top of page

O que vender na internet? Saiba como montar uma loja virtual

Uma das principais perguntas de quem está em busca de uma renda extra ou quer mudar de área é “como montar uma loja virtual”. Além disso, o questionamento mais comum é “o que vender na internet?”

Por isso, preparamos este artigo, que possui informações sobre como montar uma loja on-line e quais são as categorias de vendas de destaque na internet. Continue a leitura e saiba como impulsionar o crescimento do seu negócio com base nos objetivos financeiros estabelecidos.

Como vender on-line?

A principal maneira de alavancar a performance de um empreendimento é torná-lo presente na internet. Para isso, existem diversas ferramentas que possibilitam o aumento da visibilidade de um negócio, como a criação de uma plataforma de e-commerce, a escolha do nicho de mercado ideal e diversos outros fatores.

É importante lembrar que, para adquirir o retorno desejado ao vender on-line, é preciso elaborar um plano de marketing eficiente, considerando o público-alvo que você deseja atingir e os produtos ou os serviços que serão disponibilizados na plataforma.

Existem diversos fatores que devem ser observados por empreendedores no momento de criar uma loja virtual e explorar o mercado para saber o que vender na internet.

Por isso, separamos uma lista com diversas categorias dos melhores produtos para vender na internet, que pode ser um ponto de partida para novos negócios. Continue a leitura para saber mais.

Saúde e beleza

A categoria de saúde e beleza ganha força a cada ano. Desde 2008, ela se mantém entre os cinco segmentos mais vendidos. Além disso, em 2019, esse se tornou o grupo mais rentável no e-commerce brasileiro.

Moda e acessórios

Também considerada uma das mais promissoras quando o assunto é o que vender na internet, a categoria de moda e acessórios é versátil, pois cria a possibilidade de ofertar produtos diversos para públicos variados.

Casa e decoração

Nos últimos anos, a categoria de casa e decoração ganhou força, principalmente após o surgimento do marketplace de móveis e itens de decoração. Esse é um segmento interessante, pois possibilita vender produtos com alto valor agregado.

Entenda o nicho de mercado

Oferecer peças de automóveis é um enorme desafio se você não conhece as principais características do segmento e deseja saber o que vender na internet. Como funciona a demanda? Como é o giro de estoque? Quais são os períodos sazonais? Esses pontos são fundamentais para que a operação seja bem-sucedida.

Além disso, é importante dar atenção ao nicho. Vender um tênis da moda no seu e-commerce pode ser mais difícil, pois já existem grandes lojas virtuais que fazem isso, com estruturas muito maiores.

Agora, caso o objetivo seja ofertar um calçado diferenciado, vegano, por exemplo, as chances de sucesso são maiores. Isso porque o grande e-commerce não enxerga essa oportunidade.

Características de produtos no e-commerce

Além de saber o que vender na internet com base nas categorias do mercado, é possível criar um modelo de negócio com base no tipo do produto. Para isso, são considerados diversos fatores, como o tamanho, o valor agregado, entre outras informações.

Produtos pequenos

Produtos pequenos apresentam uma vantagem, pois permitem fácil manuseio. O processo logístico é melhor, pois facilita armazenar, separar, embalar e transportar os itens, diminuindo os custos operacionais.

Produtos leves

É importante os produtos serem leves. Se o item for pequeno, mas pesado, o custo de frete pode ser alto. Assim, a depender da região da compra, o valor pode prejudicar a competitividade do negócio.

Produtos com alto valor agregado

Se o item a ser vendido for pequeno e leve, mas barato, o empreendimento também não se sustenta. Por exemplo, vender uma trufa de chocolate pode ser interessante, pois o produto é pequeno e leve.

No entanto, não dá para cobrar muito pelo alimento. Por outro lado, caso o chocolate seja artesanal, com ingredientes importados ou produzidos de forma especial, é possível cobrar mais por ele. Isso é conhecido como valor agregado.

Produtos de recompra

Vender alimentos pela internet pode ser bastante viável, especialmente se forem itens de baixa perecibilidade. Nesse segmento, existe uma oportunidade de oferta com recorrência, por exemplo. Assim, nos últimos anos, esse modelo de negócio foi fortalecido, com clubes de assinaturas de vinhos, cervejas, cafés, carnes, produtos naturais, entre outros.

Produtos digitais

Uma das principais vantagens dos produtos digitais é a ausência da necessidade de estoque. Por exemplo, se o item for um curso, uma videoaula, uma apostila ou um livro, é possível armazenar o conteúdo em HD ou nuvem e enviar o acesso para o cliente, mediante a confirmação de pagamento.

Outro benefício da mercadoria digital é a possibilidade de trabalhar o conceito do valor agregado. Isso porque, em alguns casos, quem compra um curso está disposto a pagar a mais, pois entende o que o item oferece.

Obtenha aprendizado para montar a própria loja virtual com a ComSchool!

Como você percebeu, muitos fatores são importantes para definir o que vender na internet e como adquirir maior visibilidade no mercado. Quer conhecer diversas ferramentas e conceitos importantes para o e-commerce? Saiba como criar uma loja virtual com o curso oferecido pela ComSchool e aproveite as oportunidades!

bottom of page