top of page

7 dicas de empreendedorismo digital

Empreendedorismo digital é um assunto do qual muito se fala ultimamente. O mercado digital está cheio de oportunidades para quem busca empreender e gerar bons resultados. Diariamente surgem diferentes ferramentas que facilitam o trabalho de quem quer abrir um negócio online.

A seguir, separamos 7 dicas importantes para você ter sucesso no empreendedorismo digital.

Confira o vídeo:


Dica 1 – Planejamento do negócio digital

Não adianta sair criando um negócio digital sem entender sobre o mercado e sem desenhar estratégias. A maneira mais eficiente de começar de forma estruturada é através da criação de um plano de negócios.

Quando você cria seu plano de negócios, fica muito mais fácil tirar as ideias do papel e ter clareza sobre qual direção deve ser seguida. Nos últimos anos, se tornou bem comum a utilização de um plano de negócios para e-commerce conhecido como Canvas, que funciona como uma matriz composta de nove questões centrais que você precisa responder.

Dica 2 – Encontre um nicho de mercado

Outro problema de quem procura o empreendedorismo digital é não definir um nicho de mercado. Uma vez que existem diversas possibilidades, é fácil tentar criar uma estratégia para abranger diversos segmentos.

No entanto, as chances de sucesso serão muito maiores se você começar com um produto ou serviço específico, que atenda um público-alvo com uma necessidade única. Pense numa loja virtual que venda joias. O segmento é amplo. Agora, se essa mesma loja virtual se especializa em vender joias para homens que sejam roqueiros, aí a história é diferente.

Dica 3 – Conheça as ferramentas digitais

Estamos vivendo a 4ª Revolução Industrial, que exige um mindset digital, um pensamento novo. E com essas mudanças, surgiram milhares de ferramentas, muitas delas são até gratuitas.

O empreendedor digital precisa aproveitar esse cenário e utilizar essas ferramentas digitais que o ajudarão a abrir e administrar um negócio na Internet. Alguns exemplos são: plataformas de e-commerce, meios de pagamento, ERP, CRM, atendimento online, WordPress e muitas outras. No início você precisa escolher somente as ferramentas primordiais, para não perder o foco.

Dica 4 – Aprenda a atrair clientes na Internet

O cenário é esse: você tem ideias fantásticas e coloca muita coisa em prática, mas não consegue resultados. Por que será?

Não adianta abrir um negócio digital se não souber vender. Ninguém entra numa loja escondida numa viela em um bairro sem movimento. Na internet é a mesma coisa. Hoje, existem várias ferramentas para atrair novos clientes, tais como Google, Facebook, Instagram, Blogs, E-mail, Inbound, Vídeos, só para falar algumas. Mas é importante você saber usa-las da forma correta, caso contrário só vai gastar dinheiro em vão. Veja os cursos da ComSchool que têm foco em performance e vão te ajudar a alavancar seu negócio online.

Dica 5 – Mantenha o foco

Os antigos já diziam: quem faz duas coisas, perde uma.

Uma das principais causas de fracasso entre empreendedores é quererem abraçar o mundo e tentarem investir tempo e dinheiro em muitas ideias e diferentes formas de trabalho. Isso faz com que o foco no negócio se perca e o ânimo diminua. Por mais tentador que algumas oportunidades possam parecer, você tem que aprender a dizer não.

Dica 6: Estude muito

Existem poucas afirmações tão verdadeiras e uma delas é a de que conhecimento é uma coisa que ninguém tira da gente!

O seu empreendimento digital não vai evoluir se você não buscar cada vez mais conhecimento. Passe menos tempo em redes sociais e abra um livro, veja um vídeo técnico, faça um curso. As boas ideias surgem quando colocamos o cérebro para funcionar!

Já dizia Gandhi: “Learn as if you were to live forever” (Viva como se você fosse viver para sempre).

Dica 7: Olho nas finanças

Fluxo de caixa, parcelamento, antecipação de recebíveis, rescisão, descontos, ativos, custos fixos e variáveis. Se você não conhece nenhum destes termos, é bom se preocupar. Gerenciar as finanças da empresa costuma ser o calcanhar de Aquiles para muitos empreendedores digitais.

Algumas empresas quebram, não por falta de faturamento, mas por má gestão de fluxo de caixa, por exemplo. Busque conhecimento também nessa área e mantenha a tudo em ordem.

E você, está disposto a ser um protagonista no empreendedorismo digital?

Conheça a ComSchool, uma escola que oferece cursos de Marketing Digital, Mídias Sociais e E-commerce. Estude com especialistas mercado digital. São professores experientes, autores de livros, diretores e donos de agência que vão te ensinar os segredos do empreendedorismo digital.

bottom of page