6 vantagens de trabalhar em Home office

Trabalhar em casa, montar um pequeno escritório e transformar um pedacinho do lar num home office tem se tornado a realidade de muitos profissionais hoje em dia. Cada vez mais empresas tem optado por manter seus funcionários trabalhando em casa, ou fazendo esquemas de revezamento, cedendo um ou mais dias da semana para que os funcionários não tenham que se deslocar até o escritório, percebendo que isso pode ser vantajoso de diversas formas para a empresa, como a diminuição de custos, estresse e consequentemente o aumentando o rendimento. Cada vez mais tem surgido trabalhadores freelancers digitais que só precisam de uma boa conexão de internet e podem fazer todo o trabalho de casa na frente do computador. E cada vez mais tem surgido empresários na área de e-commerce que fazem de suas casas não apenas um escritório, mas também o estoque de produtos.

O fato é que o home office é realidade em nossos dias e só tende a crescer.

Pensando nisso, listamos aqui 6 motivos de porque o home office é o modelo de trabalho do futuro.

  1. Economia

Um das vantagens de trabalhar em casa é a economia. Tanto para o empregador, como para o empregado, a opção do home office pode trazer redução de custos. Exemplo de custos que podem ser reduzidos: alimentação em restaurantes, transporte, material de limpeza, manutenção do ponto comercial, roupas (parece engraçado, mas é verdade, trabalhar em casa faz você gastar menos com roupa), etc.

  1. Comodidade e qualidade de vida

O fato de não ter que se deslocar, perder um tempo precioso do dia no trânsito ou em transportes públicos e com isso aumentando o nível de estresse, já aumenta bastante a qualidade de vida do funcionário além de ser bastante cômodo. O tempo que seria perdido no deslocamento pode ser usado para uma atividade prazeirosa ou para estudo, aprimoramento dos conhecimentos. No final, essas horas que sobram na vida do funcionário podem gerar mais lucro para a empresa, pois quem trabalha menos estressado trabalha melhor.

  1. Flexibilidade

Uma das grandes vantagens do home office é a flexibilidade de horários, porque o que se torna mais importante são as tarefas a serem cumpridas e não o tempo que você passa no local de trabalho, esperando a hora de bater o ponto. O funcionário pode organizar seu dia da forma que achar melhor e da forma que conseguir executar suas tarefas. Tem gente que trabalha melhor bem cedinho, outras pessoas preferem começar mais tarde e continuar trabalhando a noite. E além disso, dá para encaixar aquela consulta naquele dentista que só atende naquele horário horrível, tipo das 10 ao meio dia. Essa flexibilidade é bem interessante. Mas exige uma boa organização, porque é muito fácil procrastinar e deixar tudo pra mais tarde.

  1. Conforto

Você pode organizar um ambiente de trabalho bem confortável na sua casa. Ter uma mesa e também um puff, revezar as posições, trabalhar um pouco sentado, um pouco apoiado em almofadas ou puffs, dar um descanso para sua coluna. Às vezes algumas tarefas são um tanto mecânicas, por que não fazê-las com o corpo mais relaxado? Claro que é importante ter uma certa disciplina para não pegar no sono.

  1. Criatividade

Em alguns trabalhos que exigem a mente fresca para surgir ideias e pensamentos criativos, é interessante ter uma certa solidão. É fato que trabalhar em casa ás vezes significa o oposto disso, já que você pode ter 5 filhos ou vizinhos barulhentos e não ter silêncio algum. Mas para algumas pessoas que conseguem desenvolver um cantinho particular em casa, o home office pode sim ajudar a manter a mente criativa, sem todo aquele zum zum zum que um escritório pode ter.

  1. É mais sustentável

O último ponto que quero apontar hoje é a questão da sustentabilidade. O fato de você não ter que tirar o carro da garagem é um super ponto positivo para o meio ambiente.

(Leia também: 5 características do empreendedor de sucesso)

Bom, essas foram algumas vantagens de fazer de sua casa seu local de trabalho. Existem algumas desvantagens também (mas isso fica como tema para um próximo texto). Como disse anteriormente, algumas empresas tem trabalhado com esquemas de revezamento, deixando os funcionários trabalharem alguns dias da semana em casa e pedindo que eles compareçam ao escritório nos outros. Assim dá para manter o relacionamento, as reuniões e as decisões em grupo funcionando bem e também incentivar a qualidade de vida e o conformo.

Se você pensa em trabalhar em casa, talvez ser seu próprio ‘patrão’, ou prestar serviços como freelancer, existem tantas opções hoje, as áreas de marketing digital e e-commerce por exemplo só crescem e buscam mão de obra especializada. Você pode conhecer alguns cursos nessas áreas que a ComSchool oferece clicando aqui.

Bom trabalho e bons negócios!