5 Profissões do Futuro para conhecer hoje

Conheça as profissões do futuro que já estão transformando o mercado de trabalho

Dizem que o futuro é digital. Mas esqueceram de contar que esse futuro já começou.  E você, está preparado para as profissões do futuro?

Segundo estudo realizado pela Hotmart revelou que as profissões do futuro têm uma coisa em comum, a revolução tecnológica que estamos vivendo!

É inegável que a tecnologia se tornou parte fundamental de diversos aspectos das nossas vidas, no mercado de trabalho as empresas requerem cada vez mais dos profissionais habilidades para as profissões do futuro que incluem Marketing Digital, E-commerce e Redes Sociais.

Na ComSchool você aprende com Cursos de Marketing Digital, Cursos de E-commerce e Cursos de Mídias Sociais, do básico ao avançado.

Seja para profissionais que estão entrando no mercado de trabalho ou profissionais que já tenham uma carreira consolidada, é preciso entender a importância da cultura digital no mercado de trabalho e se especializar no assunto.

Afinal, é preciso se preparar ainda hoje para as profissões do futuro!

Mas, quais são as profissões do futuro?

Aqui falaremos um pouco sobre algumas profissões do futuro que estão transformando o mercado de trabalhosegundo estudo da Hotmart e como você pode adquirir habilidades para elas.

Profissões do futuro

Trabalhar com marketing digital

Com a tranformação digital que ainda está em curso o profissional de marketing precisou se adaptar e adquirir novas habilidades, se tornando, assim, um profissional de Marketing Digital.

O profissional de Marketing Digital é responsável por planejar, implementar e acompanhar estratégias de marketing nos canais digitais como:  blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, email, dentre outros.

Um estudo recente feito pela ComSchool nos sites de empregos do país, estimou que há mais de 21 mil vagas abertas para Trabalhar com Marketing Digital. 

Essa profissão do futuro reque que o profissional saiba sobre:

  • Google Ads para criar campanhas e anúncios de performance no Google Ads e e Google Analytics para  mensurar a performance do seu site e campanhas;
  • Seo, para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados do Google;
  • E-mail Marketing, um dos principais pilares do marketing digital, portanto um bom profissional precisa saber como criar uma mailing list e extrair o máximo de performance de suas campanhas de E-mail Marketing.

Quer trabalhar com Marketing Digital? Então confira Curso de Analistas de Marketing Digital e Curso de Especialista em Google Marketing.

Analista de E-commerce

Um dos mercados em maior expansão, o e-commerce brasileiro teve um crescimento de 73,88% em 2020 segundo o  índice MCC-ENET Entre março e setembro de 2020 foram registradas 135 mil lojas online, de acordo com a ABComm.

Estudo realizado pela ComSchool estima-se que haja 30 mil vagas abertas em todos os níveis hierárquicos para trabalhar no Mercado digital, reflexo da digitalização das empresas.  Os salários de um Analista de E-commerce variam entre R$ 1.500,00 e R$ 5.500,00,

O Analista de E-commerce precisa ter conhecimentos sobre:

  • Operação de uma plataforma de E-commerce, realizando o controle de estoque e cadastro de novos produtos;
  • Gerenciamento do ERP para atualização de estoques, entradas, saídas, contas a pagar e receber e emissão de notas fiscais;
  • Fotografia produtos, edita as imagens e sobe na plataforma de ecommerce;
  • Atendimento online;
  • Avaliação os pedidos recebidos de marketplaces como Mercado Livre, Via Varejo, entre outros, assim como atualiza os preços e estoques nesses marketplaces;
  • E muito mais!

Quer se tornar um profissional de E-comerce? Confira o Curso de Analista de E-commerce e o Curso de Gerentes de Ecommerce e Marketing Digital.

Social Media

As redes sociais estão sendo cada vez mais utilizadas pelas empresas como ferramentas de atendimento, relacionamento e geração de tráfego para os sites.

Os profissionais de Social Media são profissionais do futuro, um futuro que já chegou para as empresas que utilizam as redes sociais como importantes pilares de suas estratégias de Marketing Digital. Sendo assim, o Social Media é um profissional cada vez mais requisitado.

O Profissional de Social Media é responsável por:

  • Realizar o planejamento e criação de conteúdo para as redes sociais;
  • Analisar o desempenho do conteúdo das redes sociais;
  • Fazer a gestão de Tráfego Pago;
  • Realizar atendimento ao cliente através das redes sociais.

Aprenda tudo para ser um profissional de sucesso no Curso de Gerente de Mídias Sociais e no Curso de Instagram Ads.

Gestor de Tráfego Pago

Essa profissão do futuro é responsável pela criação e gerenciamento de campanhas de mídia paga, como Google Ads e Facebook Ads, bem como realizar testes A/B para melhorar o desempenho de campanhas.

Com a transformação digital a internet se tornou um importante meio para a aquisição de novos clientes para as empresas, assim a busca por profissionais que otimizem campanhas pagas em plataformas digitais vem crescendo.

Quer se aprofundar no assunto? Conheça o Curso de Google Ads e o Curso de Facebook Marketing na Prática.

Digital Influencer ou Criador de Conteúdo

Com a utilização das Redes Sociais estes profissionais conectam pessoas e marcas e produzem conteúdo criativo para diversas plataformas. Em tradução literal eles são Influenciadores Digitais, formadores de opinião que trabalham com canais digitais.

São pessoas que usam a própria imagem para  inspirar tendências, criar hábitos e ditar comportamentos para seus seguidores.

Muitas marcas investem em Influenciadores Digitais em suas estratégias de Marketing Digital em razão do seu potencial de alcançar um grande público e influenciar a compra dessas pessoas, além, claro, do conteúdo criativo que muitos influenciadores produzem e agregam valor às marcas. Por isso essa é uma das profissões do futuro que já está em alta hoje.

Um Digital Influencer é um verdadeiro empreendedor digital que utiliza sua voz para criar conteúdo. Para seguir esta profissão do futuro é preciso:

  • Criatividade e inovação, sem conteúdos criativos e únicos as marcas dificilmente irão se interessas em fechar uma parceria com você;
  • Conhecimento sobre Marketing Digital, igualmente essencial entender sobre o mercado digital e como é a promoção de produtos ou marcas por meio das mídias digitais;
  • Saber tudo sobre Redes Sociais, entender sobre produção de conteúdo para cada canal, formatos que geram engajamento e métricas para avaliar desempenho.

Leia também

[ARTIGO] Passo a passo de como ser um profissional em marketing digital
[ARTIGO] Como se tornar um Social Media?
[ARTIGO] Como se tornar Analista de e-commerce