Behavioral Target: Marketing Digital Segmentado

Surgido entre os profissionais de marketing direto nos Estados Unidos, o Behavioral Target é o conceito de segmentação comportamental. Ele surgiu da necessidade de identificar o comportamento do consumidor durante a navegação em um site para compreender como criar uma campanha para atingi-lo e impacta-lo, aumentando assim as chances de conversão. O Behavioral Target é uma estratégia dirigida para alavancar as vendas em um subgrupo específico ao invés de tentar vender limitadamente para todas as categorias de consumidores.

 

O que é exatamente segmentação comportamental? Diferentemente do que muitos pensam em um primeiro momento, a segmentação comportamental não se limita apenas ao conhecido levantamento de consumidores por dados genéricos, como: idade, perfil, região e semelhantes. Como o próprio nome diz, é uma leitura de como o consumidor se comporta na internet, de quais são seus hábitos de navegação e de consumo no e-commerce.

 

É feito uso dos dados mais gerais, como os dados informados pelo consumidor em cadastros, porém eles são combinados com um rastreamento do comportamento de cada visitante em uma ou mais URLs, conforme for determinado. De acordo com as buscas efetuadas, as páginas visitadas, o local de acesso e as compras (concluídas ou não), um perfil é criado para cada usuário. Assim, utilizando os seu cookies de navegação é possível distribuir um conteúdo específico para esses usuários de acordo com o perfil que foi construído por meio desse estudo.

 

É importante destacar que de forma alguma a privacidade do usuário é invadida, afinal há políticas de privacidade que os protegem adequadamente. Além disso, seria entendimento comum que esta coleta de informações é utilizada em benefício do usuário, fazendo com que ele receba apenas publicidade que lhe seja relevante.

 

Por que utilizar Behavioral Target? Cada vez mais, individualizar o seu consumidor é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Com o Behavioral Target você irá maximizar ainda mais o conhecimento que tem sobre seu público consumidor por especificá-lo e aprofundá-lo. Entendendo como ele pensa e se comporta, você terá a chave para encaminhá-lo para uma conversão.

 

A partir desse conhecimento obtido sobre seu público-alvo, será possível produzir e desenvolver campanhas que irão atingí-lo de fato, com uma linguagem que provoque empatia. Além de fazer render seus investimentos em mídia aumentando seu ROI (retorno), o Behavioral Target irá gerar um índice maior de conversões e de rentabilidade do seu site ou e-commerce.


Outra grande vantagem do Behavioral Target é que ele não só aumenta o número de vendas, mas também contribui para a fidelização dos clientes que consumirem os anúncios e campanhas durante a navegação. Pelo anúncio estar direcionado para o consumidor determinado, a linguagem será apropriada e a mensagem personalizada para ele: isso gerará nele empatia, aumentará a identificação com a marca e ampliará as possibilidades de retorno dele à sua página, site ou loja virtual.

 

 


Quer dominar esse e outros conceitos e obter excelentes resultados com Marketing Digital? Conheça o curso de Gestão de Marketing Digital de Alta Performance da ComSchool. O único no Brasil com foco em alta performance. Chega de investir em mídia online que não traz resultados. Aprenda a fazer Marketing Digital que dá resultado.