top of page

Quais são as vantagens do home office? Conheça 6 delas

Montar um pequeno escritório e transformar um pedacinho do lar em um local de trabalho tem virado a realidade de muitos profissionais. No entanto, mesmo após anos de adaptação, muitas empresas e até mesmo colaboradores têm dificuldade em ver as vantagens do home office.

Isso é natural, especialmente para pessoas que se dão bem com o trabalho presencial e se acostumaram com ele durante toda a vida. Ainda assim, é preciso se atualizar aos novos tempos, onde cada vez mais empresas optam por manter o modelo 100% remoto ou híbrido.

Se você é um dos profissionais que ainda não estão certos em relação às vantagens do home office para empresas de modo geral, este conteúdo é ideal. A ComSchool separou seis pontos positivos desse modelo de trabalho para quem deseja conhecê-lo melhor!

1. Economia

Uma das vantagens de trabalhar em casa é a economia de gastos. A opção do trabalho remoto pode trazer redução de custos tanto para a empresa quanto para o colaborador, tornando-se uma boa opção para todos. Afinal, quem não gosta de ver o dinheiro render mais ao final do mês?

Para o empregador, gastos com a manutenção do ponto comercial são os mais reduzidos. Para o funcionário, a alimentação em restaurantes, o transporte e outros gastos diários podem ser eliminados com as vantagens do home office.

2. Qualidade de vida

O fato de não ter que se deslocar e perder um tempo precioso do dia no trânsito ou nos transportes públicos já é um grande alívio para qualquer profissional. Ao evitar esse tipo de estresse, é possível observar um aumento na qualidade de vida dos funcionários, refletindo diretamente no trabalho entregue.

O tempo que seria perdido no deslocamento pode ser usado para uma atividade prazerosa ou um aprimoramento dos conhecimentos. Além disso, essas horas que sobram na vida do profissional conseguem gerar mais resultados para a empresa, pois quem realiza as funções menos estressado trabalha melhor.

3. Flexibilidade

Uma das grandes vantagens do home office é a flexibilidade de horário de trabalho (que também está relacionada à qualidade de vida). Isso porque o que se torna mais importante são as tarefas a serem cumpridas, não o tempo que se passa na empresa, esperando a hora de bater o ponto.

O funcionário pode organizar o dia da forma que achar melhor para executar as tarefas. Além disso, é possível encaixar compromissos pessoais durante a rotina sem afetar o horário de trabalho ou acumular responsabilidades.

4. Conforto

Profissionais podem organizar um ambiente de trabalho bem confortável em casa, segundo a maneira que preferem executar as tarefas. É possível utilizar uma mesa, revezar as posições, caminhar com frequência, etc.

Contudo, é importante sempre estar de olho na ergonomia. Por isso, é essencial que as empresas informem ao funcionário as boas práticas em relação à postura e às posições corretas para trabalhar. Uma opção é oferecer kits ergonômicos para a equipe. Assim, riscos de saúde são minimizados.

5. Criatividade

Alguns trabalhos exigem a mente fresca para ter ideias e pensamentos criativos, como no campo do marketing digital. Para profissionais dessas áreas, é interessante ter momentos de silêncio e solitude para organizar a mente e colocar o abstrato no papel.

Porém, às vezes, trabalhar em casa significa o oposto disso — crianças pequenas ou vizinhos barulhentos podem atrapalhar, por exemplo. Contudo, para profissionais que conseguem ter um cantinho particular em casa, o home office pode ajudar a manter a mente criativa, sem o movimento constante do escritório.

6. Sustentabilidade

Você sabia que existe uma data feita especialmente para evitar o uso de carros? O Dia Mundial Sem Carro foi criado em 1997, na França, e conquistou o mundo devido aos benefícios que pode trazer para a natureza e os cidadãos.

Por isso, é impossível listar quais são as vantagens do home office sem pontuar que, ao trabalhar em casa, os funcionários deixam de andar de carro diariamente. Além de ser uma grande vantagem para o bem-estar deles, como mencionamos, o meio ambiente agradece!

Saiba como administrar uma equipe em home office com a ComSchool

Apesar de todas essas vantagens do home office, é comum que líderes ainda se sintam inseguros em adotar o modelo. Desde a interação no escritório até o aproveitamento do trabalho dos funcionários, muitos empecilhos podem impedir que essa modalidade e até mesmo o sistema híbrido seja implantado nas empresas.

Caso esse seja o seu dilema, fique tranquilo: existem diversas técnicas e ferramentas que podem ajudar a criar um time engajado mesmo à distância. Quer aprender sobre elas? Então, conheça o curso de liderança à distância da ComSchool e saiba como manter o interesse da sua equipe no home office!

bottom of page