Como criar um blog no WordPress – passo a passo

O WordPress é a plataforma de blogs e sites mais utilizada no mundo. Sua popularidade se deve a inúmeros fatores, mas com certeza tem a ver com a constante evolução e adequação às mudanças e necessidades do mercado online. Cada vez mais pessoas e empresas estão criando e gerenciando seus sites. O WordPress é uma plataforma completa e muito fácil de usar, é muito simples criar um blog e começar rapidamente a postar textos, vídeos e imagens e a compartilhar nas redes sociais. Além disso, a plataforma conta com várias ferramentas, plug-ins e opções de design para dar personalidade ao seu blog.

Ter um blog hoje em dia é algo muito importante para os negócios, para ajudar na divulgação da marca e nas estratégias de marketing de conteúdo e SEO.

Já demos algumas dicas quentes sobre como ter um blog de sucesso neste artigo: 4 passos importantes para ter um blog de sucesso.

Mas se você ainda não tem um blog e quer ou precisa começar imediatamente, vamos te mostrar aqui o passo a passo de como criar um blog no WordPress.

É só colocar a mão na massa e seguir cada etapa, ao final seu blog estará no ar e pronto para receber seu conteúdo! Confira:

1. Acesse o link pt-br.wordpress.com. Clique em criar site.

imagem1

2. Agora escolha o nome do endereço do seu site. Pense alguns minutos antes de tomar a decisão, é interessante ter mais de uma opção em mente, pois se o nome que você escolheu primeiro já tiver sido registrado, você terá que escolher outro.

imagem2

3. Agora complete com seus dados, se o site for empresarial, é recomendável você colocar o email da empresa e não o seu pessoal.

imagem3

4. É hora de personalizar o endereço do site. Como você vê na imagem, o WodPress já te oferece alguns nomes que têm um custo. Mas você pode clicar em ‘não obrigada’ e escolher outro endereço que você criar.

imagem 4

5. Agora você vai escolher o tema do seu site, o WodPress oferece diferentes templates, alguns mais modernos, outros mais clássicos, você pode escolher levando em conta o estilo de sua empresa e do tipo de produtos ou serviços que você trabalha. Perca um tempinho aqui explorando os diferentes layouts, pense o que mais vai se destacar em seu blog, se serão textos ou imagens. E não se preocupe, se depois quiser mudar o layout do seu site, é fácil também!

imagem 5

6. Seu blog já está quase pronto, agora você só precisa decidir que plano gostaria de ter. A opção gratuita é boa para começar, mas se sua ideia é expandir e ter uma plataforma que sustente muitos vídeos e textos, é bom pensar em adquirir a versão paga. Leia atentamente a vantagem de cada plano antes de fazer sua escolha.

imagem 6

7. Seu blog está pronto! Você irá receber um email de welcome. E poderá acessar o painel administrativo do blog. No painel você pode fazer muita coisa, todas as funções estão descritas na lateral esquerda. Há as subdivisões: Publicar, Visual e Configuração. É em Publicar que você começa a criar seus artigos para o blog. Clique em Post de Blog e comece a criar o conteúdo para o seu blog!

imagem 7

8. Você pode sempre ver como está a aparência de seu site clicando em visualizar, você pode corrigir e editar um post quantas vezes precisar.

imagem 8

Esses foram os passos iniciais para você criar e começar a trabalhar em seu blog no WordPress! Espero ter ajudado!

Se você quer e precisar criar um site super profissional, pronto para sustentar todas as suas necessidades ou de sua empresa, A ComSchool oferece o curso WordPress na Prática. Nele você aprende fazendo, desde o download até a personalização do layout e uso dos principais plug-ins. O professor te ensina de forma descomplicada e sem enrolação, e você sai da sala de aula com seu projeto pronto.

Clique aqui para saber mais!

Até a próxima!