Como se tornar um bom Social Media

O crescimento da social media como profissão tem sido notável, ao passo que os consumidores estão cada vez conectados por mais tempo às redes sociais e têm adotado maior expectativa de encontrar o que precisam facilmente na plataforma digital. A busca de profissionais mais capacitados e especializados pelas empresas tem demonstrado que o meio corporativo está encarando de maneira mais séria a profissão. As empresas estão mais dispostas a investir nas redes sociais como canal de interação entre empresa e consumidor e como canal de solidificação e divulgação da marca.

Mas, afinal, o que faz o profissional de Mídias Sociais? Também conhecido como Analista de Mídias Sociais, do inglês Social Media Analyst, o profissional dessa área é responsável por diversas tarefas nas redes sociais. Dentre elas, as mais frequentes são: gerenciamento e editoração do conteúdo, seeding (disseminação de informações/conteúdo), relacionamento ou RP digital com hubs sociais, desenvolvimento de ideias em conjunto com a equipe de planejamento estratégico, monitoramento e análise de dados. Uau! Quanta coisa, né? Ficou interessado na profissão? Então, anota todas as dicas que preparamos para lhe ajudar a chegar lá.

O perfil de Social Media

Uma das principais características para quem quer se tornar um profissional de mídias sociais é ser curioso e interessado. Por quê? Com a velocidade em que as mudanças acontecem atualmente, ainda mais no meio digital, é fundamental estar sempre por dentro das atualizações e dos últimos acontecimentos. A área requer atualização constante no âmbito profissional: é necessário buscar cada vez mais conhecimento através de eventos, cursos, palestras, leituras, estudo de cases, enfim. Entender as tendências e explorar novas técnicas visando o aprimoramento dos resultados deve ser uma das prioridades para o social media.

Além disso, ouvir e lidar com os usuários e potenciais consumidores exige um perfil comunicativo, que tenha boa escrita e saiba se relacionar muito bem com os outros. Ser criativo e ter uma visão estratégica são fatores de grande ajuda na hora de pensar quando e como abordar os usuários e elaborar e produzir o conteúdo, por exemplo. É super importante também, ser observador, pois assim é possível analisar e perceber os diferentes perfis de usuários e como se comportam, tanto na rede como fora dela. A partir disso é que o planejamento será arquitetatado e as melhores estratégias adotadas.

A formação para ser Social Media

A maioria dos profissionais da área são formados em Publicidade e Propaganda, Marketing Digital, Relações Públicas ou ainda em Jornalismo. Ter um bom português e domínio do inglês é quase regra, pois muitas ferramentas e conteúdo valioso para estudo são disponibilizados nessa língua estrangeira.


Venha se especializar no curso de Gerentes de Mídias Sociais da Comschool. No curso você aprende a usar ferramentas de SAC 2.0, métricas e monitoramento, planejamento, Social Media Optimization, Facebook Marketing, Gestão de conteúdo, entre outros.