Como anunciar no Facebook Ads

Como anunciar no Facebook Ads tem sido a pergunta que muitos empresários fazem no país. Seja entre os empreendedores que estão começando seus negócios, até grandes marcas do mercado, contar com estratégias de anúncios faz parte do planejamento digital das empresas.

O Facebook já é a rede social que conta com mais de 2,2 bilhões de usuários no mundo, sendo 127 milhões no Brasil. E se somarmos os números de outras plataformas, como o WhatsApp e Instagram, teremos mais de três bilhões de usuários das ferramentas no planeta.

Mas além desses dados, saber Facebook Marketing para entender como anunciar no Facebook Ads também é importante por outro motivo: a alta taxa de conversão.

A plataforma tem, em média, a taxa de conversão nos anúncios de 9,21%, fazendo com que o Facebook Ads seja considerado o melhor canal para conversão, de acordo com o estudo da WordStream.

E para te ajudar a saber como anunciar no Facebook Ads, veja o conteúdo que separamos para você. Entenda sobre o investimento, dicas e o passo a passo de como anunciar no Facebook Ads. Confira!

Quanto custa para fazer um anúncio no Facebook Ads?

Uma das primeiras perguntas de quem busca saber como anunciar no Facebook Ads é entender qual será o investimento necessário para ter resultados na plataforma. E a resposta é: depende.

Enquanto há empresas que investem R$10,00 reais, há aquelas que investem R$100.000,00. O que vai definir a quantia ideal é a sua estratégia e o número de clientes que você espera conquistar.

Para saber como anunciar no Facebook Ads e ter seu orçamento otimizado, trazendo mais conversões, é importante estar atento aos seguintes cuidados:

  • Evitar métricas de vaidade: curtidas são legais, mas é importante ter uma estratégia para usar essa plataforma como um canal de vendas;
  • Definir o custo por lance: até quanto você está disposto a pagar pela ação de seu potencial cliente dentro do orçamento no dia?
  • Tipo de Investimento: o orçamento vitalício é quando sua campanha terá um valor de investimento total. E o orçamento diário, onde você estabelece um valor para cada dia e um tempo de duração da campanha. O Facebook recomenda essa segunda opção;
  • Teste criativos para seus anúncios: crie um grupo de anúncios e faça testes com imagens, textos de título, legendas e afins;
  • Uso de exclusões nas segmentações: se a maioria do meu público são mulheres, por que irei adicionar homens na minha segmentação? Crie regras para que seus publicos sejam direcionados para suas personas, gerando assim mais conversões.

Utilizando esses conceitos, certamente você terá melhor performance em sua estratégia nesse canal. Agora, conheça o passo a passo de como anunciar no Facebook Ads.

Passo a passo de como anunciar no Facebook Ads

1-Crie uma conta de negócios para sua empresa

O primeiro passo de como anunciar no Facebook Ads é a criação de uma página de negócios. Para isso, acesse o menu Criar (+), no canto superior da página inicial do Facebook. Depois, selecione a opção página, como mostra nesse exemplo:

Depois de clicar em “Página”, você poderá escolher as informações essenciais, como nome da empresa ou negócio, categoria e a descrição sobre a empresa. Para nosso exemplo, vamos usar o e-commerce de Materiais de Construção do seu João. Após preencher essas informações, basta clicar em “Continuar”.

Pronto, sua página já está criada. Você pode adicionar mais informações sobre o negócio, como uma foto de destaque, o logo da empresa e outras informações para contato, por exemplo.

Agora, vamos continuar os passos de como anunciar no Facebook Ads.

2-Escolha sua meta

Na página de sua empresa, no menu no canto esquerdo da tela, clique na opção “Central de Anúncios”. Nessa tela, você terá o botão “Criar anúncio” que ao clicar, você será direcionado para a página de escolha da meta, como nesse exemplo.

Nesse momento, você deve escolher a opção que faz mais sentido para a estratégia de seu negócio. No caso do e-commerce do seu João, vamos escolher a opção “Obter mais visitantes para o site”, o que nos levará para o próximo passo.

3-Configure seu anúncio

Chegou o momento mais importante de como anunciar no Facebook Ads: a configuração do anúncio. A princípio vamos focar no criativo do anúncio, que é dividido em quatro partes:

  • Descrição: A descrição deve ter até 90 caracteres que explica sobre o que é o anúncio;
  • Imagem do anúncio: você pode utilizar um banner ou outro tipo de criativo, como vídeo. Nesse exemplo, estamos usando uma imagem apenas;
  • Título: Usando até 25 caracteres, você precisa impactar seu potencial cliente;
  • Call-to-action: o tipo de ação que seu cliente deve tomar ao ver o anúncio. O Facebook oferece opções de chamada para ação, escolha a que melhor atende seu objetivo;
  • URL de destino:para onde seu cliente será direcionado após clicar no criativo. Escolha o link para o site, landing page ou WhatsApp, por exemplo.

Após preencher essas informações, você já terá uma prévia de como ficará seu anúncio.

4-Configure seu público

Na próxima etapa de como anunciar no Facebook Ads está a escolha do público da campanha. Com base nos números de compradores que seu João tem, ele chegou a conclusão que seu público-alvo são homens de até 40 anos que moram na cidade de São Paulo.

Para criar essa segmentação, no item “Público”, há a opção “Criar Novo”, que abrirá uma tela como essa:

Agora, se seu negócio tem um perfil mais específico, você pode segmentar ainda mais na opção direcionamento detalhado. Nesse campo, é possível selecionar informações como dados demográficos, interesses e comportamentos do seu cliente esperado.

Com isso, você consegue entregar os anúncios com ainda mais personalizados para seu cliente ideal.

5-Escolha onde veicular o anúncio

Na criação do anúncio, uma das opções é escolher onde o conteúdo aparecerá. Para isso, basta escolher no campo “Posicionamento” qual a rede social de exibição do conteúdo.

6-Configure a duração e o orçamento do anúncio

Como falamos anteriormente, você tem as opções de orçamento vitalício e orçamento diário, e nesse momento você definirá os valores. Para isso, primeiro você deve escolher o tipo de anúncio. Para esse exemplo, escolhemos o orçamento diário, como mostra a imagem a seguir.

E ao alterar o valor do orçamento ou a quantidade de dias que o anúncio aparecerá, você terá uma alteração na estimativa dos resultados diários, como pessoas alcançadas e cliques no link, por exemplo.

7-Escolha a forma de pagamento

É preciso escolher a forma de pagamento. Para isso, há as opções do cartão de crédito ou via PayPal, por exemplo, onde o valor escolhido aparecerá em sua fatura.

Essa é a última configuração antes do tão esperado momento no passo a passo de como anunciar no Facebook Ads.

8-Publique seu anúncio

Após passar pelas configurações anteriores, chega o momento de publicar o anúncio. Para isso, após revisar o conteúdo e confirmar que está tudo certo, clique em “Promover Agora”.

Seu anúncio passará por um período de aprovação, que normalmente é de um a dois dias úteis. E depois, sua campanha estará no ar.

9-Mensure e gerencie o anúncio

Mas além de saber como anunciar no Facebook Ads, é importante acompanhar e mensurar os resultados do anúncio. Monitore o desempenho de suas campanhas, faça testes e encontre melhorias na sua estratégia de como anunciar no Facebook Ads.

Pronto, agora você está preparado e entende como anunciar no Facebook Ads. Mas você quer ir além e conquistar melhores resultados para seu negócio?

Nós da ComSchool contamos com o Curso de Facebook Marketing na Prática, onde profissionais de mercado explicam na prática e compartilham dicas que você pode aplicar em seu negócio para otimizar as conversões e ter anúncios ainda mais certeiros.