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Cinco dicas de sucesso para o seu e-commerce

Criar um e-commerce não é uma decisão simples, envolve todo um planejamento focado em objetivos claros, portanto, se você pretende abrir uma loja virtual porque acredita ser mais fácil do que abrir uma empresa ou loja física, você não está no caminho certo, mas, se acredita no potencial da sua ideia e deste canal de vendas, desenvolva um plano e siga em frente.

Abrir um negócio envolve planejamento, pesquisa, conhecimento e confiança, por isso, tenha os pés no chão e, antes de ir atrás do sucesso da sua loja, certifique-se de que quer fazer acontecer no seu próprio negócio, o seu e-commerce.

Vários são os fatores que geram sucesso a um e-commerce e, é imprescindível que todos os pontos estejam integrados para que um visitante compre seus produtos e, para ter a certeza que está caminhando para um negócio virtual de sucesso, criamos 5 dicas para facilitar sua análise e melhorar a performance do seu site.

Descrição do produto no e-commerce

Diferente de uma loja física, em que os produtos ficam expostos e, muitas vezes, se vendem sozinhos, no e-commerce, você precisará de textos claros, com informações precisas sobre o produto. É necessário especificar o melhor possível sobre o produto exposto, no entanto, tenha cuidado com dados que não são relevantes que podem confundir o cliente na hora da compra.

Imagens de qualidade

Além de textos informativos e detalhados sobre os produtos, a imagem diz muito sobre a performance do seu e-commerce, então a dica aqui é entender bem de fotografia, explorar tutoriais e fazer cursos que lhe ajudem a tirar boas fotos para sua loja. Outra opção é contratar um fotógrafo com experiência em negócios digitais para te ajudar. Certamente você já viu algum produto na internet que, apenas pela imagem, deu vontade de comprar ou te levou a desistência, não é mesmo?

Portanto, tenha atenção com as fotos e seja seu pior cliente, critique e faça o melhor possível nesse ponto, garanta que seus consumidores vejam imagens relevantes para fechar a compra.

O caminho do cliente

Esse é um dos pontos mais importantes da sua loja, porque é na passagem pelo site que a venda acontece ou é perdida.

Em e-commerce, o processo de decisão de compra do cliente acontece durante o caminho que ele percorre no site, desde a pesquisa pelo produto até a página de chekout (página onde ele encerra o processo e fecha a compra), por isso, avalie sempre esse trajeto, faça testes com pessoas diferentes e procure analisar cada passo, se há algum gargalo, falha nas páginas e se, de fato, está aproveitando o tempo do visitante no site para converter a venda. Lembre-se, quanto menos cliques, melhor.

Fechando a compra

A última página que o cliente deverá passar é pelo Chekout, onde irá confirmar os valores, checar os dados, inserir a forma de pagamento e encerrar a compra.

Se ele chegou até essa página, é porque realmente tem interesse no produto, então é neste momento que tudo precisa dar certo. Deixe claro as informações de frete, os juros, o valor, os descontos, prazos de entrega, enfim, tudo que envolve o fechamento da venda. Uma dica importante, para converter mais, é oferecer várias bandeiras de cartão de crédito e exibir claramente as certificações de segurança.

Valorize seus benefícios e diferenciais

Na internet, a pesquisa de preços, produtos, sites e marcas é feita de forma instantânea e, dessa forma, seu e-commerce pode ser facilmente trocado por outra loja que ofereça o mesmo com uma oferta melhor, por exemplo.

Por isso, dedicamos a última dica para um fator muito importante que nem sempre olhamos: a valorização do produto e marca. Mais do que vender, você tem o desafio de gerar valor à sua marca, informar seus diferenciais e criar identidade com quem compra. Avalie o perfil do seu consumidor, analise o caminho dos usuários no site, páginas que visitam, onde clicam, enfim, verifique informações uteis para melhorar, sempre, os processos e operações da sua loja e, claro, atender com excelência e fidelizar os clientes.

Por fim, vale ressaltar que, diferente de lojas físicas, em um e-commerce, um consumidor que não consegue comprar por falhas e problemas no site, certamente não voltará para fazer novos pedidos e, mais do que perder a venda, você perderá esse cliente. Uma loja virtual, assim como qualquer negócio, necessita de muita observação, testes constantes e avaliações sobre todos os aspectos do processo de compra.

No entanto, sabemos que erros acontecem, então caso ocorra alguma falha que não converta a venda, uma alternativa válida é enviar comunicar o cliente que o erro está sendo corrigido, pedir desculpas e oferecer algum benefício para nova tentativa, como desconto ou outro ponto que facilite a compra do consumidor. Essa opção, além de exibir a atenção da empresa com o cliente, demonstra que seu atendimento está preparado, até mesmo, para possíveis erros e insatisfações.

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