top of page

As melhores práticas para criação de blog

O passo a passo para a criação de blog de sucesso

Criar um blog como parte da estratégia de atração de compradores para sua loja virtual pode ser uma ótima ideia!

Mas, existem tantos blogs e isso pode desanimar. Contudo, se você souber como começar da maneira certa, começará este projeto com mais eficiência.

A criação de blog não é um bicho de sete cabeças!

Siga nossas dicas para criar o lugar que abrigará todo o conteúdo produzido para sua empresa e que trará as respostas as dúvidas do seu público-alvo. Confira!

Escolher nicho ou micro nicho

Comece avaliando se o melhor para sua estratégia de Marketing Digital é criar um blog de micro ou de micro nicho.

Você pode focar em uma ou outra opção, mas deve ter em mente o público que deseja atingir e o assunto que precisa realmente explorar.

Vamos tomar como exemplo de nicho uma loja virtual de produtos geek.

Ao criar um blog, você pode optar por escrever para todos os gêneros, ou apenas para mulheres que gostem de videogames e animações.

Registrar um domínio com o tema do blog

A partir do momento que o nicho ou micro nicho foram definidos, você pode criar um nome e uma URL com uma palavra-chave para que o blog seja encontrado facilmente nos motores de busca.

Além disso, com o registro você protege e fortalece a sua marca, inspira credibilidade no leitor e marca sua presença online.

Optar pela melhor plataforma para a criação de blog

Escolher a melhor plataforma para um blog é uma tarefa difícil, pois existem inúmeras opções e, dependo, do que você escolher, pode enfrentar muita dor de cabeça no futuro.

A finalidade do projeto deve ser levada em conta nesta decisão.

Você pretende focar mais em texto? Tem facilidade com configuração de plataformas? Prefere algo mais simples?

Após responder estas perguntas, duas sugestões de plataformas para a criação de blog com o domínio registrado:

WordPress.org – Sua vantagem é ter total controle de diversos aspectos do blog, a possibilidade de adicionar funções como fóruns e o acesso a diversos plugins que agregar recursos diversos. você pode usar essa opção com o domínio registrado, bastando acessar o menu “Configurações” + “Domínios”. Não confunda com o WordPress.com, pois você não é proprietário do seu blog neste serviço.

Tumblr – Um misto de microblogging e rede social que permite uma visualização super-rápida de imagens, vídeos e gifs. Para inserir o domínio registrado, basta acessar a configuração de aparência e inserir a url.

Configurar com profissionalismo

Neste passo, você deve se concentrar na configuração do template que ajudará a tornar o blog mais atraente e inserir os recursos que o tornarão mais funcional e surpreendente para o leitor.

Confira o artigo 5 Plugins para SEO em WordPress que você pode adicionar nesta etapa. Já no Tumbrl, você pode usar toda a sua criatividade para ajustar a aparência.


6 tipos de ferramentas de marketing digital que você precisa dominar

Gerar conteúdos que ajudem

Comece a produzir! Produza artigos com foco na solução do problema dos seus futuros clientes e conquiste eles compartilhando seus conhecimentos.

Responda o que as pessoas procuram nos mecanismos de pesquisa sobre o seu nicho ou micro nicho.

Empregar técnicas de SEO

Com o SEO onpage você otimiza o blog e seus conteúdos para ser encontrado mais facilmente pelos mecanismos de busca.

Saiba mais sobre este assunto, lendo o artigo O que significa “escrever para SEO” em 2018?.

Agora que você já conheceu o passo a passo para criar um blog de sucesso, confira o curso de WordPress e o curso de SEO.

Tenha um blog bem-sucedido e torne-se especialista nas melhores práticas de rankeamento.

bottom of page