Blog: Ferramentas para organizar sua produção de conteúdo

Otimize seu conteúdo com as ferramentas certas

A produção de conteúdo exige planejamento e foco para que não sejam produzidos textos fracos e que não atinjam as expectativas de quem está lendo. O Marketing Digital ampliou as possibilidades e é muito fácil se perder entre tantas informações e começar a escrever sem direcionamento apenas para manter um blog ou site sempre atualizado.

Fazer um Planejamento Editorial para seu blog pode ser mais simples do que aparenta e você pode contar com uma série de ferramentas que ajudam a colocar sua estratégia em ordem e começar a produção com eficiência.

6 tipos de ferramentas de marketing digital que você precisa dominar

Calendário Editorial

O primeiro passo é criar um Calendário Editorial para saber quais temas serão pulicados e em quais datas. Assim, você evita a perda de tempo em pesquisar um assunto para escrever, pode criar artigos relevantes e de acordo com o que está sendo falado no momento, manter uma estratégia de longo prazo, controlar o que é publicado e continuar motivado. Para conceder o seu cronograma, siga os passos:

  • Frequência – você precisa entender seu público-alvo para definir a frequência das publicações. Por isso, vale a pena estudar o comportamento dele visitando outros blogs que abordem os mesmos assuntos e analisando o Google Analytics;
  • Categorias – organize as ideias de artigos em categorias e determine um número mínimo de conteúdos que produzirá para cada uma;
  • Organize – agora que você já concluiu os passos anteriores reúna tudo e terá seu Calendário Editorial.

As ferramentas que você pode usar são:

  • Planilhas eletrônicas, como o Microsoft Excel ou Calc (Libre Office);
  • Google Calendar ou o Calendar do Outlook;
  • Aplicativos de celular, como o Editorial Calendar ou WordPress;
  • Plugins, como o WordPress Editorial Calendar.

Organize tudo

Com o Calendário Editorial pronto, agora é hora de organizar todas as suas ações em um só lugar. Nada melhor do que uma plataforma online que você acessar tanto de um computador quanto de um dispositivo mobile.

O visual da ferramenta permite que você organize a produção do conteúdo em quadros que você pode definir, como “Pauta”, “Produção” ou “Publicação”, por exemplo. Além disso, oferece recursos como etiquetas que você pode usar para seguir as categorias do blog.

Outro recurso importante é definir datas, o que é importante para você manter as postagens em dia.

Use imagens

Investir na parte visual do blog é importante para atrair os olhares dos leitores. Com a ferramenta online gratuita Canva você consegue, até mesmo, criar um Infográfico para acompanhar algum texto. Os modelos são prontos e customizáveis, com acesso a um banco de imagens e textos pré-formatados para guiar a criação.

Além disso, você pode criar cartões, revistas, cupons, capas de livros ou revistas, media kits, e-books, colagens com fotos, web banners, posters e apresentações, entre outros materiais.

Você também pode, simplesmente, inserir imagens pertinentes aos artigos. Para isso, conte com banco de imagens gratuitos, como Freepik, Pexels e Pixabay.

Gerencie sua lista de e-mails

O e-mail marketing, como já tratamos neste outro artigo, ainda é uma excelente estratégia para distribuir seu conteúdo e conduzir seu público-alvo ao objetivo que você deseja, como aumentar as vendas de uma loja virtual.

De tantas opções para automatizar o e-mail marketing, uma que oferece um plano gratuito para envio de até 5.001 contatos é a E-Goi. Assim, você não precisará investir logo no início de seu Planejamento Editorial neste tipo de recurso.

Outra dica é a ferramenta Nitro News, desenvolvida por brasileiros e que oferece plano gratuito para até 5.000 contatos.

Agende suas postagens nas redes sociais

Para automatizar a distribuição dos conteúdos por meio das redes sociais nada melhor do que ter o poder de agendar as postagens nos horários e datas mais interessantes. Começar com uma opção gratuita também é excelente para testar a ferramenta que atendará suas demandas. Assim, você pode testar as versões gratuitas da Social Pilot, Hootsuite ou Buffer, entre outras.

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