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O que é nicho de mercado? Saiba como escolher um para vender no e-commerce

Ao iniciar um projeto de e-commerce, a principal questão para responder é: o que vender? Quando um empreendedor decide abrir um negócio, ele precisa definir um nicho de mercado para direcionar os produtos.

Os e-commerces de nicho são mais rentáveis, pois levam valor agregado e conteúdo de qualidade para os consumidores, fugindo da guerra de preços. Continue a leitura para saber como isso pode ser benéfico para o crescimento da empresa.

O que é um nicho de mercado?

O nicho de mercado é um recorte de consumidores que fazem parte de um grupo segmentado. Com ele, empreendedores e gestores conseguem direcionar as operações da empresa para um público específico de forma adequada, tornando-se referência no campo.

Geralmente, ele se refere a um grupo menor, que ainda não foi explorado. Além disso, essa segmentação é representada por um conjunto de clientes com os mesmos anseios e dores, denominado persona. A partir da exploração dos campos, as empresas expandem as possibilidades de negócio.

Ao encontrar um nicho, as companhias operam de forma mais direcionada e elaboram uma estratégia de marketing com foco no público, gerando leads mais qualificados. Assim, é possível evitar um mercado altamente competitivo e obter vantagens conforme a segmentação.

Desse modo, é possível executar um plano de marketing mais efetivo e atingir um número maior de pessoas. Se a organização for feita de forma adequada, a empresa pode aumentar o reconhecimento e alavancar as vendas.

Tipos de nicho de mercado

Além de conhecer o conceito, é importante saber que existem diferentes tipos de nicho de mercado. Portanto, entenda as características de cada uma das segmentações a seguir.

Segmentação demográfica

Mais utilizada em marketing B2C (Business-to-Consumer), essa categoria de divisão de nicho de mercado se baseia nas características do consumidor e nos tipos de perfil.

Segmentação geográfica

Nessa modalidade, a empresa estabelece um nicho com base na localização geográfica dos consumidores. Assim, conforme o porte, ela considera o país, o estado ou a cidade em que está localizada.

Segmentação psicográfica

A autoexpressão de um público-alvo pode ser apresentada por meio de hábitos de consumo ou comportamentos. Por isso, essa opção se atém principalmente aos valores, às crenças e à personalidade dos clientes.

Segmentação comportamental

Por meio da curva ABC, é possível categorizar os elementos mais importantes de um negócio. Ao utilizá-la como base, os gestores podem identificar quais são as preferências do consumidor.

Como escolher?

Criar marketing de nicho não é uma tarefa fácil. Isso porque ele requer um conhecimento prévio sobre o setor em que a empresa atua para encontrar o segmento adequado e a estratégia ideal. Por isso, listamos alguns fatores importantes, que empreendedores devem considerar no processo. Confira abaixo:

  1. escolha um nicho de mercado que te agrada: venda produtos que você goste ou ache interessante. Por exemplo, caso não tenha muita ligação com os animais, pode não ser uma boa ideia ofertar acessórios para cachorro;

  2. estude bem o ecossistema da segmentação: saiba quem são os fornecedores, os clientes e os concorrentes. Também analise qual é o tíquete médio e a frequência de compra, entre outros detalhes;

  3. defina um nicho, se especialize nele e faça o melhor naquele mercado. As grandes lojas virtuais não vendem para um grupo específico, pois são mais abrangentes. Porém, isso é necessário para um pequeno empreendedor;

  4. se comunique com as pessoas que possuem características similares. Esse é o maior benefício de ter um nicho de mercado. Com ele, você pode se especializar no seu produto, criar conteúdo e fazer um plano de marketing focado no público-alvo;

  5. reconheça as necessidades do consumidor e saiba como ele se comporta. Essa é uma poderosa arma para aumentar as vendas da sua loja virtual.

Considere esses pontos, avalie minuciosamente os nichos de mercado, pesquise sites semelhantes ao que você deseja criar, busque informações de crescimento ao longo dos anos e tome a melhor decisão para ser um profissional feliz.

Saiba como criar segmentação de mercado e expandir seu negócio com a ComSchool!

Como você viu, descobrir o nicho de mercado pode auxiliar o empreendedor a alavancar as possibilidades de crescimento do negócio. Sendo assim, que tal aprender sobre gestão de e-commerce de forma prática e aprofundada? Conheça as oportunidades da ComSchool e faça parte de um ambiente de aprendizado eficiente.

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