Como otimizar imagens para redes sociais

Você criar suas próprias imagens para a mídia social?

Você está satisfeito com o seu desempenho?

Com alguns ajustes simples, você pode otimizar as imagens para uma maior visibilidade na mídia social e nos resultados dos buscadores.

Neste artigo, você encontrará três dicas para otimizar suas imagens de mídia social para um melhor desempenho online.

1. Otimizar Imagens para Redes Sociais

Cada rede social tem uma forma diferente de exibir conteúdo visual. Algumas redes têm restrições, enquanto outros servem para dimensões ou orientações específicas.

Assim, o público em cada plataforma têm certas expectativas para imagens. Entender essas expectativas aumenta as chances de que suas imagens serão bem recebidos e agarrar a atenção de seu público-alvo.

Pinterest

No Pinterest, as imagens de altura têm melhor desempenho. O tamanho ideal para imagens é de 735 pixels de largura por 1102 pixels de altura.

Com o layout do Pinterest, use imagens mais altos para agarrar significativamente mais espaço na tela do que as imagens de forma quadrada ou paisagem. Eles também dar-lhe mais espaço para imagens e texto atraente.

 

Imagens altas tem melhor performance no Pinterest

Instagram

No Instagram, sua única opção é usar imagens quadradas. Se você estiver criando suas imagens fora do Instagram, certifique-se de que eles são pelo menos 900 pixels de largura por 900 pixels de altura.

Eu recomendo o uso de grandes tamanhos de imagem porque a qualidade de resolução da imagem não será afetada quando Instagram redimensionar a imagem para o dispositivo em que se visualiza.

 

Instagram só permite imagens em formato quadrado.

Ao criar qualquer conteúdo visual, maior é sempre melhor. As redes irá redimensionar suas imagens conforme a necessidade, e não há perda de qualidade quando a imagem foi reduzida. Se sua imagem for muito pequeno e precisa ser ampliado, haverá uma perda significativa na qualidade da imagem.

Facebook, Google+ e outras redes

Para todas as outras redes sociais, a melhor opção é utilizar imagens horizontais. Você irá querer que suas imagens tenham 1280 pixels de largura por 720 pixels de altura. Este é um perfeito 16: 9, que é a mesma relação de aspecto para HDTV.

Para o Facebook, imagens quadradas funcionam bem, mas as imagens mais amplas ter um olhar mais sofisticado. Nossos olhos estão acostumados a ver fotografias profissionais, filmes e programas de televisão em formato widescreen.

No Google+, as imagens mais amplas possuem disposição de ao fluxo completo, o que significa que pode se espalhar em várias colunas, dando-lhe lotes de tela. Isso é enorme, tanto literal como figurativamente.

No Google+, as imagens mais amplas, por vezes, abrangem duas colunas, dando-lhes mais exposição.

Pense nesse efeito multi-coluna como a colocação de um outdoor gigante no meio de fluxos de seus seguidores. Esta é a melhor exposição possível você pode obter no Google+.

Imagens largas também são perfeitas para as miniaturas de vídeo do YouTube, tornando-as imagens sociais mais versáteis.

Com esta dimensão da imagem, você pode efetivamente reutilizar um visual através de várias redes sociais.

2. Otimizar Imagens para SEO

Imagens baseadas em motores de busca como o Google Imagens podem gerar uma quantidade significativa de tráfego para seu website. Comunicar detalhes importantes sobre suas imagens vai melhorar a compreensão de um motor de busca de suas imagens e aumentar seu desempenho em busca de imagens.

Aparecer no Google Images pode subir bastante o tráfego de seu site.

Siga estas instruções básicas para otimizar suas imagens.

Nome Do Arquivo

É importante ter uma idéia clara de quais palavras-chave incluir no nome do arquivo de suas imagens. Os nomes dos arquivos fornecem informações que ajudam os motores de busca entender o que as imagens são.

Ao nomear seus arquivos de imagem, separe as palavras com um hífen (-) ou sublinhado (_). Se você simplesmente usar espaços, hífens serão possivelmente adicionados automaticamente.

Portanto, antes de fazer upload de sua imagem em qualquer lugar na Internet, verifique se o nome do arquivo é apropriado e se contém as palavras-chave desejadas.

Separe as palavras-chave no nome do arquivo com hífen ou sublinhado.

Tamanho Do Arquivo

Velocidade do site é fator de classificação de uma pesquisa no Google, de modo que a velocidade e capacidade de resposta de suas páginas da web são muito importantes. Quanto menos bytes um navegador tem para baixar, mais rápido o navegador pode entregar o seu conteúdo.

Otimização de imagens, muitas vezes produz melhorias significativas de desempenho para o seu website.

Se você estiver criando imagens no Photoshop, use o Save for Web and Devices. Se você estiver salvando um arquivo como um .jpg (recomendado), você pode ajustar a qualidade da imagem para reduzir o tamanho do arquivo.É importante encontrar um bom equilíbrio entre qualidade e tamanho do arquivo.

Se você não tem acesso ao Photoshop ou software gráfico que permite que você controle o tamanho do arquivo e qualidade, use um shrinker de tamanho da imagem. Aqui estão algumas sugestões:

Independentemente do seu software, use sempre a compressão sem perdas e evite sempre o que é conhecido como compressão com perdas. Compressão sem perdas mantém todos os seus metadados de imagem e compressão lossy geralmente os apaga.

Detalhes da imagem

O Google recomenda que você complete tags alt de uma imagem (explicaremos mais a frente) com informações adicionais em outras marcas, como a tag título. Toda esta informação dá ao Google uma melhor compreensão da imagem.

Photoshop facilita isso nativamente.

Se você estiver usando software de edição de imagem, como o Photoshop, você pode facilmente adicionar metadados para cada imagem que você criar, que é um bom hábito começar a ter.

Outra forma de detalhar as propriedades de uma imagem (em seu site) é usar a marcação de esquema para imagens. Este é um método eficaz de fornecer informações específicas sobre o conteúdo de uma imagem.

A Tag Alt

Como os motores de busca não podem ver as imagens, elas dependem muito da informação na tag alt para ajudá-los a compreender a imagem.

A tag alt é usada como uma tag de acessibilidade. Ela define qual o texto alternativo que será mostrado no lugar de uma imagem quando a própria imagem não pode ser exibida. Às vezes, uma imagem não é mostrada por erro, e às vezes por opção (quando uma pessoa está usando um leitor de tela, por exemplo).

Alt text aparece na tela quando um dispositivo é incapaz de exibir a imagem.

A duração recomendada para o texto da tag alt não é mais do que 125 caracteres. Portanto, mantenha o texto curto, seja descritivo e lembre-se de incluir as mesmas palavras-chave que você adicionou ao seu nome de arquivo.

WordPress

Se você estiver fazendo o upload de uma imagem para um site em WordPress, a página de mídia oferece uma série de campos para adicionar informações descritivas. Use esta oportunidade para comunicar informações adicionais que ajudarão os motores de busca entender melhor a sua imagem.

Esta informação inclui:

  • Título (máximo de 60 caracteres);
  • Descrição (máximo de 155 caracteres);
  • Caption (opcional);
  • Tag Alt (máximo de 125 caracteres);

Dependendo do seu sistema de gerenciamento de conteúdo, você pode não ter as mesmas opções. Nesse caso, você pode olhar para a versão de texto bruto da página que você está criando e adicione o alt e Tags título si mesmo.

3. Dinamize a criação da imagem

A melhor maneira de simplificar a criação da imagem é usar modelos de imagem pré-definidos. Desta forma, você não tem que mexer com dimensionamento e criação de diretrizes cada vez que você criar conteúdo visual.

Usando as três dimensões pré-definidas acima também é útil quando uma equipe de pessoas é responsável pela criação de conteúdo visual. Se eles estão todos trabalhando com os mesmos modelos, os tamanhos de imagem serão consistentes.

Com os modelos, você não precisa perder um tempo precioso tentando encontrar as dimensões exata de pixels de todos os cenários de exibição.

Conclusão

Quanto mais você praticar estes métodos de otimização de imagem, mais fácil eles se tornam e mais impulso você vai construir com o seu conteúdo visual.

Você já usou alguma dessas técnicas de otimização de imagem? Quais táticas funcionam melhor para você? Eu adoraria ouvir e trocar informações nos comentários abaixo!

Texto adaptado do original How to Optimize Social Media Images – Social Media Examiner.

Fonte: Agência Elemento