As 5 principais redes sociais do Brasil

Redes Sociais mais utilizadas no Brasil

As redes sociais fazem parte da rotina diária da maior parte da população mundial. Estamos conectados 24 horas por dia e fazemos parte de uma ou mais redes sociais.

Elas não apenas interligam pessoas, mas também empresas a pessoas e empresas a empresas.

Redes sociais são espaços para comunicação, entretenimento, marketing, relacionamento, negócios etc.

Redes sociais no Brasil

Modificaram totalmente o universo da internet e o comportamento das pessoas e das empresas no ambiente online. E os brasileiros participam ativamente dessa comunidade social virtual, sendo um dos países mais engajados.

No país, anualmente, todas as redes sociais crescem exponencialmente. Mas quais são as 5 principais redes sociais no Brasil? As com mais usuários e mais acessadas?

Veja aqui quais são, em ordem crescente, as redes sociais que fazem mais sucesso no Brasil hoje:

(dados retirados da Pesquisa Brasileira de Mídias 2015 – Secom, governo federal)

Facebook

Como já era de se esperar, o Facebook sai na liderança nesta seleção. Criado por Mark Zuckerberg e lançado em 2004, o Facebook é hoje a rede social mais acessada e utilizada no mundo todo, com uma população de 1,5 bilhões de usuário cadastrados, sendo cerca de 83 milhões brasileiros.

Os brasileiros, que já participavam da cultura das redes lançada pelo Orkut, adoram se socializar no Facebook.

Além disso, também gostamos de seguir Fanpages de assuntos que interessam e inspiram. Então parece que o Facebook foi feito pra gente e veio pra ficar!

Whatsapp

Uma das redes sociais mais recentes, criada em 2009, é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones.

O fato é que os brasileiros são loucos pelo zap zap (como costumamos chamar), ele é simplesmente ótimo para diversos tipos de comunicação.

Adoramos participar de grupos, compartilhar vídeos e fotos, mandar mensagens de áudio e até fazer ligações utilizando o Whatsapp.

Quem nunca perdeu o sono por causa do zap zap? Segunda a empresa, hoje são cerca de 38 milhões de usuários brasileiros, equivalendo a 8% dos usuários mundiais.

Youtube

Vídeo, vídeo, vídeo. Em terras de redes sociais quem compartilha vídeo é rei! Não é à toa que o Youtube fica em terceiro lugar das redes sociais mais utilizadas no Brasil.

Já ouviu falar que 2015 é o ano dos vídeos online? A tendência agora é videalizar! O Youtube foi fundado em 2005 pelos 3 pioneiros da PayPal e se popularizou rapidamente.

Ele não tem as mesmas características das outras redes sociais, mas é sim uma rede, quem quiser pode criar um perfil e ter um canal.

Ele é o site mais popular de hospedagem e socialização de vídeos do mundo. No Brasil, nove em cada dez internautas usam o Youtube para assistir vídeos.

Instagram

A ideia do Instagram é o compartilhamento de fotos (com lindos filtros e formato Polaroid) e vídeos curtos ( até 15 segundos) através do celular.

Tirar foto virou febre, qualquer hora é o momento para bater uma foto com o smartphone e automaticamente postar com uma hashtag interessante.

Apesar das maiores funções do Instaram ser o acesso através do smartphone, a versão web é uma das mais acessadas no Brasil.

O sucesso é grande também por causa da inclusão dos famosos que adoram utilizar essa rede como fonte de renda, sendo patrocinados por grande marcas.

O Instagram foi criado em 2010 e apesar de estar ocupando hoje a quarta posição das redes sociais mais acessadas no Brasil, está crescendo mais rápido do que as outras redes e muito provavelmente ano que vem estará ocupando umas das 3 primeiras posições.

Twitter

Criado em 2006, o Twitter é uma rede social que possibilita aos usuários a troca de atualizações pessoais.

O Brasil é o segundo país em número de usuários nessa rede e um dos mais ativos também. Celebridades e atletas adoram o Twitter.

Por esses e outros motivos, o Twitter é um canal de comunicação online importantíssimo.

Rede social conhecida pelos mini textos

Quando falamos de Twitter o que é mais marcante são os seus mini textos de até 140 caracteres, conhecidos como tweets.

A ideia é passar um recado de forma rápida e direta e deixar todo mundo informado instantaneamente. Parece simples, mas em pouco tempo, o twitter se tornou uma das principais redes sociais no brasil.

Redes sociais para empresas

Se você quer saber mais como utilizar as diversas redes sociais para ações de marketing digital em sua empresa, a ComSchool oferece o curso de Gerente de Mídias Sociais! Confira aqui a programação e a data da próxima turma: Curso de Gerente de Mídias Sociais.

São mais de 170 cursos para você turbinar sua carreira e transformar sua empresa. Além disso, você faz um networking de alto nível e conquista Selos Profissionais Certificados.

Até a próxima! 😉