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Como fazer uma campanha de email marketing para datas comemorativas

Campanha de email marketing

Datas comemorativas podem ser aliadas para utilizarmos estratégias com email marketing, pois épocas como o Natal ou Dia das Mães incentivam as pessoas a gastarem com aqueles que elas amam.

Embora todo mundo sinta o peso do dever como um bom filho no Dia das Mães, cabe a você fazer uma campanha de email marketing que realmente converta. E isso não é tão fácil quanto parece.

O design, a frequência e o conteúdo são todos fatores importantes na hora de desenhar uma campanha de email marketing para uma data especial.

Então, para ajudar seguem algumas dicas sobre como adaptar as suas campanhas para 7 datas comemorativas diferentes.

7 datas comemorativas e dicas para aproveitá-las em uma campanha de email marketing

1 – Dia do Amigo (14/02)

Esse é um ótimo pretexto para oferecer descontos aos seus contatos – se eles trouxerem um amigo.

Embora dar desconto a duas pessoas possa parecer um pouco duvidoso, fazer algo assim encorajará os seus contatos a compartilharem o seu email como seu grupo de amizade.

Se você oferece um serviço, talvez alguma coisa divertida voltada para grupos pequenos de pessoas seja uma boa ideia.

Por exemplo, se você trabalha em turismo, um passeio de um dia para grupos de duas a cinco pessoas por um preço mais baixo do que o normal pode trazer grandes resultados.

2 – Dia da Mulher (08/03)

Embora comemorar o Dia da Mulher pareça fácil, ele nunca falha em colocar algumas empresas em água quente, pois algumas campanhas de marketing podem se tornar ofensivas se não forem planejadas.

Ou porque um monte de flores e tons de rosa não é representativo das mulheres.

O Dia da Mulher nem sequer é um dia para celebrar as mulheres! É um dia para se refletir na situação das mulheres na nossa sociedade.

E isso faz toda a diferença. Na hora de fazer a sua campanha de email marketing, procure oferecer não apenas promoções, mas sim conteúdo.

Conteúdo bem escolhido pode fazer com que ambos homens e mulheres se interessem pelo seu email.

Por exemplo, uma entrevista com uma mulher com um cargo importante é sempre interessante.

A entrevista pode incluir perguntas sobre as dificuldades que essa mulher passou para chegar tão longe, qual é a sua fonte de inspiração ou qual é o seu objetivo final.

3 – Dia da Felicidade (20/03)

O dia para espalhar a felicidade é uma grande oportunidade para a criatividade.

Entretanto, para aqueles que não são tão criativos, pode ser um desafio já que a definição de felicidade depende muito da pessoa – não é uma coisa concreta como um lugar, mas sim um conceito muito complexo.

Entretanto, no que se refere a uma campanha de email marketing, você pode usar o dia da felicidade como uma maneira de abrir a janela entre a sua marca e o seu cliente.

Antes mesmo do dia da felicidade, você pode enviar emails com uma pergunta como “O que significa a felicidade para você?”.

A melhor resposta pode ter um lugar de evidência no seu email no próprio dia da felicidade – e a pessoa à qual a frase pertence ganha algo, como um desconto ou um produto seu.

Isso ajudará a melhorar a comunicação com seus clientes e o pequeno concurso criará suspense – o que resulta nos seus contatos esperando para ver quem ganhou!

4 – Dia das Mães ou dos Pais

Ambos dias têm um impacto enorme em todo o comércio do Brasil. Por exemplo, a Ebit, uma empresa que se dedica a analisar o comportamento do consumidor brasileiro afirma que o faturamento das empresas online chega a dobrar no dia das Mães.

Contudo, oferecer um desconto para coisas que seriam apropriadas para mães ou pais dependerá da segmentação da sua base de dados.

Por isso, você pode manter as coisas mais amplas para evitar alguma gafe. Por exemplo, ao oferecer promoções em campanhas de email marketing convém ir com “Para aquela mulher especial na sua vida…” – o que fará a mente do seu contato não ficar fixado na sua mãe, mas em todas as mulheres que são importantes para ele/ela, como avós, tias, primas, irmãs e amigas.

O mesmo vale para o Dia dos Pais. Afinal, quanto mais as pessoas comprarem, melhor para você! O truque é focar no amor em geral, e não apenas no amor que sentimos pela nossa mãe.

5 – Dia dos namorados

Como em muitas datas comemorativas, parece ser fácil fazer uma campanha de email marketing para o Dia dos Namorados.

Mas apenas tons de vermelho e corações não farão você se destacar da competência.

O legal no Dia dos Namorados é focar nos interesses dos seus contatos. Se você trabalha em turismo, pense em que tipo de lugar esse contato gosta de ir, ou de se informar.

Se você vende algum produto, não escolha apenas coisas românticas, mas sim coisas que são relevantes para cada um dos seus contatos.

Parece difícil, não é? Afinal, se você tem uma base de dados grande é impossível personalizar o que mostrar em cada um de seus emails.

Dessa forma, ter uma lista bem segmentada é crucial para qualquer esforço de email marketing.

6 – Black Friday ou Cyber Monday

Sim, a Black Friday poderia muito bem ser o dia do capitalismo. O dia se fez famoso por todo o mundo, e as empresas não deixam ele passar em branco – você também não deveria!

Tanto Black Friday como Cyber Monday são dias que incentivam as pessoas a comprarem – só requer um pouco de esforço da sua parte.

Muitas empresas comem bola em ambas datas. A chave é você criar ansiedade e expectativa para que os seus clientes já tenham alguma ideia do que eles querem comprar no seu site, e fiquem esperando o início da promoção para comprar aquele celular dos sonhos.

Envie emails com algumas prévias do que entrará na promoção, para criar essa expectativa – mas tenha cuidado!

Você não quer criar expectativas que logo não conseguirá suprir, o que seria como atirar no seu próprio pé: seja realista e sempre mantenha a sua palavra.

O uso de Landing Pages também é um fator importante no sucesso ou fracasso da sua campanha festiva de email marketing.

Landing pages são páginas no seu site que são dedicadas apenas àquela promoção.

Suas vantagens incluem o fato que elas são rápidas e fáceis de criar, o que sempre é bom para economizar tempo e esforço.

Outra grande razão para aproveitar das Landing Pages é que elas são altamente personalizáveis – isso é uma grande vantagem.

Use tudo que sabe sobre os seus contatos e ponha em prática na hora de fazer as suas Landing Pages.

7 – Natal (25/12)

O Natal é o sonho de qualquer pessoa ou empresa que busca vender na internet.

Época de comprar presentes para a família e para os amigos é a oportunidade perfeita para chamar a atenção dos seus contatos. Mas há também um perigo:

É um período de grandes níveis de anulação de inscrições, pois todas as empresas querem a atenção dos destinatários, e acabam inundando a sua caixa de entrada com ofertas intermináveis.

Por isso, você deve ter cuidado para não saturar seus contatos com a sua campanha de email marketing natalina.

O marketing de conteúdo pode ajudar! Mande menos emails, mas faça com que eles tenham mais impacto ao mostrar conteúdo de qualidade para os seus destinatários.

** Artigo de Rebeka Costa, gerente de conteúdo júnior da Mailify.

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