Como Usar o Instagram para Promover a sua Empresa

O Instagram já reúne mais de 130 milhões de usuários ativos e o grande sucesso dessa rede social vem para reforçar a importância da imagem no mundo digital. A flexibilidade das ações vai além da simples postagem de fotos, e com os recursos disponíveis é possível montar campanhas específicas para o objetivo de cada negócio.

 

Para as empresas, a ferramenta é um novo território para manifestar e consolidar a identidade da marca perante o público. O aplicativo é mais uma oportunidade que elas têm para se conectar com os clientes de maneira objetiva e de engajá-los cada vez mais.

 

Entretanto, é preciso conhecer os recursos e como utilizá-los para extrair o melhor dessa rede social. A boa administração da conta é essencial para o sucesso do marketing no Instagram. Se utilizar o aplicativo de forma errada, seus esforços serão em vão e ao fim você só terá perdido tempo. Veja as dicas da ComSchol para promover sua empresa no Instagram corretamente.

 

1 – Imagem com conteúdo

As fotos devem passar uma mensagem relevante para o seu público. O tipo de conteúdo tem que ser diferenciado para não cansar seus seguidores e, sim, deixá-los com vontade de acompanhar a sua marca. Poste fotos do seu produto, cenas exclusivas dos bastidores da empresa e fotos dos clientes usando a marca. O recurso de vídeo também é muito interessante de ser explorado. Você pode usá-lo para dar dicas curtas ou para apresentar um novo produto. Seja criativo e lembre-se também de priorizar a qualidade das imagens. Escolher um bom cenário, uma boa iluminação e finalizar com o filtro adequado fará sua foto se destacar das demais no feed.

 

2 – Hashtags

Na legenda das fotos, você pode colocar hashtags bem estratégicas para ser achado pelo seu público potencial. Uma hashtag que não pode faltar é o nome da sua empresa. Use também hashtags gerais, para que sua marca seja encontrada quando alguém procura pelo tipo de produto que você vende. Além disso, é possível usar hashtags personalizadas para criar uma campanha diferente: faça um concurso de fotos entre seus seguidores e crie uma hashtag única para ela. Assim, através da hashtag você tem acesso ao material que seu público envia para o concurso, e até mesmo o público geral pode acompanhar o desempenho dos participantes. O engajamento nesse tipo de campanha é garantido.

 

3 – Perguntas e respostas

Provoque seus seguidores com perguntas e peça que eles respondam nos comentários.

Faça perguntas sobre a sua empresa ou produtos, faça perguntas sobre o estilo de vida dos seguidores, faça publicações interativas como ‘complete a frase’ ou ‘qual legenda você daria para a foto?’. Esse tipo de provocação dificilmente é ignorada e é um método muito eficiente para encorajar a participação do seu público.