Calendário editorial: aprenda a fazer um cronograma para as Redes Sociais

O calendário editorial é uma das ferramentas mais importantes dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo nas redes sociais.

Com a enxurrada de conteúdos lançados nas redes sociais a todo momento é necessário ter um bom planejamento para não ser engolido pela concorrência, que pode ser desde uma oferta de um produto similar ao seu, até um vídeo de um influenciador com a nova trend do momento.

As redes sociais não fazem distinção, elas mostram aos usuários todos os tipos de conteúdos que concorrem diretamente com o seu.

Se você quer manter o seu público engajado com conteúdos relevantes, ter uma boa frequência de postagem e alcançar os objetivos de comunicação utilizando as redes sociais, construir um calendário editorial é o caminho certo.

Além disso, o calendário editorial serve para manter o trabalho da sua equipe em dia com prazos e processos previamente definidos para a produção de conteúdo em diversos formatos, evitando, também, a repetição desnecessária dos temas.

No Curso de Gerentes de Mídias Sociais aprende estratégias e ferramentas de comunicação nas Redes Sociais para extrair todo seu potencial.

Saiba como construir um calendário editorial para as redes sociais e garanta uma estratégia de conteúdo que gerará bons resultados.

O que é um calendário editorial?

Um calendário editorial nada mais é que um cronograma que irá direcionar sua estratégia de produção de conteúdo. Com o calendário editorial em mãos serão definidas:

  • Periodicidade e datas de publicação
  • Temas a serem abordados
  • Palavras-chave que serão utilizadas
  • Objetivos a serem atingidos
  • Cronograma com prazos para as etapas da produção de conteúdo para as redes sociais

Vantagens de um calendário editorial

O calendário editorial é uma ferramenta essencial para empresas que desejam manter uma estratégia de marketing nas redes sociais que seja coerente e concisa.

Construir um calendário editorial demanda um certo esforço e pode representar um desafio para diversas equipes, mas nós garantimos que assim que ele estiver pronto os benefícios são muitos. Como:

  • Adequação do conteúdo ao público;
  • Manutenção da frequência de publicação;
  • Organização do time de marketing;
  • Definição de prazos e processo para evitar atrasos;
  • Controle da estratégia de conteúdo nas redes sociais;
  • Evitar a repetição de temas;
  • Facilidade na análise de resultados das publicações.

Como fazer um calendário editorial para as redes sociais?

A partir de agora vamos para a prática e ensinaremos alguns passos que facilitarão o processo de criar um calendário editorial para as redes sociais.

Escolha uma ferramenta para o calendário editorial

Para elaborar um calendário editorial o primeiro passo é escolher uma ferramenta para registrar todos os processos, prazos, datas, temas, etc.

E aí, você pode analisar o perfil da sua equipe e escolher a ferramenta que mais se adequará ao perfil do seu time. Algumas possibilidades são:

  • Trello;
  • Google Calendar;
  • Plugin Editorial Calendar para WordPress;
  • Planilhas.

Definição dos objetivos e escolha de canais

A criação de um perfil em qualquer rede social não deve ser somente baseada em uma tendência a ser seguida, “se todos estão lá eu também estarei”.

Ela deve atender a um objetivo estratégico da marca e esse objetivo irá permear todo o planejamento de conteúdo e as ações que serão tomadas dentro daquela plataforma. Conheça bem cada rede social antes de tudo, para então pensar em qual resultado você espera de cada perfil da empresa.

Conhecer o Algoritmo do Instagram, por exemplo, é super importante para produzir um conteúdo que irá engajar com o máximo de pessoas possível.

Os objetivos do seu conteúdo nas redes sociais podem ser:

  • Gerar reconhecimento de marca e aumentar o Awareness;
  • Estabelecer um canal para o atendimento do público, SAC 2.0;
  • Aumentar as vendas e conquistar novos clientes;
  • Monitorar a concorrência e Benchmarking;
  • Gerar conexão com o público e comunicar informações relevantes sobre sua empresa.

Liste os objetivos pretendidos com a produção de conteúdo nas redes sociais. Cada conteúdo que será produzido deve atender a um objetivo de comunicação. Portanto, a equipe precisa compreender com clareza quais os objetivos que eles pretendem alcançar com a estratégia de marketing nas redes sociais.

Definição de palavras-chave, temas e formatos

Todo o conteúdo produzido deve considerar dois fatores fundamentais: o perfil do público alvo e os formatos de conteúdo possíveis em cada rede social.

Pesquise os temas que cabem em cada rede social e como eles serão abordados. Conheça bem os diversos formatos que serão explorados e estabeleça no seu calendário editorial quais formatos estão dentro da estratégia de marketing nas redes sociais.

Alguns formatos mais populares nas redes sociais são: reels, carrossel, IGTV, Stories, anúncios pagos, dentre outros.

Aliás, saber Como fazer anúncio no Instagram é fundamental para a sua estratégia de conteúdo nas redes sociais.

A escolha de formatos e temas deve se basear no perfil do seu público, sempre pensando no conteúdo que será mais atrativo para ele e no que faz sentido para o seu negócio

Diversifique os formatos e faça testes em horários e dias diferentes, pode ser que você descubra a melhor forma de abordar o seu público em um destes testes.

Esteja sempre por dentro das tendências das redes sociais, pois elas despertam a atenção dos usuários e geram mais engajamento.

Estabeleça uma periodicidade de postagem

Você com certeza já ouviu falar que quantidade não é sinônimo de qualidade. Por isso, na hora de criar o seu calendário editorial você deve estar atento a periodicidade de publicação que faz sentido para o seu público e também a sua equipe que precisa dar conta do trabalho.

A qualidade dos conteúdos deve ser sua prioridade. Garanta também a consistência da sua estratégia acima de tudo.

Após definir a periodicidade de publicação no calendário editorial você terá uma bela noção essa precisa ser uma meta realista para a realidade do time que irá produzir o conteúdo.

A periodicidade de postagem nas redes sociais pode variar de acordo com o público e o segmento da sua empresa. Faça testes e fique atento aos resultados.

Defina um cronograma com prazos

O ponto final da elaboração de um calendário editorial para as redes sociais é a definição de etapas da produção de conteúdo, responsáveis e prazos. Pois, sem isso a sua equipe pode ficar perdida no processo.

Utilize uma ferramenta que seja visual e de fácil usabilidade, assim todos estarão cientes das suas responsabilidades e dos possíveis gargalos na produção de conteúdo.

Afinal, o objetivo é otimizar o processo ao máximo para que os posts aconteçam nas datas predefinidas.

Conclusão

A elaboração de um calendário editorial é etapa fundamental para uma estratégia de marketing digital bem sucedida. O planejamento prévio permite que haja uma frequência de postagem, imprescindível para manter o interesse da sua audiência, acompanhamento de melhores horários de publicação e criação estratégica de conteúdo, com o controle do que já foi publicado e novas ideias, evitando a repetição prejudicial de assuntos.  

Afinal, um conteúdo de qualidade traz seguidores e entrega valor para o público da sua marca. Ainda, o calendário editorial ajuda o profissional de marketing a manter uma rotina estruturada de trabalho com maior eficiência.  

Não se esqueça! A qualidade do conteúdo é o ponto inicial para que a sua estratégia de marketing nas redes sociais funcione. Não adianta lamentar os números baixos de engajamento se não houver um bom planejamento e execução de conteúdo. As métricas bem analisadas e um bom conteúdo formam uma aliança irredutível.