top of page

Como montar uma loja virtual no Instagram

Atualizado: 28 de out. de 2023

Esse texto é para você que quer saber como montar uma loja virtual no Instagram. Ao longo dos nossos cursos de Mídias Sociais explicamos que essa rede, quando usada corretamente, é um dos canais capazes de gerar um grande impacto positivo em seus resultados.

Por ser uma plataforma extremamente visual, é comum usuários pesquisarem por produtos no Instagram. Esse comportamento, por sua vez, faz com que a ferramenta entre de vez na jornada de compra de um cliente, e faça com que empresas, independentemente de seu porte, considerem o uso desse canal para turbinar suas vendas.

Com o Instagram Shopping você consegue montar uma loja virtual no Instagram.

O Instagram Shopping é uma ferramenta que permite que perfis comerciais adicionem links de produtos e as pessoas comprem nas suas fotos e vídeos, sem sair do aplicativo. Este processo de compra não envolve um e-commerce e utiliza somente o ambiente da rede social.

As tags de compra nas fotos e vídeos são similares às que marcam outros usuários, mas ao invés de perfil ela te mostra o valor do item.

Se você já tem um e-commerce ou quer usar a rede social para a venda de produtos, separamos os passos de como montar uma loja virtual no Instagram. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Como montar uma loja virtual no Instagram

Antes de pensar nos passos de como montar uma loja virtual no Instagram, há alguns pontos que você deve checar, são eles:

  1. Utilizar a versão mais atualizada do Instagram;

  2. Usar o perfil comercial do Instagram;

  3. Estar como administrador de uma Fan Page e ter a conta vinculada ao seu perfil comercial do Instagram;

  4. Ter acesso a uma conta do Gerenciador de Negócios do Facebook;

  5. É fundamental ter um catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios ou uma loja com os produtos no Facebook.

Além disso, é necessário que você ofereça produtos físicos, que concorde com as políticas de rede e que tenha, pelo menos, nove postagens na conta do Instagram. Seguindo esses cuidados, você estará preparado e podemos começar os passos de como montar uma loja virtual no Instagram.

Cadastro de Produto no Facebook

Antes dos itens de sua loja virtual aparecerem no Instagram, o primeiro passo de como montar uma loja virtual no Instagram é cadastrá-los no Facebook. É nesse momento que você vai adicionar o nome, as descrições, fotos e outras informações dos itens que estarão disponíveis para venda.

Para começar, acesse a página de sua empresa e clique em Configurações. Busque entre as opções o item “Modelos e Guias”. Após acessar essa tela, ative a opção loja, como mostra o exemplo a seguir:

Após ativar, essa guia já estará disponível na Fan Page de sua empresa. Então chegou o momento de cadastrar os produtos. Para isso, você acessará em a página de gerenciamento de sua Fan Page no Facebook. Na opção mais, clique em “Loja”, onde você poderá cadastrar seus produtos.

Após clicar em “Go to Commerce”, você será direcionado para a seguinte tela:

  1. Escolha a opção que melhor atende a estratégia de seu negócio. Para esse exemplo, utilizamos a opção “Meu site”.

  2. Escolha a Fan Page de sua empresa e clique em avançar. Depois, confirme o nome da conta e o gerenciador da página. No próximo passo, você selecionará a visibilidade dos produtos. E por fim, defina o nome do seu catálogo.

  3. Após clicar em avançar, você será direcionado ao gerenciador de comércio, você no menu lateral, ao clicar em “Catálogo”, você terá a opção de cadastrar itens para sua loja virtual.

Após concluir essa etapa de como montar uma loja virtual no Instagram, na parte do Facebook, vamos para as configurações finais na plataforma.

Confirmação da Loja Virtual no Instagram

Nessa etapa de como montar uma loja virtual no Instagram, você precisará acessar o próprio Instagram, dentro do perfil comercial, seguindo os seguintes passos.

  1. Clique em “Configurações”;

  2. Na opção “Empresas”, selecione o item “Compras”;

  3. Selecione o catálogo criado no Facebook;

  4. Retorne ao perfil e encontre a foto que você deseja marcar os produtos;

  5. Nos três pontinhos, acesse em “Editar”;

  6. No canto esquerdo, clique no Botão “+”, na opção “Marcar Produtos”;

  7. Selecione os itens e aperte em concluir.

Pronto. Seguindo esses passos você terá sucesso no processo de como montar uma loja virtual no Instagram.

Conclusão

Agora que você já sabe como montar uma loja virtual no Instagram, o que acha de ir além para acelerar seus resultados? Nós da ComSchool somos especialistas em negócios digitais e somos pioneiros no ensino de Cursos de E-commerce, Cursos de Marketing Digital e Cursos de Mídias Sociais.

Converse com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar a acelerar seus resultados no digital, para ações de alta performance.

bottom of page