6 dicas UX para aumentar a conversão

Dicas de UX para aumentar a conversão

A experiência do usuário está entre os pontos principais que são considerados pelo Google, para que seu site seja bem posicionado. Neste momento, a empresa de criação de sites ou o desenvolvedor de sites, utiliza técnicas de UX (User Experience), com o objetivo de oferecer uma experiência melhor para quem acessa o seu site. Confira algumas dicas!

Seja claro e objetivo!

Quando o usuário acessa o seu site, ele não exatamente pode ter vindo pela busca orgânica. Pode ter vindo de um link compartilhado nas redes sociais, pelo mailling, ou algum blog que utilizou o seu site como referência. Porém, esta é a oportunidade perfeita para você converter este prospect em um Lead.

Por isso, é importante que as informações no seu site estejam organizadas, para que o usuário as consiga identificar com rapidez. A navegação deve ser o mais simples possível e, por isso, você deve entender como o usuário realiza as buscas e quais são as palavras-chaves mais relevantes para ele. Lembre-se: “Menos é mais”!

Utilize o padrão “F”

Embora seja muito conhecido entre os profissionais de Web, o padrão “F” é uma forma de organizar o layout do seu site, para que o usuário tenha facilidade em visualizar e encontrar o que ele deseja.

Algumas ferramentas como o Hotjar, permitem que você monitore como os seus usuários estão navegando pelo seu site, através do mapa de calor. Assim você pode encontrar as dificuldades que eles estão enfrentando ou problemas de compatibilidade, desta forma você melhora a navegação para os seus clientes e mostra para o Google que o seu site oferece a melhor experiência do usuário, para uma determinada pesquisa.

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Não se esqueça da “Escaneabilidade”

Quando você pensa em criar um conteúdo para a internet, é importante pensar na forma como você o entrega e como o usuário irá consumi-lo. Isso porque a ideia é manter o texto legível e de fácil leitura.

Você pode observar que normalmente os parágrafos possuem até cinco linhas, pois um bloco de texto muito extenso pode desestimular o leitor fazendo com que ele saia do seu site.

Não se esqueça de utilizar intertítulos para separar o seu conteúdo e facilitar para que o leitor possa ir diretamente naquela informação que ele está buscando. Isso evita que a taxa de rejeição do seu site aumente e melhora a sua posição no Google.

Verifique os seus formulários periodicamente

Essa pode parecer uma dica simples, mas infelizmente muitos sites possuem problemas com formulários, como: falhas na hora do envio, o formulário não captura o email ou telefone do Lead e, na versão mobile, o formulário fica desconfigurado, entre outros problemas que podem fazer com que você perca muitas vendas.

Seja responsivo

Em uma era onde as pessoas estão cada vez mais conectadas, é crucial que o seu site seja responsivo. E isso não significa apenas que a tela se adapte ao dispositivo, mas que todos os elementos sejam pensados para oferecer a melhor experiência para o comprador. No momento de preencher o telefone, é mais cômodo que o teclado mude automaticamente para o numérico, assim evita que o usuário se atrapalhe no preenchimento.

Página 404 personalizada

Outro detalhe importante é que você nunca deve deixar o seu usuário sem uma resposta, pois isso pode fazer com que ele busque uma solução com os seus concorrentes. Por isso, ao invés da tradicional mensagem de erro, personalize sua página, para que caso o usuário não encontre o que deseja, ele encontre uma solução semelhante ou melhor.

O mais importante é que você teste cada uma destas técnicas e avalie qual delas traz o melhor resultado para o seu negócio.

*Artigo de Caio Nogueira co-fundador da UpSites.

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