top of page

Como Fazer Marketing Digital

Cada vez mais, desde os micro empreendedores até as grandes empresas estão entendendo a importância de como fazer marketing digital com qualidade. Seja para implementar uma estratégia ou otimizar os resultados atuais, aprender marketing digital de alta performance tem sido uma habilidade de destaque no meio corporativo.

Isso acontece porque a população brasileira está cada dia mais conectada nas redes sociais e comprando mais pelo online. Para ter uma noção, a expectativa de vendas em e-commerce feita pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) para 2020, estava em 106 bilhões de reais, meta que deve ser facilmente ultrapassada, após o crescimento do segmento na pandemia.

Mas, além disso, muitas empresas ainda não exploram os canais digitais e não sabem como fazer marketing digital para conquistar resultados. Segundo o estudo da McKinsey, 80% das empresas ainda estão dando os primeiros passos nas ações de marketing digital.

Se você busca saber como fazer marketing digital, conheça as principais técnicas e entenda qual poderá gerar melhores resultados para o crescimento e posicionamento de sua empresa no ambiente online.

Estratégias de Como Fazer Marketing Digital

É importante conhecer as estratégias mais usadas entre as empresas que já têm áreas voltadas para essas ações. Conheça quais são as principais técnicas a seguir:

Marketing de Conteúdo

Não há como fazer marketing digital sem pensar no marketing de conteúdo. Essa estratégia tem como foco entender a dor da persona, e com isso, produzir artigos e outros materiais para ajudar essa pessoa a resolver ou encontrar a solução do problema.

É evidente a importância de produzir conteúdos relevantes para sua persona no processo de como fazer marketing digital. A técnica tem grande impacto e já é vista com bons olhos por empreendedores. Segundo a pesquisa Content Trends, 67% das empresas já utilizam o marketing de conteúdo como estratégia, seja para divulgar seu negócio ou atrair mais clientes, no meio digital.

Anúncios Pagos

Outra possibilidade de como fazer marketing digital efetivo é o uso de anúncios pagos. Seja no Google Ads, ou nas plataformas de mídias sociais, como o Facebook Ads ou Instagram Ads, você consegue criar campanhas para atrair seu cliente ideal.

Para isso, é importante saber como criar anúncios que vão impactar seu cliente no momento certo. Para isso, é importante entender o comportamento de sua persona para saber como é sua procura por soluções e encontrar os melhores momentos para impactá-la.

Usar as redes sociais é uma das maneiras de como fazer marketing digital

Nosso país ocupa a terceira posição no mundo entre os que mais utiliza as redes, ficando atrás apenas das Filipinas e Nigéria. O brasileiro utiliza as mídias sociais, em média, 3 horas e 40 minutos por dia, segundo dados da GlobalWebIndex 2020. Mas como usar esses canais em favor de um negócio? Veja alguns exemplos.

  1. Nutrição com informações: as redes sociais podem, e devem, ser usadas como um braço da estratégia de marketing de conteúdo. Pensar em publicações que respondam às dores do seu potencial cliente é uma opção para esse tipo de canal.

  2. Interação com os clientes: seja para fazer um atendimento, responder um comentário ou interagir em datas sazonais, é fundamental na estratégia de como fazer marketing digital, usar desses recursos para conversar com seu cliente ideal, além de aumentar a relevância da marca.

  3. Compartilhar os bastidores: muitos consumidores gostam de entender como é o dia a dia da empresa que estão fazendo negócios, então por que não usar esse canal para isso?

Essas são apenas algumas sugestões de como fazer marketing digital usando as redes sociais.

E-mail Marketing

O E-mail Marketing é uma das principais ferramentas para quem busca saber como fazer marketing digital. Apesar de parecer ultrapassado, este canal tem papel fundamental na geração de oportunidades para um negócio.

Não confunda enviar e-mails marketing com fazer spam na caixa de entrada de seu futuro cliente. Você deve pensar na estratégia para entregar a mensagem ideal e no momento correto.

Geralmente, o e-mail marketing é usado nas fases finais do funil, mais voltado para oferecer a solução de sua empresa para um problema enfrentado por alguém.

  1. Conheça os hacks que farão a diferença em seus e-mails no Curso de Estratégias e Táticas em E-mail Marketing.

Inbound Marketing

Essa estratégia que é, por vezes, confundida com o Marketing de conteúdo, tem como base trabalhar a dor do cliente, fornecer informações para que ele tenha informações para encontrar a solução de um problema, evoluindo ao longo do funil de vendas.

Essa técnica demanda de esforços diversos para a nutrição do lead. Alguns exemplos são, a produção de textos para blog, anúncios de materiais ricos, uso de automações de e-mail e muito mais.

Certamente, alguma dessas estratégias te ajudará a entender como fazer marketing digital para conquistar mais clientes e turbinar os resultados de sua empresa. E para se tornar um especialista no assunto, nós contamos com um Curso Marketing Digital, onde você aprende na prática como otimizar suas ações no online.

LEIA TAMBÉM

bottom of page