Como melhorar o ROI das campanhas com o Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas mais conhecidas dentro do marketing digital. Por conta de sua interface simples e com a vasta quantidade de informações que a plataforma fornece, contar com o Google Analytics é essencial para o trabalho do profissional de marketing digital.

Mas você sabe a melhor forma de utilizar o Google Analytics para conseguir otimizar o retorno de investimento (ROI) de suas campanhas? No texto de hoje, separamos algumas maneiras que você pode utilizar a ferramenta e ser mais assertivo em suas ações de marketing digital. Continue a leitura e saiba como!

Entender o comportamento da sua persona

Uma das funcionalidades do Google Analytics que pode otimizar o ROI das campanhas é entender o comportamento do usuário em seu site. Seus usuários acessam uma determinada página com frequência? O que ela tem? É um produto ou serviço em especial? São perguntas que irão nortear suas próximas ações.

Monitorar indicadores como sessões, novos usuários, taxa de rejeição e duração médias das sessões de seu site ou blog são pontos de atenção para o profissional de marketing digital.

Você pode encontrar esses dados acessando em Aquisição > Visão Geral.

Direcionar a produção de conteúdos de marketing digital

Embora entender o comportamento do usuário em seu site com esses dados seja algo crucial, você precisará conhecer os indicadores para as ações de marketing digital.

Se trabalho com um e-commerce e tem uma quantidade de sessões elevadas na página de um determinado produto, por que não enviar um e-mail contendo este item e opções similares para meus potenciais clientes?

É possível encontrar esse tipo de dados em Comportamento > Conteúdo do site > Todas as páginas.

Análise de histórico e identificar sazonalidades de ROI das campanhas

“No ano passado, nessa mesma época, tivemos o dobro de acessos no site”. Certamente quem trabalha com marketing digital já ouviu algo assim, mas daí vem a dúvida: como descobrir o que aconteceu nesse período?

Com o Google Analytics você pode consultar o histórico, entender em detalhes do que aconteceu no período para ter mais informações sobre o que foi feito que gerou engajamento entre os visitantes ou clientes de seu site.

Para isso, basta utilizar o recurso de comparar com o mesmo período no filtro de data.

Se em alguns períodos ao longo dos anos há uma oscilação, seja ela positiva ou negativa, você consegue monitorar de acordo com o indicador do Google Analytics. Então você saberá como tirar melhor ROI de suas campanhas com ajustes de orçamentos, otimizações ou criações de ações pontuais em certos períodos por exemplo.

Conhecer o perfil do seu cliente ou visitante recorrente

Além de todas as informações listadas sobre o Google Analytics, a plataforma ainda possibilita uma grande variedade de informações sobre quem acessa seu site.

Dados demográficos, Interesses, geográficos, de comportamento, de acesso e outras informações. Você pode conferir essas informações no menu lateral, no item “Público-Alvo”.

Essas são apenas algumas das formas que o Google Analytics pode te ajudar a ser mais assertivos e gerar mais ROI nas campanhas de marketing digital. E para aprofundar seus conhecimentos, conheça o Curso de Google Analytics da ComSchool.