Calculadora de ROI facilita a vida do profissional de marketing

O profissional de marketing e a Calculadora de ROI

O profissional de marketing tem uma rotina atribulada e que tem como objetivo principal conquistar resultados.

O cálculo de ROI (Retorno sobre o Investimento) é importante para criar um planejamento completo com prazos, custos e processos envolvidos.

Para facilitar a rotina dos especialistas, a Math Marketing criou uma Calculadora de ROI – que está disponível gratuitamente para download – que possibilita ter mais visibilidade sobre prazos, operações e custos relacionados a empresa ou a algum projeto.

A ferramenta entrega um percentual dos ganhos sobre o investimento e informações sobre o negócio (ou projeto). Dessa forma, é possível ter insights e mais decisões assertivas em momentos que exijam tomadas de decisões.

Marcel Ghiraldini, VP Growth & Strategy da Math Marketing, contou que a Math é uma spin off da Conectt (empresa com mais de 20 anos de experiência emTI).

“Criamos a Calculadora ROI de Marketing Digital, com foco em ajudar diretores e gerentes de marketing que busquem o ‘prever o impacto’ em vendas das ações de marketing digital”, comentou Ghiraldini.

Segundo o especialista, a ferramenta é de fácil usabilidade para gestores de Marketing, porém os demais profissional de marketing e leigos na cadeia de negócios de marketing e vendas, ou profissionais com cunho apenas técnico, podem ter dificuldade em entender os conceitos financeiros como VPL, Custo de oportunidade ou mesmo Custo de aquisição de capital.

Qual a finalidade a Calculadora de ROI?

Os profissionais de marketing precisam controlar o retorno sobre investimentos dos projetos de marca e na própria empresa.

Mesmo com planejamento imprevistos podem surgir e o cálculo do ROI é o termômetro que comprova estes problemas.

Com esse alerta, o gestor pode mudar o direcionamento da estratégia. A Calculadora ROI de Marketing Digital ajuda a estruturar o pensamento financeiro sobre ações de Marketing.

“Sabemos que vivemos em um momento de cenário futuro desconhecido (visto a velocidade que a tecnologia impacta nossos hábitos de consumo), por isso usamos curvas de tendências de impacto em geração de Leads, melhoria de vendas e otimização no custo de venda”, comentou Ghiraldini.

Ghiraldini explicou que as informações da Calculadora de ROI saem de modelos teóricos do MIT-SLOAN, com o ajustes feitos a partir da resposta do mercado a ações que medimos nos últimos 36 meses.

“Portanto, ela serve como ferramenta de planejamento de investimento de marketing, focando em reduzir o erro deste exercício de futurologia”, completou.

Quais informações o profissional de marketing obtém?

Especialistas financeiros conseguem realizar cálculos com uma calculadora HP12C e constatar os resultados dos investimentos que a empresa faz.

Existem diversas maneiras de calcular o ROI, mas a mais simples é esta:

ROI = (Lucro do Investimento — Custo do Investimento) / Custo do Investimento

Contudo, os profissionais de marketing precisam de uma ferramenta mais simples, intuitiva, automatizada e com fácil compreensão.

Conforme Guiraldini, o diferencial da calculadora é fornecer um panorama completo de custos, prazos e operações envolvidas.

Assim, proporciona insights preciosos para a tomada de decisões. Nela você simula:

  • Dados atuais do seu negócio;

  • Investimento que serão efetuados;

  • Análise de retorno sobre o investimento (ROI);

  • Tempo de payback;

  • Taxa interna de retorno (TIR);

  • Gráficos Estatísticos.

A utilização das métricas é uma forma de avaliar a performance da empresa. Dessa forma, o ROI é o indicador mais eficiente para criar estratégias que otimizem os processos e mantenham a empresa competitiva.

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