top of page

Como empreender em lojas virtuais

Você já pensou como seria sua vida se pudesse jogar tudo para o alto e abrir o próprio negócio?

Este sentimento passa pela mente de diversos brasileiros que, tomados por uma insatisfação profissional, tentam descobrir maneiras de trabalhar com algo que propicie qualidade de vida e retorno financeiro.

Se você já pensou nisso e sonha em ter seu próprio negócio, sabe do que estamos falando!

No entanto, mais do que perfil empreendedor, é necessário investigar no mercado quais as possibilidades e oportunidades para que, então, comece a tirar seu sonho do papel.

Neste post, vamos falar sobre uma oportunidade que vem crescendo a cada ano, o empreendedorismo digital com plataformas de e-commerce , e separamos cinco dicas essenciais para que possa ter motivação e iniciar seu planejamento de forma eficiente!

Crie Coragem

Num primeiro momento, pensar em empreender em lojas virtuais pode ser algo assustador, já que é comum escutar relatos de pessoas que investiram e não se deram bem empreendendo. Além disso, é normal ouvir o bom e velho discurso de que é melhor trabalhar para os outros, não ter dor de cabeça e conseguir uma vida financeira estável.

No entanto, sabemos que não é bem assim e que, trabalhar para terceiros não descarta as dores de cabeça ou insatisfações, então o que vai definir, realmente, se você deve ou não empreender em lojas virtuais é o seu objetivo, o que você quer para você e para sua carreira profissional.

Diante disso, para um empreendedor, é preferível pensar que o melhor mesmo é obter satisfação profissional com a própria empresa, com ou sem dores de cabeça, buscando estabilidade financeira e obtendo resultados de acordo com a gestão dos negócios.

Enfrente os medos e tire seu projeto do papel, dê o primeiro passo em busca do seu sonho: tenha coragem de empreender em lojas virtuais.

Pesquise o mercado e faça Benchmarking

Pesquisar, pesquisar e pesquisar. Antes de sair por aí investindo seu capital em um segmento que acredita ser bom ou que acha interessante, procure dados e informações que fortaleçam seu “achismo” e o ajudem a ter mais embasamento para acreditar, de fato, no seu negócio.

Além disso, pesquisar o que os outros estão fazendo neste mesmo setor é a melhor forma de aprimorar suas operações quando iniciar seu projeto. Se você gosta de moda e acha que seu e-commerce pode ser de roupas, por exemplo, analise o mercado e comece a explorar informações de lojas virtuais que você almeja e que gostaria de ter como seus concorrentes.

Tente descobrir todos os dados de como é a operação e, se puder, compre em lojas virtuais do seu segmento para verificar prazos de envio, fretes, embalagens, canais de relacionamento utilizados e o que mais possa impactar em melhorias e competitividade para o seu futuro negócio. Se quer entender melhor como fazer o que é benchmarking e como fazer, veja este Post.

Busque inspiração para empreender em lojas virtuais

Agora que já pesquisou seu mercado, é hora de estimular sua motivação e ir atrás de pessoas com o mesmo perfil que você. Conheça empreendedores que buscaram satisfação pessoal e profissional abrindo um e-commerce ou que, assim como você, estão se encorajando para iniciar um projeto em loja virtual e sair do atual trabalho.

Uma alternativa, nesse caso, é entrar em comunidades sobre empreendedorismo e transição de carreira nas redes sociais, seguir pessoas que alcançaram sucesso e satisfação com o desenvolvimento de lojas virtuais e, até mesmo, encontrar histórias de motivação de quem enxergou oportunidade no empreendedorismo.


Faça networking

Vamos imaginar que você já criou coragem, fez benchmarking, buscou inspiração e está disposto a criar sua loja virtual. O que precisa, agora, é fazer networking com profissionais da área de e-commerce.

Não necessariamente você terá que conhecer profissionais do mesmo segmento que pretende seguir, mas será preciso entender sobre como funciona uma operação de e-commerce, quais as ferramentas mais usadas, como as lojas melhoram suas performances, enfim, será necessário mergulhar no mundo do e-commerce.

Uma maneira simples e divertida de fazer isso consisti em conhecer o meio e os profissionais do setor e isso pode acontecer de duas maneiras: eventos e cursos.

Ir em eventos e fazer cursos do setor, assistir palestras, conhecer grandes nomes do e-commerce brasileiro e ver o que tem de melhor no mercado é uma excelente ideia para começar a respirar esse novo mundo.

Invista em conhecimento

Sabemos que o estudo é sempre o melhor caminho para obter conhecimento específico em alguma área e, dentro do mercado de e-commerce, isso não seria diferente.

Entender a gestão de uma loja online, como é a logística, a tributação, os meios de pagamentos e todas as operações que existem por trás de um projeto desses é fundamental para que alcance, com excelência, o sucesso do seu e-commerce.

Invista em conhecimento técnico e faça treinamentos com profissionais especializados no mercado de e-commerce, pois, além de aprender com quem entende do assunto, você terá chances de conhecer experiências de pessoas que já apostaram nesse mundo digital. Consultorias e ações que voltadas para o empreendedor digital também podem ser excelentes alternativas para iniciar seu projeto.

Com conhecimento, planejamento e muita dedicação, certamente você terá sucesso ao empreender em lojas virtuais.

Confie no seu potencial, não desista dos seus sonhos, mantenha os pés no chão e corra atrás de muita informação para fazer seu negócio digital dar certo.

Quer fazer isso e muito mais? Confira os cursos da ComSchool e saiba como abrir sua loja virtual e como gerenciar o seu E-Commerce.

Estude com grandes nomes do e-commerce brasileiro e conquiste seu certificado reconhecido pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

bottom of page