A Atualização do Google Pigeon

A nova atualização do Google, lançada no dia 24 de julho, tem causado muita movimentação e discussão em torno do que é exatamente essa alteração e do que irá afetar, de fato, na experiência dos usuários. Já aplicada nos EUA, a mudança tem tido grande impactado sobre os resultados de buscas e não deve demorar para impactar também as SERPs (Search Engine Results Page) brasileiras. A atualização, não nomeada pelo Google, foi batizado como Pigeon Update pela Search Engine Land, site de credibilidade que noticia, informa e produz conteúdo sobre marketing de busca.

 

Mas, o que o nome tem haver com essa atualização? Pigeon significa literalmente, do inglês, pombo. O site explica a escolha do nome citando o comportamento do animal. O pombo é um pássaro que sempre retorna à casa, sempre sabe voltar ao lar, além de ser ágil e rápido. E assim é essa atualização do Google.

 

O que é o Pigeon Update, afinal? O Pigeon nada mais é do que um algorítimo que promete melhorar o rankeamento dos resultados para buscas locais. O update irá afetar os resultados locais das buscas realizadas no Google Maps e no Google Search, com o objetivo de aprimorá-las. Tornando as pesquisas mais precisas e inteligentes, será possível proporcionar resultados mais relevantes e de maior qualidade ao usuário que busca por serviços locais e informações sobre esses serviços como, por exemplo, onde fica, como chegar nesse determinado local, quanto tempo demora o percurso até lá, etc.

 

O que será afetado com o Pigeon Update? Não se sabe ao certo o quanto e como a atualização irá alterar os resultados e a experiência dos usuários de outros países, que não os EUA, mas é certo que quem possui e disponibiliza serviços locais na web deverá ficar atento para possíveis ajustes que se tornarão necessários em sua estratégia para se manter ou se tornar visível nos resultados do buscador.

 

Tendo em vista que no âmbito técnico haverá alterações na forma como o Google filtra, classifica e apresenta os resultados, será importante que o trabalho de otimização de busca local seja bem planejado e seu desenvolvimento e resultados sejam analisados.  Se você possui algum tipo de serviço local, como restaurante, salão de beleza ou pet shop, é importante que faça isso. Como negócios locais dependem do tráfego e da clientela da redondeza, com um mecanismo de busca mais refinado e inteligente você precisará aprimorar também as suas estratégias para ficar visível nas SERPs.
O professor Denis Andrade, um dos qualificados profissionais da ComSchool, gravou recentemente um vídeo com dicas de como se adaptar ao Pigeon Update. Não deixe de assistir.

 


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