top of page

Alibaba desenvolveu sistema artificial que já supera o ser humano

Confira como a Alibaba desenvolveu um sistema artificial que já supera o ser humano

A IDST (Instituto de Ciência de Dados de Tecnologias), que faz parte do Grupo Alibaba, desenvolveu um sistema de inteligência artificial que supera o ser humano em termos de aprendizagem.

O teste que serviu de parâmetro foi uma prova de compreensão de leitura, a SQuAD (Standford Question Answering Dataset).

De acordo com o instituto, esta é a primeira vez que uma inteligência artificial consegue uma pontuação maior do que um ser humano nesta avaliação, que é formada por cerca de 100 mil questões baseadas em mais de 500 artigos da Wikipedia.

Modelo de aprendizagem superior a mente humana

A SquAD é considerada o exame de compreensão de leitura de máquinas mais sofisticado do mundo.

Por isso, um sistema artificial que obtém uma pontuação alta pode ser considerado como superior a mente a humana.

Devido a este prestigio, a avaliação atrai institutos, companhias e universidades, como Instituto de Pesquisa Allen, IMB, Microsoft, Google e a própria Universidade de Stanford.

O sistema desenvolvido pelo IDST, denominado “modelo de redes neurais profundas” conquistou a pontuação de 82,44 em Exact Match, o que superou a pontuação humanada de 82,304.

A Alibaba já utilizou esta tecnologia em sua plataforma de e-commerce, exatamente no dia do solteiro, em novembro de 2017, quando realizou em evento global para incentivar as compras pela internet.

A Inteligência artificial ficou responsável por atender a grande quantidade de consultas geradas por esta ação.

O que você achou desta história? Compartilhe em suas redes sociais! Se quiser aprender a gerenciar um e-commerce e desenvolver uma visão inovadora, faça o curso de gerente de ecommerce na prática.

bottom of page