top of page

6 Dicas para um E-mail Marketing de Sucesso

O e-mail marketing é hoje uma das ferramentas mais importantes do marketing digital. É um mecanismo de baixo custo, que amplia a área de divulgação da empresa, desenvolve o relacionamento com o cliente, atraindo e fidelizando cada vez mais pessoas, tem um amplo alcance e um bom potencial de retorno se bem utilizado. No entanto, se for utilizado indevidamente pode causar desgastes para a imagem da marca.

Por isso, é interessante entender todas as funções e possibilidades do e-mail marketing, se familiarizar com um bom gerenciador de e-mail e aprender a fazer campanhas que desempenham bons resultados.

Pensando nisso, listamos aqui 6 dicas para te ajudar a construir campanhas interessantes e evitar que seus e-mails caiam na caixa de spam.

1. Seja criativo na escolha do assunto

Com tantas empresas e pessoas utilizando essa ferramenta, milhares de e-mails são disparados todos os dias, e muitas vezes os receptores dos e-mails acabam não se interessando pela mensagem, leem o assunto e disparam diretamente para o lixo eletrônico. Por isso, um assunto interessante, que cause curiosidade e instigue o leitor a abrir o e-mail é uma ótima dica para fidelizar ou atrair clientes. Faça perguntas, convide o leitor para alguma ação, ou apresente uma promoção de vez em quando!

2. Um certo grau de intimidade é bom!

O leitor gosta de se sentir amigo da empresa. Com o e-mail marketing é possível personalizar a mensagem com o nome de cada cliente no início. Isso dá a impressão que o e-mail não é simplesmente uma propaganda, mas sim uma conversa direta.

3. Crie sua própria base

A ideia de comprar uma base de e-mail já pronta é na verdade ruim. De que adianta ter milhões de endereços de e-mails cadastrados na sua base se grande porcentagem dessas pessoas não se interessam pelo seu produto ou serviço?

Muito mais interessante é atrair pessoas que poderão se tornar consumidores, que se interessam pelo setor de sua empresa. Fazer campanhas incentivando pessoas a se cadastrar ajuda a criar uma base muito mais verdadeira, viva e relevante.

4. Cuidado com a quantidade!

Ninguém gosta de receber muitos e-mails de uma mesma pessoa ou marca, não é mesmo?

Por isso é bom se atentar para a frequência e para a quantidade de mensagens que você dispara para a sua base. Dependendo de seu setor de atuação, um e-mail por semana ou por mês são suficientes.

5. Como evitar cair no spam

Sabia que algumas palavras utilizadas na composição do e-mail marketing te mandam diretamente para o spam? Por exemplo: sexo, relacionamento, BBB… Um jeito de saber se você não vai direto para o spam é testando o envio de uma mensagem para algum e-mail diferente e ver se ele cai no lixo eletrônico.

6. É importantíssimo utilizar um gerenciador de e-mails

Não dá nem pra pensar mais em fazer disparos em massa de e-mails domésticos. Os disparos em massa podem ser barrados pelo seu provedor de e-mail. Já os gerenciadores de e-mails facilitam e auxiliam em muitas coisas como: organização e criação de listas, agendamentos, design e estilo e análise de resultados.

Saber fazer uma boa utilização do e-mail marketing, conhecendo e explorando todos os recursos e possibilidades de um gerenciador de e-mails e aprender a desenvolver conteúdos relevantes são atividades essenciais para os negócios.

A ComSchool oferece o curso de Estratégias e Táticas em E-mail Marketing que te ensina a tirar o máximo de proveito nas campanhas de e-mail marketing.

Boa sorte e bons negócios! 😉

bottom of page