Qual a diferença entre boa sorte, chance e oportunidade?

Como ter boa sorte, mais chances e oportunidades?

Você já ouviu várias vezes falarem que fulano teve boa sorte na vida ou que ciclano nasceu com o bumbum pra lua. Normalmente dizemos isso quando vemos uma pessoa bem sucedida, com boa renda e bom patrimônio.

Boa sorte existe, mas não é suficiente.

Essa semana assisti um vídeo no TED (sou fã das palestras do TED) que dizia que a “sorte é um vento que sopra constantemente, mas precisamos içar velas para poder navegar.”

Não estou falando daquela sorte momentânea, de achar uma nota de cem na rua ou de chegar em casa bem na hora em que desaba o temporal. Estou falando de uma sorte mais de longo prazo, de encontrar a felicidade no trabalho, viajar pelo mundo, conhecer pessoas interessantes e viver com tranquilidade financeira.

Chance e oportunidade parecem a mesma coisa, mas há uma grande diferença:

Chance é o que te dão, oportunidade é o que você cria.

Para ter boa sorte, você precisa criar suas próprias oportunidades e estar pronto para quando alguém te oferecer uma chance.

Ficar parado esperando o tempo passar ou a sorte bater na porta, esqueça. Sinto dizer que você não terá sucesso.

Acredite: Acontecem coisas incríveis quando você se movimenta.

Os empreendedores, executivos, artistas e atletas bem sucedidos são pessoas que criaram (e souberam aproveitar) as oportunidades quando elas passaram perto! Estudaram (ou treinaram) muito para chegar lá.

Não basta estar no lugar certo na hora certa, é preciso estar preparado. De que adianta estar na final do campeonato mundial se não tiver preparo físico, técnico e psicológico?

Você pode criar muitas oportunidades se conversar com as pessoas certas, frequentar determinados lugares, pedir indicações e aumentar sua rede de relacionamento, por exemplo.

É frustrante você não estar preparado quando a oportunidade aparece. O trabalho terá sido em vão.

Imagine que você trabalha há anos numa empresa e sempre sonhou em morar nos Estados Unidos. De repente surge a oportunidade de uma transferência para matriz em Nova Iorque, mas você não sabe falar Inglês bem o suficiente e não consegue a vaga.

Será que vão dizer que foi azar?

Agora imagine que, durante os anos em que você trabalhava na empresa, acordava três vezes por semana, duas horas mais cedo e por muitas vezes abriu mão de almoçar com amigos para poder fazer as aulas de inglês. Quando surgiu a chance da transferência você conseguiu! Realizou o sonho de ir morar em Nova Iorque!

Com certeza muita gente vai dizer que você teve boa sorte!

Entende onde quero chegar? Você tem que criar as suas próprias oportunidades e estar preparado para elas!

Quer ser um atleta bem remunerado? Tem que treinar muito mais que os outros.

Quer vender mais? Tem que estudar para saber porque as pessoas compram seus produtos.

Quer abrir um negócio, trabalhar de casa, morar em outro país, mudar de profissão? Aprenda as ferramentas digitais. O Marketing Digital abre portas para você em todos esses itens acima.

Pergunte para as pessoas bem sucedidas se elas tiveram sorte. As respostas são unânimes: trabalharam muito, se esforçaram, passaram noites em claro, abriram mão de finais de semana e cervejas com os amigos, se dedicaram e aprenderam tudo que podiam sobre o trabalho que exercem (sim, estudaram), antes de atingir o sucesso. Como diz o ditado:

O dicionário é o único lugar onde o Sucesso fica antes do Trabalho.

Sem conhecimento técnico, o trabalho fica mais difícil, você perde mais tempo e quase todo o esforço será em vão.

Profissionalmente falando, um dos mercados que mais tem aberto chances ultimamente é o mercado digital. Dê uma olhada nos números: sete das dez empresas mais valiosas no mundo são digitais.

Quer entrar nesse mercado digital? Tem que estudar e fazer um curso de marketing digital para aprender a usar a Internet como ferramenta de negócios e não somente como entretenimento.

De nada adianta ser um mero usuário de Facebook, saber fazer buscas no Google, postar fotinhos no Instagram e entender um pouquinho de Excel. Você tem que dominar as ferramentas digitais como um profissional.

A ComSchool fez um estudo nos maiores sites de emprego do Brasil e constatou que há mais de três mil vagas de emprego abertas para Analistas de E-commerce e Analistas de Marketing Digital.

Resumindo: como ter boa sorte?

A fórmula começa aqui: esteja preparado para as oportunidades quando elas baterem na porta. E se não baterem na porta? Vá atrás delas! Crie suas próprias oportunidades.

Comprar um trevo de quatro folhas, pular ondinhas na virada do ano, andar com um pé de coelho no bolso, podem até ajudar…. mas esforço, persistência e dedicação, só dependem de você!

Boa sorte 😉