top of page

O que é Data Driven e por que esse conceito é tão importante para empresas no momento

Você sabe o que é Data Driven? O conceito influente é um dos determinantes da evolução de uma empresa para a Indústria 4.0. Por isso, é fundamental que profissionais estejam alinhados nesse processo e saibam como aplicá-lo.

Contudo, não se preocupe se você não sabe o que é Data Driven. Ele ainda é um conceito novo, e muitas pessoas já o aplicam até mesmo sem perceber. Quer descobrir mais? Então, continue a leitura e entenda aqui, neste conteúdo do blog da ComSchool!

A cultura Data Driven

Desde a Primeira Revolução Industrial até hoje, os modelos de mercado se adaptam e evoluem junto à sociedade humana. Dessa maneira, recentemente começou mais uma dessas mudanças com a chegada da Indústria 4.0.

Com ela, também aparece um dos termos mais quentes do momento para as empresas: Big Data, que se trata da computação e do uso assertivo das informações coletadas diariamente por companhias no mundo todo.

Como prova disso, a Gartner prevê que 90% das estratégias empresariais vão mencionar dados como uma ferramenta crucial até o final de 2022. Isso não é importante apenas para empresas. A consultoria também destaca que a habilidade de trabalhar com essas informações vai ser pré-requisito para profissionais.

Nesse sentido, o modelo de cultura Data Driven (dirigida pelos dados) vai ser cada vez mais utilizado. O princípio se baseia na tomada de decisões com base na análise de informações. Para isso, a empresa deve colocar os resultados no centro de todo o planejamento de negócio.

A informação é o centro

Agora que você entende mais sobre o que é Data Driven, pode ter percebido que, apesar de ser um conceito simples, a aplicação dele não é tão fácil. Dados escassos ou imprecisos geram custos e perdas financeiras, comprometendo as ações de uma empresa.

Segundo Paulo Martins, diretor comercial da TargetData e bureau de informações, “capturar os dados em todos os canais de contato com o cliente, seja via call center, site, apps ou ponto de venda é fundamental para as empresas armazenarem informações para futuras ações de marketing de relacionamento”.

Assim, é preciso que a empresa tenha capacidade de obter, traduzir e analisar diversos tipos de dados. Do contrário, ela vai encontrar dificuldades para estabelecer uma régua de comunicação personalizada com os consumidores finais.

Isso dificulta ainda mais o uso dos resultados coletados para a geração de insights, leads, engajamento ou qualquer outro fim que a marca tenha em mente. Por esse motivo, a coleta e a análise de dados se torna cada vez mais crucial no mundo modernizado.

Mudanças focadas no Data Driven

Independentemente do tipo de negócio, o conceito principal dessa cultura é usar dados para obter insights preciosos e tomar melhores decisões. É o mesmo processo que consumidores fazem ao comparar reviews e preços para escolher em qual loja comprar.

Caso não haja uma base de informações íntegra e completa, é preciso incorporar soluções de coleta de dados, sendo necessário compreender o grande valor que pode ser obtido ao final. Há alguns pontos que precisam ser trabalhados na empresa para ela se tornar Data Driven.

Democratização dos dados

“A democratização e a facilidade de acesso às informações a qualquer hora e lugar pelas principais áreas estratégicas da empresa será um fator decisivo para a competitividade das organizações de todos os portes e segmentos de atuação”, comenta Martins.

Os colaboradores devem ter acesso a todos os dados possíveis, com exceção dos mais sensíveis, segundo a política da instituição. Isso os empodera e reduz as barreiras para tomar decisões.

Comunicação interna

É fundamental que haja comunicação interna. Tudo que possa ser utilizado para transmitir dados de maneira efetiva na empresa é útil. As pessoas precisam ter contato com as informações para encontrar sentido e relevância nelas.

Portanto, mantenha a comunicação por meio de reuniões, panfletos, chats ou quadros de avisos. Fazer encontros periódicos para apresentar os dados aos colaboradores também é uma excelente maneira de deixar todos informados e garantir uma conversa clara entre equipes.

Engajamento

Um dos pilares para entender o que é Data Driven é saber que não deve existir uma opinião que prevaleça sobre as outras. A cultura orientada por dados começa na base, e o ponto de vista de todos deve ter o mesmo peso.

Na existência de ideias conflitantes, a tomada de decisão deve ser sempre um processo baseado nos dados. Se necessário, é possível utilizar ferramentas de inteligência artificial para garantir que todas as análises estejam corretas.

Conheça as melhores técnicas de negócio com a ComSchool

Entendeu o que é Data Driven e quer saber mais? Então, você está no lugar certo! Conheça os cursos de e-commerce e marketing digital da ComSchool e saiba como aplicar o que acabamos de explicar na sua vida profissional!

bottom of page