top of page

O que é engajamento? Entenda a importância dele nas redes sociais

Analisar os resultados de uma campanha é mais difícil do que a maioria das pessoas imagina. Os números são apresentados de forma bruta, atrelados a termos que podem ser desconhecidos. Por isso, entender o que é engajamento e o que o torna tão importante é essencial para qualquer profissional de marketing.

Se você ainda não é um expert nesse assunto, não se preocupe. Muitos profissionais experientes também já passaram por isso, especialmente devido à mudança constante que as redes sociais aplicam em algoritmos e boas práticas. Entenda melhor a seguir!

Alcance e impressões

Já que usuários da internet passam 28% do tempo nas redes sociais, é possível entender porque a competição por atenção nessas plataformas é tão intensa. Empresas têm competidores que nunca imaginaram antes: desde filhotes fofinhos até vídeos de comédia.

Por isso, é importante que todas as marcas estejam atentas aos termos que envolvem a análise do engajamento nas redes sociais. Assim, é possível direcionar esforços para onde é necessário, seja por meio de uma mudança de estratégia, seja a partir do reforço do que já está em curso.

Normalmente, a leitura desses dados circula entre dois termos: alcance e impressões. Sem entender o que ambos significam, é impossível garantir que você faça análises certeiras, produza o melhor conteúdo (e resultados) para a sua página e entenda o que é engajamento.

Alcance

O alcance representa quantas pessoas visualizam individualmente um conteúdo publicado. Ele pode ser compreendido como a medida do público que realmente acompanha seus posts.

Impressões

As impressões são o número de vezes que o público visualiza o mesmo post. Isso acontece quando você vê um conteúdo em seu feed e o compartilha, por exemplo. Então, seu amigo gosta e faz o mesmo. No fim, você entra em contato com a postagem em duas ocasiões.

Exemplos em redes sociais

O primeiro passo para entender o que é engajamento já foi tomado. Em resumo, quando você posta um conteúdo, ele alcança uma pessoa. Ela, por sua vez, pode ter impressões do mesmo post indefinidas vezes.

Para você entender melhor, vamos utilizar como exemplo duas gigantes nesse meio. O Twitter e o Facebook são fundamentais nas estratégias de engajamento nas redes sociais das empresas. Por isso, é imprescindível conhecer a maneira que eles compreendem alcances e impressões.

Twitter

Para o Twitter, as impressões ocorrem toda vez que o usuário visualiza o seu tweet, tanto nas versões mobile (inclusive o aplicativo) quanto desktop. Essa é a única métrica disponível para conteúdos orgânicos.

Já em tweets promovidos, método utilizado pelas campanhas pagas na plataforma, é possível mensurar o alcance dos conteúdos em alguns países. Nos Estados Unidos, todas as opções já estão disponíveis.

Facebook

É um pouco mais complicado entender o engajamento por meio do Facebook. Isso porque, enquanto o conceito de impressões permanece o mesmo, o alcance é mais complexo. Ele pode ser dividido em três categorias:

  1. viral: representa a quantidade de visualizações mediadas por terceiros. Isso inclui qualquer impressão individual que a página e/ou publicação teve de um amigo do usuário por meio de compartilhamento, curtida, comentário, etc;

  2. orgânico: representa a quantidade de pessoas que viram sua página e/ou publicação sem qualquer promoção paga, nem por meio de interações terceiras;

  3. pago: é o número que mostra quantas pessoas visualizaram sua postagem impulsionada por meio do Facebook Ads.

O que cria o engajamento

Agora que você já sabe sobre o alcance e as impressões, fica mais simples entender o que é engajamento. Isso porque ambos esses conceitos são os pilares desse processo nas redes sociais. Porém, ele não se limita a apenas isso.

O engajamento acontece quando as pessoas se envolvem e interagem com a marca nas plataformas. Isso ocorre por meio de ações específicas, como comentar, compartilhar, curtir ou retweetar uma publicação. Os métodos disponíveis variam entre as mídias.

Contudo, esse conceito vai muito além dessas ações. Podemos considerar também o envolvimento, a intimidade, a experiência e a interação como partes do engajamento. Além disso, as plataformas têm métodos de mensuração próprios, que são relevantes para cada uma delas.

Por isso, não basta ter apenas uma única estratégia para todas as redes sociais. Só é possível conseguir bons resultados ao conhecer bem o espaço e o seu público. Dessa maneira, você cria campanhas mais certeiras e facilita resultados satisfatórios.

Se torne um expert com a ComSchool!

Agora, você já sabe o que é engajamento. Se quiser se aprofundar nesse assunto, invista em uma formação completa com o curso de gerentes de mídias sociais da ComSchool. Aqui, oferecemos aulas sobre plataformas com certificado, que vão colocar você em uma posição de destaque no mercado de trabalho.

bottom of page