top of page

Como usar os conceitos de relacionamentos interpessoais nas Mídias Sociais

Quando uma empresa quer se inserir dentro do universo das mídias sociais,ela precisa criar sua “personalidade”. Essa manobra ajuda a construir uma imagem mais agradável e facilita o contato entre empresa e cliente. O marketing nas mídias sociais não se distingue entre marketing pessoal e marketing empresarial. Ou seja, os conselhos que valem para o relacionamento pessoal também valem para as empresas.

Um dos livros mais famosos a tratar do assunto de relacionamentos interpessoais, muito antes do surgimento das mídias sociais, é o “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, de Dale Carnegie. O livro é composto de uma série de dicas e conselhos que ajudam pessoas a se relacionar melhor. Alguns desses conselhos podem inclusive ser aplicados dentro do contexto das mídias sociais, melhorando o seu posicionamento online, visibilidade e relevância.

Um exemplo que Carnegie dá em seu livro é o de falar não apenas o que as pessoas querem ouvir, mas COMO querem ouvir, e, a partir de então, quando tiver a atenção do ouvinte, contornar a situação para o seu interesse. Assim, publique aquilo que é interessante para seu público e que possa gerar comentários, desde que esteja em harmonia com a imagem que a empresa quer passar.

O material publicado deve aproveitar e otimizar corretamente as ferramentas da rede social em que for postada. Ou seja, se usar twitter, tagueieo conteúdo e, em seguida, socialize-o. Cuidado com o que é publicado no perfil, evite conteúdo pessoal e temas delicados quepossam ofender a terceiros. É importante entender o contexto em que a empresa está inserida. Lembre-se que as interações criam uma impressão que o cliente vai levar em consideração no momento de consumir os produtos dessa empresa. Outra dica importante de Carnegie é o de ficar atento a repercussão do que você diz e faz. Nas mídias sociais, a forma mais fácil de fazer isso é utilizando ferramentas de monitoramento de influência social.

O Klouté um bom exemplo de ferramenta de monitoramento, sua missão é identificar quem tem influência na Web. Para tanto, o Klout lista as atividades em dez diferentes redes sociais: Twitter, Facebook, LinkedIn, FourSquare, YouTube, Blogger, Tumblr, Flickr, Last.fm e Instagram. A Integração do Google + deve vir em breve.

Para obter estas informações ele sincroniza suas contas e gera um gráfico de influência, incluindo:

– Pontuação Klout: Mensura a influência geral online. – Influência Network: O nível de influência do seu público. – Probabilidade de alcance: A probabilidade de que o seu conteúdo vai ser atendido. – Alcance Verdadeiro

Uma das áreas mais interessantes da Klout é a capacidade de comparar as pontuações de influência para identificar os tipos de pessoas que são influenciadores e as suas atividades. Por exemplo, Anita SmallBizTrend Campbell é identificada como um curador e somos capazes de ver por que e como a atividade é diferente dos outros.

O Klouté é considerado uma das melhores ferramentas que temos para mapear e determinar quem pode ser influente sobre determinados temas e qual o alcance dentro das redes sociais.

bottom of page