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Como investir em um e-commerce sem jogar dinheiro fora

Como investir em um e-commerce sem jogar dinheiro fora

Sabemos que, todo empreendedor precisa investir para abrir seu negócio, mas, em tempos difíceis, não podemos correr o risco de gastar sem necessidade e acabar jogando dinheiro fora, não é mesmo?

Diante disso, resolvemos dedicar este Post a um assunto que assusta e afasta os novos empreendedores na busca de seus sonhos: o investimento.

Primeiro vamos esclarecer que um investimento, nesse caso, é um valor aplicado com o objetivo de obter um retorno. Se o investimento é feito de forma financeira, espera-se, dentro de um prazo, receber o retorno esperado por esse dinheiro e ter a certeza de que esta aplicação garantiu resultados.

Na implantação de um e-commerce, você vai encontrar uma série de desafios para entender qual a melhor plataforma, que ferramentas precisa e como investir corretamente em marketing digital. Para ajudar nesse processo e fazer com que empregue seu dinheiro da forma correta na sua loja virtual, confira, abaixo, o cheklist do investimento:

Plataforma: já imaginou escolher, implantar e depois se arrepender da plataforma?

Este é um investimento em tempo e dinheiro que, certamente, trará frustação se der errado, concorda? (Se você já passou por isso, não desista, os erros fazem parte do processo em busca do sucesso).

Para ter certeza que está fazendo a escolha certa, passe pelos seguintes passos:

  1. Faça uma pesquisa aprofundada sobre as plataformas mais usadas no mercado. Se você já está fazendo essa análise, pode dar uma olhada no nosso Post sobre porque usar Magento para seu e-commerce.

  2. Entre em comunidades no Facebook e veja o que os empreendedores discutem e os problemas que enfrentam com investimentos em e-commerce.

Participe de treinamento específico sobre a plataforma escolhida. Mesmo que você não seja o responsável técnico da implantação, é importante entender e descobrir, plenamente, se essa é a plataforma ideal para o seu negócio. Profissionais: certamente você vai contratar profissionais e fornecedores para cada uma das etapas de implantação, como o programador ou um site de pagamento, por exemplo. Nesse momento, lembre-se:

  1. Busque fornecedores que já são consolidados e que tenham clientes com o perfil próximo do seu negócio;

  2. Tem indicação de ferramentas e fornecedores? Essa é uma boa maneira de escolher corretamente quem serão seus prestadores de serviço.

  3. Encontre profissionais especializados naquilo que precisa. No Linkedin, você vai achar o perfil de diversos profissionais e, seguramente, encontrará especialistas de acordo com o que precisa, mas tenha atenção para as especificações e contrate alguém que possa, de fato, atender suas necessidades.

Liste todas as prioridades: por último, vamos destacar a importância de listas e planilhas que ajudam a não perder o foco. Veja o que é relevante na hora de decidir as prioridades de investimento:

  1. Crie uma lista de prioridades e classifique os investimentos necessários para tirar o projeto do papel, ou seja, analise e defina tudo em que você vai investir para criar seu e-commerce.

  2. Faça uma ordem das prioridades e organize um cronograma em que possa, aos poucos, atingir os objetivos necessários para começar a vender na sua loja virtual.

  3. Verifique oportunidades e ferramentas gratuitas. Procure acompanhar notícias do mercado digital e descubra se existem ferramentas ou plug-ins gratuitos que podem excluir algum investimento financeiro do seu projeto, no entanto, atente-se para não perder tempo com possibilidades que não servem para a sua loja virtual.

Independente do momento que está o seu projeto, tente seguir um planejamento e avalie sempre se está aplicando seu dinheiro de forma correta. Se pergunte e pesquise informações a todo instante, só assim saberá se está no caminho certo. Conheça profissionais do mercado, vá em eventos, faça treinamentos e vivencie o universo digital para garantir sucesso na sua loja virtual.

Quer saber sobre como funciona uma operação completa de e-commerce? Na categoria Ecommerce da nossa eMagazine, você encontra diversos conteúdos relacionados.

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