top of page

7 Dicas para conseguir um emprego no mercado digital

Atualizado: 27 de out. de 2023

Se há um mercado que esteja em constante evolução, inegavelmente, este é o digital. Consequentemente, com essa crescente, a concorrência tende a ser cada vez maior, pois isso é importante se preparar para conseguir se destacar dos demais e atingir o sucesso.

Separamos 7 dicas importantes para você conseguir uma vaga no meio virtual.

1 – Mantenha-se atualizado

Faça cursos e estude o máximo possível, o mundo virtual está em constante mudança, por tanto é necessário adquirir conhecimento de todas formas possíveis.

Uma dica é participar de palestras sempre que possível, e estudar o quanto puder, seja presencialmente ou através de cursos EAD.

2 – Construa networking

O relacionamento interpessoal é de extrema importância em qualquer âmbito, mas no meio digital é praticamente obrigatório manter uma grande rede de proximidade. A recolocação no mercado é facilitada com bons contatos, por tanto construir esse capital social de laços profissionais fortes é essencial.

3 – Defina seus objetivos

Não saia atirando para todos os lados, tenha em mente qual é seu objetivo no mundo virtual. Há uma gama de opções de trabalhos no ambiente digital, por isso é necessário saber qual caminho seguir.

Saiba onde você quer chegar e mantenha o foco e a perseverança, pois apenas com muito esforço e dedicação é possível alcançar o sucesso, ainda mais em uma área tão concorrida e em alta como o meio digital.

4 – Faça uma auto avaliação

Defina quais são suas principais características e onde você realmente gostaria de se ver trabalhando. A crítica voltada para si mesmo, e a análise dos pontos em que você precisa melhorar são necessárias para crescer profissionalmente e também evoluir como pessoa.

5 – Monte seu Portfólio

Valorize seus trabalhos já realizados, e saiba como expor seu material de modo a torna-los mais atrativos para o recrutador. Saber divulgar seu trabalho é um ponto decisivo para seu sucesso profissional.

Existem plataformas que permitem a exposição de seu portfólio e facilitam a visualização do mesmo, isto pode ser usado principalmente por designers, deixando seus trabalhos organizados e de fácil acesso a todos.

6 – Marque presença no Linkedin e em sites de emprego

O linkedin é a rede social para profissionais e oferece a possibilidade de aumentar sua networking, encontrar vagas e criar um bom relacionamento na sua área. É, portanto, um ótimo meio para alcançar o sucesso profissional.

Site para vagas oferecem uma grande variedade de empregos, desde estágios, trabalhos como freelancer e até efetivos. É preciso deixar seu currículo atualizado para receber as oportunidades, e por ser uma grande vitrine, a chance de ser chamado para um processo seletivo é grande.

7 – Participe de fóruns

Debater é sempre um método interessante para adquirir conhecimento. A troca de informações é essencial, e um dos locais mais indicados meios para abrir uma discussão é em um fórum. Você sempre encontra pessoas dispostas a conversar e há muito conteúdo relevante para ler.

Agora é com você! Estude muito, corra atrás de seus objetivos e boa sorte!

bottom of page