Como usar o Instagram para gerar mais vendas no seu e-commerce

Como gerar vendas no seu e-commerce com o Instagram

Alguns profissionais reclamam que o Instagram não gera vendas ou que está havendo muita restrição pelo algoritmo. Sim, com as regras atualizadas em março deste ano, algumas coisas mudaram.

No entanto, cabe a nós, nos adaptarmos às mudanças e agirmos estrategicamente. Somente assim será possível manter e até superar o alcance de usuários qualificados das redes sociais.

Bem, neste conteúdo, vamos mostrar como é possível garantir um bom resultado e falar sobre como usar o Instagram para gerar mais vendas. Se você quer saber como, leia este artigo até o fim e esteja pronto para ter mais resultados!

Por que estar no Instagram?

Esta rede cresce assustadoramente. Em junho deste ano (2018), a rede registrou 1 bilhão de usuários. Somente no Instagram Stories, foi registrada uma audiência de 300 milhões de usuários por dia.

A rede ainda apresentou potencial de engajamento bem superior às demais, incluindo o Facebook e Twitter. Além disso, em 2017 cerca de 80% dos usuários interagiram com, pelo menos, uma conta comercial por dia, na rede. E, neste mesmo ano, 32% de toda a internet usava o Instagram.

Poderíamos mencionar aqui uma série de motivos para você estar lá. Mas, como temos muito o que ensinar neste post, vamos resumir o restante em: alta audiência orgânica e baixo preço para alcance pago.

O que fazer para aumentar as vendas no Instagram?

Podemos dizer que, com as regras atuais, é fundamental ter seguidores qualificados, aqueles que têm real potencial para adquirir o seu produto e engajamento.

Para ambas as conquistas, é necessário saber como gerenciar o Instagram e ter um bom alcance na rede. Isso porque seu perfil precisa ser visto pelo maior número de pessoas possível.

Para ajudá-lo a chegar nos melhores resultados, trouxemos aqui algumas dicas que você pode começar agora mesmo. Vamos lá?

Planeje seu conteúdo

Faça uma curadoria de conteúdo, onde você deverá reunir todo o seu planejamento de linguagem, frequência de posts, temas, entre outras particularidades.

Assim, aumentará a identificação do seu público com o seu conteúdo e com o que você posta. Logo, haverá mais engajamento e mais aproximação com seus seguidores.

Isso contribui que seja instigado o desejo e a confiança de que a aquisição do seu produto será algo positivo.

Use o Instagram Shopping

Essa é uma alternativa para vender diretamente pela rede. Ao navegar pelas suas publicações ou pelo feed de notícias, o usuário se depara com a sua vitrine e pode, simplesmente, clicar e comprar.

É um processo prático e eficiente para direcionar seus seguidores para uma compra efetiva.

Mas, lembre-se de que, ao fazer esse tipo de direcionamento, é preciso que todas os cuidados para que o cliente tenha uma boa experiência tenham sido tomados.

Por exemplo, a velocidade do carregamento do seu site, a página específica do produto no qual ele clicou e o mínimo de etapas possível para que ele finalize esta compra.

Faça sorteios e promoções

Essa é uma forma de aumentar o alcance entre os seguidores e estimular o seu engajamento. Então, escolha um produto popular da sua marca ou algo que seu público terá interesse em concorrer por ele.

Lembre-se de vincular os sorteios a condições como mencionar amigos e seguir a sua página. Dessa maneira, é possível garantir alcance, engajamento e também novos seguidores e interessados em seus produtos. Tudo o que você precisa para ter um bom resultado no Instagram

Escolha as hashtags certas

Para que isso funcione, sua conta precisa estar como comercial ou, pelo menos, aberta. Ao usar hashtags estratégicas sobre o seu mercado, produto e sua loja, todas as suas publicações serão agrupadas a cada uma das hashtags utilizadas.

Lembre-se de usar apenas as que forem ligadas ao que está na postagem, de fato.

Assim, você atrai apenas as pessoas que procuraram e que vão interagir com tal publicação. Essa dica é muito importante, porque as pessoas, agora, podem seguir as hashtags, além de somente pesquisar sobre.

Então, ao usá-las de forma correta, você acaba sendo visto por muito mais pessoas do que os seguidores da sua página.

Use o Instagram Stories

Não somente o Stories, mas também o Instagram TV (IGTV), com conteúdo pertinente para o seu público. Não deixe de usá-lo, não somente com conteúdo, mas com estímulos para o engajamento, como enquetes, sliders e as perguntas.

É uma forma de também aproximar-se do seu público, desenvolvendo o relacionamento que é tão importante.

Invista em cursos

É importante que você se atualize sobre as regras e demais ações que podem ser realizadas em seu nicho, como um curso de Instagram Ads, por exemplo.

Participar de cursos vai ajudá-lo a profissionalizar a sua gestão de estratégias e a converter mais pelas redes sociais.

Trabalhe com influenciadores digitais

Influenciadores são aquelas pessoas que possuem uma rede social com muitos seguidores e conteúdos de alta repercussão e engajamento.

Quando você usa influenciadores, significa que nesta campanha, será uma pessoa falando com outras. Dessa forma, o potencial de engajamento e conversão aumenta consideravelmente.

É importante escolher aquele influencer que seja seguido e/ou admirado pelo seu público. Faça parceria com aquele com quem seu público se identifica e confia.

Automação aumenta as vendas pelo Instagram?

Como dissemos, a base para ter uma rede social representativa para o negócio é garantir alcance e engajamento. Isso é possível a medida que você tem mais seguidores. A ferramenta Bume, por exemplo, garante o alcance dos seguidores qualificados, com real potencial de compra, além de engajamento.

A ferramenta permite profissionalizar a sua gestão, porque possui um painel com informações mais detalhadas sobre o desempenho de sua página e ainda permite que você agende stories, publicações e ainda engaje nas publicações de quem você segue, com curtidas.

Tudo isso estimula a gestão estratégica da sua conta, promovendo mais alcance, engajamento e, consequentemente, vendas.

Além dessas funcionalidades, é possível configurar o envio de mensagens diretas a partir de algum gatilho, como no momento em que o usuário seguir sua página, por exemplo.

Por fim, podemos concluir que estar no Instagram é importante, mas que devemos agir com planejamento de estratégias a fim de alcançarmos mais pessoas e estabelecermos maior engajamento entre nossos seguidores.

Somente com esse pensamento será possível aumentar as vendas com o Instagram.

E você, ficou com vontade de aprender mais sobre a plataforma? Matricule-se no curso de Instagram Ads da ComSchool e estude com professores com experiência real de mercado.

*Conteúdo escrito pela equipe do Bume, ferramenta de automação e gerenciamento no Instagram.