Black Friday Inteligente: 4 Dicas para Comprar Online

Black Friday: confira dicas para Comprar Online

A Black Friday está a todo vapor para mais uma edição no Brasil. O evento que acontece tradicionalmente na última sexta-feira de novembro, tem expectativas de movimentar mais de 2,2 bilhões de vendas online, segundo pesquisas realizadas pelo Google e o Ibope.

Essa rápida expansão fez os consumidores ficarem cada vez mais espertos com as empresas que oferecem promoções mascaradas.

Com previsão de aumento de 15% a 20%, o evento gera quinze vezes mais tráfego para o e-commerce do que em dias normais, antecipando até mesmo as vendas de Natal.

São ofertas de roupas, calçados, decoração, imóveis, pacotes de viagem, que podem chegar até 90% de desconto.

Segundo o portal UOL, a pesquisa realizada pelo Google mostra os eletrônicos e os eletrodomésticos liderando 65% das intenções de compra, seguidos pelos artigos de moda, com 47%.

Essas estatísticas podem dobrar na medida que o consumidor passa a confiar na compra online, mas antes ele deverá aprender a se esquivar das promoções fraudulentas. Confira a seguir algumas dicas para o sucesso nas compras:

1 – Programe-se

É muito comum agirmos por impulso e acabarmos comprando em excesso, principalmente pela proximidade com o Natal e as festas de fim de ano. A dica é listar os produtos que devem ser comprados para não extrapolar o orçamento. Escolher as marcas de interesse e conhecer as formas de pagamento também são ações importantes para o planejamento desse processo.

2 – Compare valores

Para evitar o “Black Fraude” verifique o histórico de preços, já que pode haver variação de uma semana para outra, pois na Black Friday algumas empresas costumam diminuir o valor dos produtos que foram propositalmente colocados acima da média anteriormente. Certifique-se de que a promoção de fato existe e que não é apenas uma tentativa de enganar os compradores. No site “Black Friday de Verdade” você monitora as marcas com seus descontos reais.

3 – Pagamento, Garantia e Devoluções

Cada empresa tem uma forma de pagamento, o recomendado é que você as conheça e esteja a par de como funciona o sistema de garantia e devolução. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor o cliente tem até 7 dias para a devolução da compra online em caso de arrependimento.

4 – Selo de Confiança

As lojas participantes da Black Friday têm um selo de confiança em suas páginas sinalizando o cumprimento de um código de ética. Qualquer outro comércio que não esteja registrado na página oficial do evento, não será responsabilidade deles.

Para evitar sites não confiáveis, o Procon organizou uma lista com as lojas que receberam diversas reclamações de consumidores. O Reclame Aqui também é uma alternativa para que você possa se manter informado sobre a loja da qual quer comprar.

 

Conheça os Cursos de E-Commerce para Moda e Gerente de E-commerce e Marketing Digital, e aproveite o fim de ano para dominar o tema!