top of page

7 melhores ferramentas gratuitas de SEO

Quem trabalha no ambiente digital, tem um e-commerce, um site ou um blog, e precisa conseguir mais visitas, gerar mais engajamento e conversões sabe da importância de desenvolver boas técnicas de SEO.

Só para esclarecer, o SEO é um método super importante que você utiliza para otimizar e preparar seu site para ser encontrado nos mecanismos de busca, usando as famosas palavras-chave (Keywords). Já escrevemos um artigo explicando melhor e dando dicas para desenvolver boas práticas de SEO, veja aqui!

Quem já trabalhou com SEO sabe que é necessário fazer relatórios sobre o desempenho do site, fazer comparações, estratégias e planos. E isso pode ser um trabalho chato e que toma tempo.

Mas a boa notícia é que existem hoje diversas ferramentas gratuitas na web que auxiliam nas atividades de SEO. Então, hoje listamos aqui pra você as 7 melhores ferramentas gratuitas de SEO e mostramos a importância de cada uma. Essas ferramentas fazem toda a análise do site, pontuam os problemas, mostram soluções, auxiliam a desenvolver atuações mais assertivas nas técnicas de SEO e assim, fazem você ganhar tempo.

SEO Quake

Uma das ferramentas mais utilizadas e conhecidas hoje é o SEO Quake. Com ela você pode monitorar e analisar qualquer site que quiser. Ela mostra tudo – seus acertos e erros. Você pode fazer o teste clicando aqui: http://www.seoquake.com/

Google Adwords Keyword Tool

Esta é a ferramenta gratuita do Google, e é ótima! Faz parte de umas das funções do Google Adwords (você tem que logar no Adwords para utilizar o Keyword planer). Com ela você consegue visualizar quais são as palavras-chave mais procuradas e a partir disso, consegue definir quais as Keywords deve escolher nos seus textos e descrições do seu site. Veja mais aqui

SEO Site Checkup

Esta ferramenta é muito fácil de usar, é só inserir o endereço de seu site e pronto! Com o SEO Site Checkup, você terá uma visão geral do site, com a marcação de todos os pontos que devem ser melhorados e também pode observar os que já estão bons. Confira aqui: http://www.seositecheckup.com/

Google Analytics

Uma das ferramentas mais importantes e utilizadas para analises de sites de uma forma geral é o Google Analytics. Ela te ajuda em vários sentidos e tem funções bem específicas e completas. E é fácil de usar. Com o Analytics você pode ver quantas visitas seu site teve nos últimos dias, e com uma análise mais apurada, você consegue perceber se o público que você quer atingir está realmente recebendo suas informações. Veja aqui.


Alexa

No site Alexa, há ferramentas pagas e gratuitas. Os recursos gratuitos são bem interessantes e são suficientes para que você possa ter uma ideia da densidade de suas keywords e pode ver qual a posição do seu site em um ranking mundial e nacional. Veja mais aqui.

Google Web Master Tool

Ao cadastrar o seu site nesta ferramenta que também é do Google, você vai poder visualizar todos os pontos que devem ser melhorados no site, além disso, a ferramenta diz se seu site está com problemas de rastreamento. Veja mais aqui.

Microsoft Free SEO Toolkit

E por ultimo, vamos falar de uma ferramenta bônus da Microsoft. Você instalá-la no seu PC e depois pode gerar uma análise completa do seu site, que vai te ajudar a entender as falhas e os pontos positivos de seu trabalho e vai te guiar para melhorar suas estratégias de SEO.

Para saber mais sobre SEO e suas estratégias, a ComSchool oferece o curso de SEO na Prática, para que você seja um especialista nessa área.

Nesse curso você aprenderá as mudanças que devem ser feitas no código das páginas (Insite SEO), o que pode ser feito para que outros sites apontem para o seu (Outsite SEO) e vai conhecer dicas e segredos que o Google não conta pra ninguém. De quebra você ainda aprende a usar softwares e ferramentas online, muitas delas gratuitas!

bottom of page