimentos darem errado por não haver público suficiente para essa ideia. Segmentar os consumidores é importante, mas não pode delimitar o público-alvo a ponto de não existir pessoas o bastante para manter suas vendas. Antes de escolher definitivamente um produto ou um serviço para empreender, calcule bem o tamanho desse mercado. Você deve começar o negócio com a certeza de que ali há dinheiro o suficiente para manter sua empresa lucrativa.

2 – Lançar muito tarde

Muito já batemos na tecla de que é preciso se preparar para abrir um negócio na internet e que se deve testar tudo antes de ir para a vitrine. Entretanto, um dos grandes erros do empreendedorismo online está no tempo que se gasta no pré-lançamento. Muitas ideias geniais já foram superadas pois demoraram demais para serem lançadas. O processo clássico de desenvolvimento de produto atrasa a validação do seu modelo de negócio. Nesse longo e exaustivo caminho, você gasta muito tempo e grande parte do seu dinheiro.

3 – Não guardar dinheiro

Além do capital que você vai investir no novo negócio, é preciso prever que os dois primeiros anos de uma empresa não trazem lucro. No máximo, você recupera o que gastou, mas ainda não consegue se manter do dinheiro advindo do novo empreendimento. Quando falamos em empreendedorismo online, o tempo para estabilizar pode ser ainda maior, a depender dos seus esforços de marketing (que também demandam dinheiro). Por isso, antes de abrir um negócio na internet, tenha certeza de que você vai conseguir se virar com a verba que guardou.


E-book - 8 passos para abrir seu e-commerce

4 – Não se preparar

Quando falamos em estar preparado para o novo negócio, não falamos apenas de conhecimento e experiência. Você deve estar preparado em todos os níveis, pois um empreendimento online demanda 24h do seu dia e 7 dias da sua semana. Se você está prestes a se casar ou se recém teve um filho – sabemos o quão conturbados podem ser esses momentos – pense bem se essa é a hora certa. Estar bem emocionalmente é tao importante quanto ter lido dezenas de livros sobre o mercado.

5 – Gastar muito

No começo, você quer fazer tudo perfeito, da melhor maneira possível. Para isso, você contrata os serviços mais caros, compra os produtos mais caros. Nessa fase inicial, você ainda tem dinheiro para “desperdiçar”. Acontece que vai passar o tempo e o dinheiro vai acabar. Quanto mais desmedidos são seus gastos, mais rápido sua verba se esgota. Seja econômico desde o princípio. Pesquise preços e dispense os gastos que não são essenciais.

A Comschool oferece um curso que ensina e orienta quem quer empreender online. Conheça o curso Como Abrir uma Loja Virtual de Sucesso. Um curso prático do qual você sai com a loja pronta para começar a vender. Clique aqui para saber mais.

bottom of page