Alcance e Impressões: o que é engajamento?

Entenda a importância do engajamento nas redes sociais

Você já se confundiu quando estava analisando os resultados de uma campanha nas redes sociais? Fique tranquilo, pois muitos profissionais experientes já passaram por isso. Algo que pode confundir muitos profissionais de mídias sociais são termos como “alcance” e “engajamento”, o que gera interpretações erradas e a ineficiência da estratégia.

Levando em consideração que os usuários da Internet passam 28% do seu tempo nas redes sociais, compreender os termos que envolvem a análise deste ambiente é importante para as empresas direcionarem seus esforços para manter as coisas como estão ou mudar o que for preciso para conquistar os resultados desejados.

O que os termos indicam?

A competição por atenção nas redes sociais é imensa, pois sua empresa ou seu cliente precisa mostrar conteúdos que vençam fotos de bebê fofinhos, posts sobre política, fotos de viagem, selfies ou vídeos engraçados.

Como conhecimento é poder, para você não se equivocar novamente, vamos explicar o que os termos “Alcance” e “Impressão” significam de forma simplificada. Confira:

Alcance – representa quantas pessoas visualizam o conteúdo publicado individualmente e pode ser considerada como a medida do público que realmente acompanha seus posts.

Impressões – é o número de vezes que o público visualiza o mesmo post. Isso significa, por exemplo, que você vê um conteúdo no seu feed e o compartilha. Então seu amigo gosta e faz o mesmo. No fim, você visualizou e mesma coisa duas vezes.

Resumindo: quando você posta algo esse conteúdo alcança uma pessoa, que pode ter impressões do mesmo post indefinidas vezes.

O que “Alcance” e “Impressão” significam no Facebook e no Twitter?

Agora que você entende melhor os termos, vamos complicar um pouco analisando o que os termos “Alcance” e “Impressão” revelam em duas das redes sociais mais utilizadas da atualidade.

Alcance e Impressões: o que é engajamento?

Twitter

Para o Twitter, as Impressões ocorrem toda vez que o usuário visualiza o seu tweet, tanto na versão mobile (e nos aplicativos para smartphone) quanto na versão desktop. O alcance, no caso desta rede social ainda não é mostrado.

Alcance e Impressões: o que é engajamento?

Facebook

Nesta rede social a história se complica um pouco mais, apesar da Impressão ter o mesmo significado. Já o Alcance pode estar em três categorias diversas:

Viral – significa o quanto cada pessoa visualizou (individualmente) um post seu ou página que algum contato seu ou pessoa que curtiu sua página compartilhou ou curtiu;

Orgânico – é o número de pessoas que viram seu conteúdo sem que este fosse patrocinado;

Pago – é o número que representa quantas pessoas visualizaram seu post impulsionado.

O que é engajamento?

Depois que você fixar estes significados em sua mente, será simples interpretar os dados e construir a campanha certa para conquistar o Engajamento. Mas, o que isso quer dizer?

O Engajamento acontece quando as pessoas se envolvem e interagem com a marca nas redes sociais fazendo ações como comentar, compartilhar, curtir ou retuitar (dependendo da plataforma). Contudo, esse conceito vai muito além destas ações. Podemos considerar também o envolvimento, a intimidade, a experiência e a interação.

Você quer se aprofundar neste assunto? Invista em uma formação completa como o curso de gerentes de Mídias Sociais da ComSchool.

A ComSchool oferece cursos de mídias sociais que dão direito aos Selos Profissionais Certificados e conhecimento atualizado sobre a área.