top of page

Como melhorar o posicionamento do seu site com link building

Atualizado: 28 de out. de 2023

Link building são ações de relacionamento com outros sites, blogs e páginas web para conseguir links externos que apontem para o seu site, com o objetivo de melhorar o posicionamento e a popularidade do site nos mecanismos de busca e assim gerar mais tráfego.

Fazer um bom link building é essencial para as estratégias de SEO, pois o bom posicionamento do site nos mecanismos de busca acontece principalmente por conta dos links que este site recebe. E não adianta ser qualquer link, já que o Google avalia a qualidade deles.

Por que o link building funciona?

Quanto mais links relevantes um site recebe, mais chance ele tem de obter uma boa avaliação do Google e assim alcançar um bom posicionamento nas buscas.

O bom relacionamento e a boa troca de links entre os sites é uma estratégia de cooperação que traz benefícios para os sites envolvidos. Isso se eles desenvolvem conteúdos de boa qualidade e já estiverem sendo bem avaliados pelo Google.

Então, quando um bom site divulga um link de outro site, está dizendo implicitamente que aquele outro site é confiável e recomendável. E quanto mais um site receber essas indicações de outros sites, mais receberá votos positivos na avaliação do Google.

Por isso as estratégias de link building são tão importante hoje nas ações de SEO.

E como o Google avalia os links?

Alguns fatores são levados em conta pelo Google para avaliar um site. Por exemplo: qualidade do texto do link compartilhado, o contexto que o link aparece, se o link é ‘nofollow’ ou ‘dofollow’.

Na prática funciona da seguinte forma: se um site grande e bem posicionado linka outro site menor do mesmo setor, este site menor ganha uma votação positiva. Porém, se este mesmo link tiver um nofollow, o link building que foi feito pelo site grande não surtirá efeitos no algoritmo do Google.

Existem diversas maneiras de conseguir links para começar suas ações de link building, mas é preciso ter um certo cuidado, porque links com conotações ruins, ou irrelevantes podem além de não ajudar a elevar o posicionamento do seu site, também causar um efeito negativo.

Para desenvolver boas parcerias de link building, é importante avaliar os sites que você quer linkar. Observar se tem um contexto similar, bons conteúdos e bom posicionamento.

Além disso, para que sites relevantes queiram linkar o seu, é importante que você desenvolva bons conteúdos sempre. Esta é a maneira mais natural de ser linkado.

Bons conteúdos começam a se propagar organicamente, outros sites poderão se interessar e republicar seus links e também irão comentar e mencionar sua página, o que também faz com que a engrenagem do link building e do melhor posicionamento continue girando.

Além de criar sempre bons conteúdos, é interessante também ter uma participação ativa para conseguir novas trocas e relacionamentos. Procure sites e blogs, faça contato e tente estabelecer cada vez mais boas interações.

Siga sempre em busca de links de boa qualidade e relevantes, tente ficar a frente de seus concorrentes, tente conseguir links dos grande, que são difíceis de conseguir. Dessa forma, você estará no caminho certo para deslanchar nas ações de link building.

Se este assunto te interessa e você quer compreender as técnicas mais eficientes para melhorar o posicionamento do seu site, o curso de SEO da ComSchool foi feito para você! Nele você vai entender as mudanças que devem ser feitas no código das páginas, Insite SEO e o que fazer para outros sites apontarem para o seu, o Outsite SEO. Saiba os segredos que o Google não conta. Conheça softwares úteis e ferramentas online, muitas delas gratuitas!

Clique aqui para saber mais!

Bons negócios e até a próxima!

bottom of page