top of page

Brasileiros sonham com o negócio próprio

Atualizado: 27 de out. de 2023

Segundo pesquisa realizada pela Catho, ser empreendedor é a quarta profissão dos sonhos dos brasileiros

O brasileiro sonha com muita coisa: casa própria, ascensão profissional, dinheiro no bolso… Mas uma recente pesquisa realizada pela Catho mostrou que grande parte dos brasileiros têm sonhado também com o negócio próprio.

Segundo a pesquisa, empreender é a quarta profissão dos sonhos dos brasileiros, ficando atrás de profissões mais comuns, como cargos operacionais e de gerência.

O número de empreendedores cresce cada vez mais no país. Somente em 2014, sete em cada dez brasileiros abriram empresas porque identificaram o momento como favorável para ganhar dinheiro, sendo donos do próprio negócio.

Mas não se engane, apesar do país estar cheio de oportunidades para quem quer começar o próprio negócio, para se dar bem no segmento é preciso ter um plano de negócios, além de metas e ações bem definidas.

Um empreendedor deve estar ciente que, a princípio, o seu negócio dependerá apenas dele, por isso é fundamental enxergar o empreendimento como um todo e estar preparado para altos e baixos do seu novo dia a dia.

Pré-requisitos para empreender

Muitas pessoas já nascem com certo dom para os negócios, porém, se não é o seu caso, seguem algumas características do perfil empreendedor:

Planejamento em primeiro lugar: Todo empreendedor tem que estar preparado para qualquer tipo de cenário de mercado, seja otimista ou pessimista. Por isso, o planejamento da empresa nunca deve ser deixado para última hora.

Ser criativo: Empreendedores conseguem identificar oportunidades, grandes ou pequenas, onde ninguém mais consegue ver. Esse é um ponto que os destaca no meio da multidão.

Ter força de vontade: Ser empreendedor é acreditar fervorosamente na sua habilidade de mudar o modo como as coisas são feitas e ter força de vontade e paixão para alcançar o sucesso.

Não ter medo de correr riscos: Quando se está empreendendo, algumas vezes você terá que quebrar as regras, encurtar distâncias e ir contra o status quo. Lembre-se que empreender é uma grande aventura.

Para realizar o sonho, busque investidores É possível crescer com recursos próprios , mas se o resultado não aparece como o planejado, é preciso buscar soluções. Investidor-anjo, crowdfunding, amigos e familiares podem ser aliados na hora de abrir seu próprio negócio.

O empreendedor digital Quem está pensando em montar uma empresa deve prestar atenção no mercado digital. Os especialistas dizem que o mercado é promissor e está crescendo.

Para se tornar um empreendedor digital é preciso conhecer bem as ferramentas disponíveis na Internet para criação do seu negócio, como plataformas e sistemas, e não ter medo ou preguiça de conhecer – e explorar – novas opções.

Buscar conhecimento é uma ótima maneira para se inspirar e sair um pouco das tarefas operacionais da empresa. Todo pequeno empresário deve reservar um período para se capacitar. Se essa é a sua intenção, a ComSchool oferece diversos cursos na área de e-commerce, marketing digital e mídias sociais.

Se você já tem uma equipe formada, a ComSchool oferece também cursos In Company, para atender necessidades específicas da empresa solicitante. São mais de 70 cursos, que podem ser adaptados especialmente para seu negócio e área de atuação.

A ComSchool está pronta para atender a sua necessidade e desenvolver um conteúdo exclusivo para sua empresa. Conte com a gente e boa sorte!

bottom of page