Como Analisar a Taxa de Rejeição do Seu Site

Na linguagem da web, sofrer rejeição quer dizer que o usuário que visitou o seu site visualizou apenas uma página e saiu sem clicar em nenhuma outra. A taxa de rejeição é uma das métricas mais importantes de um site. Ela é calculada pela divisão do número de pessoas que “rejeitou” o site sobre o número total de visitantes. A taxa de rejeição gera profundas análises sobre o que pode ser melhorado em um site.

 

Se essa taxa estiver alta, pode ser um indicativo de que a qualidade do conteúdo da página não está boa. Afinal de contas, se o usuário não quis conhecer outras páginas de seu site, um dos possíveis motivos para isso é que seu conteúdo seja irrelevante para ele.

 

Conhecer a taxa de rejeição é muito simples, basta instalar no seu site uma ferramenta como o próprio Google Analytics ou o Woopra, que são gratuitos. No Analytics, a ferramenta de web analysis mais utilizada, é possível verificar as rejeições especificamente pelas palavras-chave e saber quais expressões precisam ter o conteúdo melhorado.

 

Entretanto, a taxa de rejeição não pode ser analisada isoladamente para que não seja interpretada de maneira precipitada. Acontece que, nem sempre, uma alta rejeição indica um conteúdo fraco. O que pode estar afastando seu visitante das outras páginas pode ser, justamente, uma página inicial com ótimo conteúdo. Um conteúdo tão satisfatório, que o usuário nem precisou clicar em outra página para encontrar o que procurava. Então, por que existem casos como esses, você deve analisar juntamente da taxa de rejeição o “Tempo médio no site”, que mede o tempo de permanência do visitante na página. Observação: Esse dado também está disponível nas ferramentes de análise.

 

Com todas ressalvas feitas, vamos ao ponto: qual é a taxa de rejeição ideal para um site? Bem, é praticamente impossível possuir uma taxa de rejeição igual a zero. Aliás, até mesmo os sites de melhor desempenho estão longe disso. Não podemos dizer que há um padrão, mas uma taxa de rejeição variando entre 30 a 45% é aceitável. Para uma página que tenha apenas texto, ou seja, com muita informação 70% ainda é um bom valor de rejeição. Para as páginas com vídeos e links, o ideal é que esse número seja menor que 50%.