top of page

Como Escolher um Nicho de Mercado no E-commerce

Você já ouviu falar sobre nicho de mercado? Pode ser que você ainda não tenha ideia do que vender pela internet e ainda não conheça a força do nicho. Quer saber mais? Acesse: https://comschool.co/saibamais

Neste vídeo, Maurici Junior, sócio diretor e professor da ComSchool fala sobre algumas ideias de nichos de mercado para que você possa montar uma loja virtual de sucesso.

Assista agora:


O cenário é simples: quando você decide se aventurar no e-commerce e vai em busca de alguma coisa para vender pela internet, sempre surgem diversas dúvidas sobre qual o melhor produto ou serviço.

É fato que existem os “produtos mágicos” para e-commerce. Falamos disso neste post. No entanto, o segredo do e-commerce está em escolher um bom nicho de mercado.

A principal força do nicho de mercado está na possibilidade de exclusividade de determinado produto. Ao invés de abrir um e-commerce para vender produtos comuns, encontrados em diversas outras lojas virtuais, o empreendedor que está começando deve aproveitar mercados segmentados, onde existem boas oportunidades de competitividade.


E-book - 8 passos para abrir seu e-commerce

O conceito de nicho de mercado é bem explicado por dois bons livros:

LIVRO A CAUDA LONGA – Chris Anderson

Neste livro, Chris Anderson explica a ideia de cauda longa sob a perspectiva de um gráfico com um eixo “x” comprido, representando a especificidade de segmentos de mercado. Quanto mais para o fim do gráfico, mais nichado é o negócio.

LIVRO A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL – W. Chan Kim, Renée Mauborgne

Na obra, os autores falam sobre as diferenças entre o Oceano Azul e seu oposto Oceano Vermelho. No Oceano Vermelho, há tubarões e outros predadores, grandes e altamente competitivos, capazes de neutralizar concorrentes menores. Por outro lado, existe o Oceano Azul, onde é possível trafegar por águas mais calmas, sem muita preocupação e com mais abertura para os peixes pequenos.

O nicho de mercado apresenta aos pequenos negócios uma oportunidade favorável para o desenvolvimento do negócio num ambiente com menos concorrência e mais tranquilidade.

No fim do dia, o principal objetivo de quem quer montar uma loja virtual deve ser a rentabilidade do negócio. Faturamento é diferente de lucro, e trabalhar com produtos de um nicho de mercado pode tornar o e-commerce mais viável e saudável.

Você tem interesse em saber mais sobre como explorar um nicho de mercado e conquistar o mundo digital?

Conheça o curso Gerente de Ecommerce e Marketing Digital da ComSchool: https://comschool.co/gerente-ecommerce

bottom of page