top of page

5 Ferramentas Grátis para Mídias Sociais

Atualizado: 27 de out. de 2023

A gestão de mídias sociais não é uma tarefa fácil. São diversos canais que exigem, ao mesmo tempo, muita atenção e criatividade. Felizmente, temos algumas ferramentas que simplificam esse trabalho. Algumas ajudam a criar conteúdo novo, outras servem para monitorar os resultados. Seja qual for seu objetivo, conheça agora 5 ferramentas gratis para mídias sociais que vão dar um up na sua performance.

O SocialMention é uma ferramenta muito interessante para monitorar menções a palavras-chave. 5-dicas-essenciais-para-escolher-a-hospedagem-do-seu-siteÉ possível filtrar os resultados, recebendo as menções de onde você mais achar relevante – microblogs, blogs, bookmarks, comments, events, images, news, videos, audio, Q&A. A ferramenta disponibiliza um relatório bastante completo com top users, top keywords e top hashtags. Além disso, ainda traz informações como Strength (a força com que o termo é discutido nas redes sociais), Sentiment (se as citações são mais positivas ou mais negativas), Passion (usuários falando repedidamente do termo) e Reach (o alcance dos usuários que estão falando sobre o termo).

O Topsy é como uma enciclopédia do twitter. Na ferramenta, você pode pesquisar todo conteúdo dessa rede social desde o seu início, em 2006. O Topsy possui três abas: Social Search (mostra as citações de um determinado termo no período de tempo que você escolher), Social Analytics (mostra, em gráfico, quantas citações o termo recebeu nos últimos 30 dias), Social Trends (mostra as tendências no twitter).

É uma ferramenta útil não só para quem trabalha com o twitter, mas para aqueles que buscam ideias de conteúdo ou simplesmente quer se manter atualizado sobre os assuntos mais discutidos nessa rede social.

3 – Trendsmap

Essa ferramenta permite visualizar as palavras mais comentadas do momento no twitter em determinados lugares do mundo. Para quem trabalha com redes sociais, é muito importante estar ligado no que os internautas estão falando. Ao acessar o Trendsmap, você pode ter uma ideia de conteúdo para postar na sua fanpage ou mesmo no seu twitter.

O Google Alerts serve para monitonar palavras-chave. Nele, você vai definir as palavras-chave que deseja monitorar e, a partir daí, cada vez que alguém publicar algo relacionado a essa expressão, você recebe um e-mail. É interessante colocar o nome da sua marca, as principais palavras-chave do seu negócio e o nome dos principais concorrentes.

Essa ferramenta é ideal para conhecer o seu público-alvo. Com ela, você descobre qual conteúdo está sendo compartilhado pelas pessoas que seguem você nas redes sociais.

O InfiniGraph permite que você conheça outras tendências do seu setor, a fim de entender o público da sua marca e criar um conteúdo mais relevante para ele.

 

Se você quer se especializar na área, a ComSchool oferece o curso de Gerentes de Redes Sociais. No curso, você aprende a usar ferramentas de SAC 2.0, métricas e monitoramento, planejamento, Social Media Optimization, Facebook Marketing, Gestão de conteúdo, entre outros.

Além das aulas teóricas, você ainda terá aulas práticas de Facebook Marketing e blogs com WordPress.

bottom of page