top of page

Cinco momentos do WhatsApp em 2015: app saiu do ar e foi usado em golpe

Atualizado: 27 de out de 2023

O WhatsApp é o app mais popular do Brasil. Toda vez que o aplicativo passa por algum bug ou é alvo de golpe, rapidamente vira destaque nas redes sociais. Nesta retrospectiva especial, falaremos de como foi 2015 para o mensageiro que pertence ao Facebook.

O ano foi marcado por alguns momentos alarmantes para quem usa o app para conversar com os amigos, inclusive, com o caso mais recente do bloqueio doWhatsApp determinado pela justiça brasileira em dezembro. Relembre mais casos de bugs e golpes no WhatsApp.


WhatsApp foi bloqueado no Brasil com determinação de 48 hroas (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Para começar, o grande destaque aconteceu no final de 2015, mais especificamente no dia 17 de dezembro, quando o WhatsApp foi “desligado” em território nacional por determinação da justiça brasileira. O bloqueio que prometia durar 48 horas não passou de um dia, mas já foi motivo para a agitação de muitos usuários. O caso rendeu até uma playlist especial do Spotify, para o tempo “offline” dos internautas. OS mais de 100 milhões de usuários brasileiros foram agradecidos inclusive pelo CEO do Facebook Mark Zuckerberg pelo apoio, com texto em português.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Uma falha no WhatsApp descoberta por um estudante de 19 anos foi divulgada em agosto deste ano. Segundo a descoberta de Ahmed Ledssays, o bug permite roubar informações pessoais de usuários e até conversas por causa de um erro no mensageiro. A falha atinge usuários de iPhone, que tem sistema móveliOS, e foi relatada as desenvolvedores do WhatsApp. O mais assustador é que o estudante de engenharia marroquino conseguiu acessar os dados mesmo com o smartphone bloqueado.

3. Golpes disseminados pelo WhatsApp


Golpes usando marcas famosas como Starbucks são disseminados pelo WhatsApp (Foto: Divulgação/ESET)

Não é só de bugs técnicos que sofre o WhatsApp. O mensageiro também é utilizado por hackers para aplicar golpes. A intenção é roubar dados financeiros e pessoais dos usuários, que são enganados por recados vantajosos sobre descontos em lojas famosas. Para começar, a marca Starbucks foi usada com a promessa de um cupom de R$ 500 em agosto deste ano. Logo depois, em setembro, um golpe semelhante assustou internautas usando o nome da Zara e H&M. Curioso com mais casos? Então, confira a lista que mostra casos como o WhatsApp Azul e mais problemas.


Código enviado pelo WhatsApp conseguia travar sistema iOS do iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Já em maio deste ano, um bug bem misterioso deixou os usuários do WhatsApp em alerta, principalmente para quem tinha um iPhone, da Apple. O código escrito com caracteres especiais e em árabe travava o smartphone, forçando o aparelho a reiniciar. Os celulares afetados rodavam iOS 8 e só com a pré-visualização da mensagem o problema já dava dor de cabeça. Logo depois a Apple publicou uma solução oficial enquanto não liberava uma atualização para resolver a falha.

WhatsApp: como recuperar mensagens apagadas? Usuários explicam no Fórum do TechTudo

5. WhatsApp Web também é alvo de falha que afetou milhões de usuários


WhatsApp Web também teve falha grave que pode ter atingido milhões de usuários (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Até o WhatsApp Web, versão para desktop do mensageiro, entrou na lista de falhas de 2015 com um bug divulgado em setembro. O problema teve dimensões preocupantes e pode ter afetado cerca de 200 milhões de usuários. Na ação, os hackers conseguiam invadir o computador do internauta e enviavam cartões virtuais em mensagens, que ocultavam vírus. Com isso, o computador era “sequestrado” e para o usuário reaver dados do HD teria que pagar uma quantia para os golpistas. Felizmente, o WhatsApp liberou dias depois uma atualização para o WhatsApp Web, resolvendo a vulnerabilidade. Está tendo erro para acessar o WhatsApp Web? Conheça soluções práticas no tutorial sobre o tema.

Publicado originalmente em Techtudo

bottom of page