Como Fazer Marketing Viral na Internet?

Como funciona o marketing viral na web?

Primeiramente, a empresa que deseja “viralizar” deve lançar um bom conteúdo na internet e direcioná-lo ao seu público-alvo que:

  1. Visualiza o conteúdo;
  2. Experimenta o conteúdo e fica satisfeito;
  3. Decide compartilhar o conteúdo com mais pessoas;
  4. Um amigo vê que o conteúdo foi recomendado;
  5. O amigo decide conferir o conteúdo.

E esse ciclo se repete inúmeras vezes, até que o material chegue ao máximo de pessoas possível.

 

Por que fazer marketing viral na web?

São diversos motivos pelos quais sua empresa deve apostar no marketing viral. Essa estratégia baixa o custo de aquisição de novos clientes, porque é movida pelo boca a boca espontâneo; aumenta a conversão ou a geração de leads; faz crescer o ativo de marketing, que são os números de seguidores, fãs, assinantes, etc; e aumenta sua relevância para o Google, porque é uma forma de fazer Link Building.
Está convencido de que o marketing viral é uma boa ideia? Então vamos descobrir se é viável ou não. Lembre-se de que você deve avaliar se essa proposta se adequa ao conceito da sua marca.

 

Como viralizar um conteúdo na web?

Primeiro, você precisa saber que as pessoas não compartilham qualquer coisa. Propaganda descarada, que fale mais sobre a empresa do que sobre o cliente está descartada! Os usuários compartilham aquilo que fala sobre eles mesmos. E para que eles se vejam no seu conteúdo e sintam vontade de compartilhar, você precisa emocioná-los. É nesse momento que você deve arriscar para impressionar a sua audiência com algo inesperado e nada convencional.

Um ponto muito importante a destacar: facilite o compartilhamento! Jamais restrinja o acesso ao seu conteúdo. Certifique-se de que a página estará aberta, desbloqueada, prontinha para receber os cliques de quem for. Insira botões do twitter, do G+ e do facebook para que os usuários espalhem seu conteúdo na rede social que desejarem. E não se esqueça de pedir para as pessoas compartilharem.

Comece divulgando o seu conteúdo já para um grande grupo de usuários. Quanto maior o público inicial, maior o número de pessoas que serão impactadas ao fim. Para aumentar esse grupo, a dica é investir em links patrocinados como o Google Adword ou o Facebook Ads.

Fazer marketing viral não é tarefa das mais fáceis. Isso mexe com o público de uma maneira tão íntima, que a empresa nunca pode saber com certeza se um conteúdo vai viralizar ou se vai ser um fracasso. E não esqueça: seja o que for que você estiver compartilhando, esse conteúdo pode ser visto por milhares de pessoas. Então, muito cuidado! Pense em todos os detalhes importantes.

 


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